Benefícios de andar de bicicleta

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Correr pode ser uma rotina prazerosa para muitas pessoas, mas muitas se sentem desconfortáveis na esteira da academia ou até mesmo na rua quando, por necessidade, precisam manter a frequência cardíaca em alternância para emagrecer ou alcançar alguma meta em quilometragem.

Corrida é um esporte de impacto e, mesmo com o tênis correto e orientação, quem tem problema de coluna ou pré-disposição a desenvolver alguma lesão na lombar precisa ficar afastado de esportes desse tipo.

Para todos esses casos, uma boa solução para se manter em forma e saudável é andar de bicicleta.

A união entre bem-estar, economia e preocupação com o meio ambiente é o que tem feito centenas de pessoas trocarem o transporte público ou individual pela bicicleta para ir trabalhar mas, se você ainda não tem condições de tomar a mesma atitude, ou simplesmente não quer mudar os hábitos de transporte, pode pedalar na academia.

Mas antes de começar a pedalar é preciso procurar um profissional de saúde para ter certeza que você está habilitado e pode realizar atividades físicas sem problema algum.

Veja alguns benefícios de andar de bicicleta garantidos por especialistas:

  • A fisioterapeuta do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, Tânia Fleig, diz: “Ao pedalar, o ciclista exerce uma força sobre os pedais que auxilia no fortalecimento de grandes grupos musculares, como das pernas, coxas e abdominais”;
  • Pedalar também melhora a frequência cardíaca, acelera o metabolismo, auxilia na redução do colesterol e na perda de peso;
  • Entre os benefícios de andar de bicicleta está o fato de que não há impacto sobre as articulações, músculos e tendões. Por isso, pedalar é uma excelente atividade física para pessoas com problemas articulares;

  • Segundo Kenny Monteiro, triatleta e professor de ciclismo na Cia Athletica de Belém do Pará, uma pedalada leve queima cerca de 400 calorias por hora;
  • Marcos Paulo Reis, treinador de corrida e ciclismo e diretor técnico da MPR Assessoria Esportiva de São Paulo, garante que pedalar ao ar livre, além de emagrecer, também trabalha o equilíbrio e a concentração;
  • A atividade na bicicleta da academia, quando praticada entre duas e três vezes por semana por pelo menos 30 minutos, é um ótimo preparo para começar a pedalar na rua;

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  • Segundo o cardiologista João Vicente da Silveira, pedalar combate o estresse e a depressão pois as contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e o sangue chega mais rápido ao cérebro. Isso reduz a incidência de ansiedade, angústia e depressão;
  • Pedalar também melhora as relações sexuais. Segundo João Vicente da Silveira, a tonificação dos vasos das coxas e das pernas e o aumento na irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos melhoram a ereção e também aumentam a lubrificação vaginal;
  • Pedalar evita o infarto. Como o ciclismo diminui a glicemina e controla o diabetes – um dos principais fatores de risco para a formação da placa aterosclerótica que leva ao infarto agudo;

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  • É uma atividade física que, quando praticada na rua, pode te levar a conhecer vários lugares da sua cidade;
  • Você pode praticar com amigos e com a família;
  • Com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado. Pedalar eleva a produção de glóbulos brancos e ajuda o organismo a se defender de vírus e bactérias.

E agora, você já está convencido sobre os benefícios de andar de bicicleta?

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