Açúcar ou Gordura: quem é o maior vilão da balança e da sua saúde?

Descubra qual o item mais prejudicial para seu organismo: açúcar ou gordura

Se você já fez algum tipo de dieta, sabe que, dentre elas, existem duas vertentes de restrição alimentar: as de gordura zero e as de carboidratos zero. Mas, qual destas seria a mais eficaz? Qual seria o pior vilão para sua saúde?

+ Se inscreva no canal do Manual do Homem Moderno no Youtube

Com o objetivo de tirar isso a limpo, os gêmeos idênticos ingleses Alexander e Chris Van Tulleken foram indicados para participar de um desafio: enquanto o primeiro ficaria 1 mês com um regime com altíssimo teor de gordura, o outro teria 30 dias para se alimentar apenas de pães, massas e doces.

Durante o período de restrição alimentar, eles seriam avaliados para descobrir como o organismo deles reagem à overdose de açúcar e gordura. Como os dois conservam semelhanças genéticas e físicas, a experiência seria muito mais fiel.

Os resultados fizeram parte do documentário produzido pela BBC, Sugar v Fat (“Açúcar vs Gordura”, em tradução livre). Qual deles você acha que se deu melhor?

Durante a dieta

O resultado surpreendeu: Alexander – que consumia uma dieta à base de gordura – perdeu cerca de cinco quilos, enquanto Chris, que se limitou a ingerir alimentos com menos de 2% de gordura, perdeu 1,5 quilos. Apesar de o ponteiro da balança cair para ambos, os dois apontaram efeitos devastadores de ambos os regimes.

Alexander – que se alimentou basicamente de carnes, peixes, ovos e queijos – afirmou se cansou muito mais rapidamente, além de ter perdido o fôlego nas atividades físicas. Já seu irmão Chris, que cortou as gorduras, relatou que nunca se sentia satisfeito e que, frequentemente, se via beliscando algo para comer.

Em um resumo geral, Chris teve um desempenho melhor do que Alexander, que demonstrou um cansaço ininterrupto, dificuldade de concentração e frequentes dores de cabeça.

acucar-gordura 5

Isso ficou ainda mais evidente em uma competição promovida entre os dois irmãos para ver quem ganhava dinheiro mais rápido em um simulador de ações da bolsa. Ambos começaram com 100 mil de dinheiro virtual. Em uma hora, Chris ganhou quase o triplo de Alexander.

A mesma performance se repetiu durante os treinos físicos, que envolveram desde alongamentos a sessões exaustivas de spinning. Chris teve novamente um desempenho consideravelmente superior ao de Alexander.

Apesar de perder mais peso, Alexander conta que tudo foi mais difícil para ele.  Sem consumo frequente de carboidratos, ele revelou que parte da energia de que ele necessitava diariamente vinha exclusivamente das proteínas não só das refeições quanto também dos músculos, uma dos motivos que explicaria o seu cansaço endêmico.

acucar-gordura 2

O exame de Chris, que perdeu menos peso, mostrou um aumento do nível de açúcar, o que, a longo prazo, poderia gerar problemas de saúde. Os exames de sangue feitos ao final da experiência também refletiram os prejuízos de ambas as dietas para os indivíduos.

“Deixe que eu diga antes de qualquer coisa que as duas dietas foram miseráveis. Eu pensei que tinha feito o melhor negócio: eu podia comer carne, peixe, ovos e queijo. Mas tire os carboidratos e a graça das refeições não existe mais. E remova todas as frutas e vegetais – eles contêm carboidratos – e você fica com intestino preso. Apesar de eu nunca estar com fome, eu me sentia lento e cansado, e meu hálito ficava horrível”, contou Alexander.

Além disso, o especialista do documentário explicou o risco de uma dieta focada somente em gordura: “Seu corpo fica mais fraco, você envelhece mais rápido e a sua expectativa de vida cai”.

Açúcar ou gordura, qual o pior?

acucar-gordura 4

Os exames de sangue provaram também que nenhuma das dietas é boa para o organismo. Além de usar a energia das proteínas que ingeria, Alexander começou a perder massa magra, enquanto que Chris apresentou um alto índice de açúcar no sangue.

Ao final do experimento, os médicos apontaram que o ganho de peso está ligado a alimentos que fazem a combinação dos dois elementos, não a cada um, isoladamente.

Segundo estudos consultados por Alexander e Chris, a associação de gordura e açúcar – como chocolate, sorvete ou batatas-fritas, por exemplo – têm um efeito semelhante ao da cocaína no corpo humano.

O segredo para entender por que essa combinação é tão perigosa está numa substância chamada dopamina, um neurotransmissor que controla a sensação de recompensa do cérebro. Uma ingestão de carboidratos e gorduras eleva a dopamina, afetando o funcionamento do organismo.

Segundo Alexander e Chris, a dica é: evite, ao máximo, as comidas processadas, que funcionam como uma “bomba viciante” e cujos efeitos para o corpo são devastadores.

Qual é a regra para perder peso, então?

acucar-gordura 3

“Se você quer perder peso, será muito mais fácil se você evitar alimentos processados feitos com açúcar e gordura”, afirma Alexander, que para terminar de dar cabo aos quilinhos extras está optando por alimentos naturais e uma alimentação balanceada, sem segredos, milagres ou dietas.

Mais uma vez: não existe receita milagrosa para perder peso e entrar em forma. É preciso fazer uma reeducação alimentar, praticar atividades físicas e fugir, ao máximo de alimentação industrializada.

Para saber mais: Documentário Sugar v Fat

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »