8 Mitos e verdades sobre a dor depois da atividade física

Intensidade e tipo de dor podem diferenciar um exercício dosado de um excessivo

Quem pratica natação, dança, futebol, musculação ou outro exercício com alguma intensidade provavelmente já sentiu fortes dores musculares, que podem indicar uma carga acima da capacidade individual. Os benefícios de realizar atividades físicas são amplamente conhecidos, mas, mesmo investindo no corpo, é preciso ter cuidado com os excessos.

+ Como fazer a dor da academia passar

O Dr. Bernardino Santi, especialista em ortopedia e traumatologia e médico das Confederações Brasileiras de Boxe, Esgrima e Taekwondo, explica como a intensidade da dor pode revelar a efetividade do exercício.

“Essa sensação de ‘músculo pesado’ pode significar que o exercício teve o efeito inverso e causou danos ao organismo. Esse desconforto pode ocorrer logo após a atividade ou, até mesmo, alguns dias depois. Ele costuma aparecer quando há uma mudança, retomada ou aumento de intensidade na atividade, e seus efeitos, positivos ou negativos, variam de acordo com a intensidade da dor”.

A situação deve ser avaliada para cada caso. A dor muscular tardia, por exemplo, é a mais frequente e comum, e se caracteriza pela sensação de dor, cansaço muscular com diminuição da elasticidade muscular e diminuição de força nos músculos utilizados. Isso ocorre por consequência de microtraumas causados no tecido muscular. Mas este sintoma indica que, necessariamente, o exercício não fez bem ao corpo?

O Dr. Santi expôs 8 Mitos e Verdades mais comuns sobre o tema, explicando cada um deles:

1# A dor muscular após exercícios é sempre negativa – MITO

Mitos e verdades sobre a dor depois da atividade física 2

A dor muscular que acontece após o esforço físico é diferente das lesões musculares. A dor leve após a atividade física é comum em muitos casos, mas, se for forte e ocorrer em pequenos esforços, pode significar que há lesões, entorses ou outras complicações sistêmicas.

2# Sentir dor após o exercício físico pode ser sintoma de outro problema físico – VERDADE

A dor pode significar uma série de quadros, incluindo lesões, como luxações, entorses, tendinite, distensão muscular, rupturas dos tendões ou ligamentos e fraturas. Esses são problemas mais sérios e podem ser consequência de excesso em intensidade ou carga de exercícios. A atividade física requer uma rotina e paciência para atingir resultados.

3# Outros órgãos ou medicamentos podem ser responsáveis pelas dores – VERDADE

Não se deve nunca descartar problemas em outros órgãos ou sistemas que podem ser causadores dos desconfortos musculares. Alguns medicamentos anticolesterol podem causar estas dores musculares, portanto deve-se sempre avaliar o paciente individualmente.

4# Há mais de um tipo de dor que seja possível sentir após atividade física – VERDADE

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A dor aguda, que é outro tipo de dor, ocorre durante ou imediatamente após o exercício. Ela reflete sinais de fadiga e representa a consequência da produção de substâncias químicas decorrentes do exercício e que são eliminadas dentro da primeira hora de repouso.

5# Sentir dor após a musculação é comum e o desenvolvimento muscular só acontece quando isso ocorre após o exercício – MITO

Este é um dos equívocos mais comuns. A dor não é necessária e o músculo pode crescer apenas com tensão e sem danos. A maioria das pessoas pensa que a sensação de dor é necessária para o crescimento muscular, mas é possível ganhar massa muscular sem sofrê-las, sejam elas leves ou intensas.

6# Deve-se evitar o uso do músculo que está dolorido – MITO

A dor não é necessariamente um aviso para cessar as atividades daquele músculo. Exercícios posteriores aliviam as dores, apesar de agravá-las no início. É um sinal de que o corpo está se acostumando com a atividade. Caso a dor for muito intensa, a situação pode ser diferente.

7# As dores musculares podem ser evitadas, mesmo com a prática de exercícios – VERDADE

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Quando há regularidade e adquire-se condicionamento físico para treinamentos puxados, as dores tendem a diminuir ou sumir. Fazer alongamentos pode prevenir os atletas esporádicos de eventuais de lesões. Vale lembrar: a dor não é sinal de desenvolvimento da musculatura.

8# Apenas o tempo pode curar a dor muscular – MITO

Alguns suplementos alimentares combinados com as vitaminas C e E podem ajudar na ação antioxidante e colaborar para o tratamento da dor. Outras ações como massagem suave no local, acupuntura, terapia com florais, compressas quentes e frias e shiatsu podem ajudar.

A dor muscular leve, após a prática de atividades físicas, é comum e não significa necessariamente lesão muscular. “Caso os sintomas de dor se agravem ou continuem por mais de cinco dias, um especialista deve ser procurado para indicar um tratamento e analisar mais profundamente o quadro, que pode significar um problema mais sério. Respeite os sinais de seu corpo e saiba dos seus limites”, observa o Dr. Santi.

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