9 Dicas essenciais para te ajudar a perder gordura corporal

shutterstock

Quando o objetivo é entrar em forma, as pessoas normalmente associam perder peso a ter uma vida saudável. Na realidade, o que você realmente precisa é perder a gordura corporal. É esse excesso de camada de gordura que está impedindo seu corpo ficar em forma.

Para eliminá-lo, acabamos recorrendo a métodos de perda de peso drásticos e em um curto intervalo de tempo, sacrificando a massa muscular, deixando-o com fome e fraco.

Para você que quer perder gordura corporal e preservar a massa muscular, confira abaixo essas dicas essenciais!

1. Não passe fome

A regra para perder gordura corporal e simples e qualquer pessoa que passou pelo colégio deve saber: você deve comer menos do que você está queimando.

Deixando em outras palavras, não existe mágica, você precisa ter um déficit calórico.

Com uma ajuda de um nutricionista ou endocrinologista, você precisa encontrar o ponto calórico que seu organismo funciona normalmente, ou seja, a quantidade de calorias necessárias para manter seu peso atual. Quando você encontrou o número mágico, reduza por 500-800 calorias por dia e, em no final de um mês você já terá resultados.

É bom deixar claro que cortar calorias para níveis perigosamente baixos levará a perda de massa muscular e não necessariamente só a perda de gordura. Use uma calculadora para estimar um bom ponto de partida e siga em frente.

2. Comece com a musculação

shutterstock

Sim, levantamento de peso pode ser uma ótima maneira de turbinar a perda de gordura. Esqueça aquela história de que a atividade só serve para construir músculos e hipertrofiar. Você pode usá-lo para manter a massa muscular e queimar uma quantidade significativa de calorias.

Para obter melhores resultados escolha exercícios com maior número de repetição e menor carga ou os que trabalham a movimentação do corpo enquanto levanta pesos (como elevação de barra). Estes movimentos de corpo inteiro vão envolver o maior número de músculos ao mesmo tempo e queimar gordura com mais facilidade.

3. Tenha cuidado com exercícios Cardio

Com sua dieta em mãos, os exercícios cardiovasculares podem acelerar a queima de gordura, utilizando-se das calorias extras. No entanto, se você se empolgar muito com eles podem prejudicar o seu progresso. Excesso de atividade cardio pode auxiliar em uma perca muscular grande. Além disso, a atividade vai fazer você se sentir mais esgotado e cansado!

Para perder gordura corporal o mais rápido possível, use os exercícios cardio, mas limite a um máximo de 3 sessões x 30 min por semana, em um primeiro momento.

4. Controle seus carboidratos

Baixo consumo de carboidratos não é uma resposta para todos. No entanto, muitos podem se beneficiar em cortar carboidratos e aumentar o consumo de proteínas e gorduras.

O importante é não se privar de carboidratos por muito tempo que pode levar à perda muscular e sensação de fraqueza. Se você souber equilibrar bastante o consumo dos carboidratos, principalmente antes e após os treinos, conseguirá melhores resultados.

5. Dê tempo para alcançar os resultados

shutterstock

Não crie metas curtas e irreais. Caso contrário, a sua impaciência e falta de resultado vai levá-lo a medidas drásticas. Dependendo da quantidade de gordura corporal você precisa perder, comprometa pelo menos 3 meses de dedicação a causa e terá resultados.

Para incentivar e motivar o projeto saudável, tire fotos e faça a pesagem do antes e depois e acompanhe de perto o consumo de calorias e das atividades físicas.

6. Bateu a fome? Está no caminho certo!

Se você está fazendo a dieta certa vai sentir fome de vez em quando. Caso contrário, fez algum cálculo errado no consumo de calorias. Se você está restringindo severamente suas calorias e de repente não sente mais fome, o seu metabolismo caiu. Isso é ruim, já que para perder gordura você precisa de um metabolismo rápido e bem ativo.

Você deve sentir-se moderadamente com fome quando você acorda e entre as refeições, mas não excessivamente.

7. Cuidado com o excesso de musculação

shutterstock

A musculação é uma faca de dois gumes. Ela pode ajudar a preservar a massa muscular durante a dieta, mas o excesso de treino pode causar contusões e boicotar seus resultados.

Quando você estiver na academia, trabalhe sempre com cuidado na quantidade de peso e execute os exercícios corretamente, sem pressa ou de qualquer jeito. Limite a fazer apenas 3 vezes por semana e intercale os grupos musculares de um dia para outro.

8. Descanse bastante

Fazer dieta pode ter um efeito negativo sobre o sono, dificultando já que você pode sentir um pouco de fome. No entanto, dedicar até 7 a 9 horas de sono de qualidade por noite é vital, pois muitos dos processos de perda de gordura ocorrem durante este tempo.

Caso tenha dificuldades, um lanche com baixo carboidratos ao dormir pode ajudar, como frutas ou aveia.

9. 3 bebidas para impulsionar o seu metabolismo e perder gordura corporal

Se você beber apenas estas três bebidas em 99% do tempo da dieta, você será capaz de perder gordura corporal mais rapidamente do que nunca.

Café – a cafeína estimula o metabolismo e ajuda você a se sentir energizado;
Chá Verde – contém muitos antioxidantes benéficos que suportam a perda de peso;
Água – Essencial para todos os tipos de funções do corpo, mas também aumenta o metabolismo.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »