5 Dicas para voltar a academia e ganhar condicionamento rapidamente

Você faz promessas, fecha um plano e, depois de algum tempo, deixa a academia de lado por causa do estresse e pela rotina corrida do dia-a-dia.

Como a prática de atividade física é fundamental para manter sua saúde (e peso) em dia, sabemos que hora e outra você vai ter que voltar para a academia. E, para que você não sinta tanto com a falta de ritmo, dores musculares e ganhe condicionamento rapidamente, confira estas dicas!

Descubra o motivo da sua desistência

Antes de voltar ao treino em si, você precisa descobrir qual foi o motivo que fez você interromper o treinamento. Se for algo pontual, como uma viagem, provas ou um projeto importante, tudo bem. Mas se foi por não curtir a atividade, marasmo ou coisa semelhante, é melhor buscar algum outro exercício para que você não pare novamente.

Por exemplo, você pode substituir a musculação tradicional por um treinamento funcional; trocar uma aula de bicicleta por artes marciais; ou mesmo uma esteira por alguma outra aula de spinning. O importante é encontrar o que gosta, assim fica mais fácil manter a atividade.

Volte um passo atrás

Se você ficou mais de 2 semanas longe da sua atividade física saiba que não pode continuar o treino com o mesmo ritmo de antes. Reduza os esforços para não comprometer a musculatura e articulações (que estão fora de ritmo).

Mais repetições, menos carga

Na volta, priorize a coordenação motora e não a carga de peso. Pegue seu treino e faça as séries com mais repetições e menos carga. Assim, você seu corpo se acostuma mais rápido e o condicionamento volta sem lesões.

Aposte nas atividades aeróbicas

Se você sente cansaço rápido ao subir alguns degraus, precisa melhorar a sua condição cardiorrespiratória. Inclua as atividades aeróbicas na sua rotina, como corrida, caminhada, bicicleta ou até uma aula de muay thai.

Cuidado com a alimentação

A dieta influencia diretamente não só no seu ganho (ou perca) de peso, mas na energia que vai ter para gastar durante a academia. Por isso, opte por alimentos mais leves antes do treino e reduza um pouco ele em relação à época em que estava ativo (antes do retorno).

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »