10 coisas inacreditáveis que podem acontecer quando você para de beber refrigerantes

shutterstock

Desde a sua descoberta até os dias atuais, o consumo de refrigerante tem se tornado cada vez mais frequente e em maiores quantidades. Eles estão em festas, restaurantes e em muitos lares.

Com grande concentração de açúcar e cafeína, o grande problema é que o refrigerante é extremamente ruim para a saúde, além de ter um potencial viciante.

Até mesmo os refrigerantes diets e lights, não são recomendados para quem quiser ter uma vida saudável.

Para você ter uma noção dos estragos que a bebida faz para o seu corpo, confira o que o consumo de refrigerante pode ocasionar a você.

1. Você diminui o risco de ter diabetes tipo 2

Beber refrigerantes regularmente aumenta a chance de desenvolver diabetes tipo 2 em 26%, de acordo com um estudo realizado em Diabetes Care, em 2010. Na verdade, refrigerantes diet não são melhores que os normais.

A mesma pesquisa descobriu que beber dois ou três copos de refrigerante diet antes de uma refeição preparada o pâncreas para liberar insulina. Ao desistir de refrigerantes, você vai diminuir o risco de contrair diabetes tipo 2.

2. Você pode perder peso mais fácil

shutterstock

O primeiro passo e mais fácil de perder peso é parar de consumir refrigerantes. Uma única lata contém 39 gramas de açúcar, e cerca de 130 calorias! Substituir por água vai poupar o consumo de uma séria quantidade de calorias e açúcar em toda a sua vida.

Mesmo um refrigerante diet e light, embora tenham zero calorias, fazem com que a insulina no seu organismo seja liberada, aumentando a quantidade de gordura da barriga você tem.

3. Você vai apreciar mais a sua comida

Refrigerantes têm tanto açúcar que eles sobrecarregam o seu paladar, o resultado é que você acaba perdendo ou encobrindo, consideravelmente, os sabores dos outros alimentos. Os diets são ainda piores, a maioria dos adoçantes são 300-8000 vezes mais doce do que o açúcar.

Na verdade, eles são tão doces que alteram os receptores de doce em seu cérebro, fazendo com que você consuma mais açúcar! Ao parar de consumir refrigerantes, o seu paladar vai voltar ao normal e você sentirá mais sabor nos alimentos.

4. Você vai ter um coração saudável

Um estudo de 2012 da Universidade de Harvard descobriu que refrigerantes, entre outras bebidas doces, aumentam o risco de doença cardíaca crônica. Consumir refrigerantes aumenta a sua pressão arterial.

5. Você irá ajudar seus rins

shutterstock

Estudos descobriram que desistir de refrigerantes pode ajudar a salvar seus rins de risco de doenças. Quando você beber refrigerantes, você também diminui o risco ou desenvolver pedras nos rins (de acordo com um estudo realizado em 2013).

6. Você ganha um sorriso mais branco

De acordo com um estudo de 2013, beber muito refrigerante pode corroer os dentes, comparável até a alguém que consome crack ou metanfetamina. O ácido cítrico no refrigerante corrói o esmalte dos dentes, o que aumenta o risco de cáries e amarelamento.

O estudo descobriu que uma pessoa que bebia 2 litros de refrigerante diet por dia durante cerca de quatro anos sofreu danos dentários equivalentes aos sofridos por um usuário de metanfetamina e um viciado em crack. O estudo concluiu que tanto a metanfetamina, crack e refrigerante, quer seja os diet, quanto os normais, podem causar problemas dentários similares, geralmente o mais comum sendo as cáries.

7. Você será mais inteligente

shutterstock

Interromper o consumo de refrigerante pode torná-lo mais inteligente, isso acontece porque o consumo de açúcar por um longo período de tempo pode ter um efeito negativo sobre o seu cérebro.

Sem a bebida, você será capaz de pensar mais claramente, ter foco mais fácil e melhorar a sua memória. Se você pensa que está seguro por beber refrigerantes diet, está errado. Produtos químicos encontrados em aspartame podem alterar substâncias químicas do cérebro e sinais nervosos, e causar dores de cabeça, ansiedade e insônia.

8. Você vai melhorar seu sistema imunológico

Refrigerantes diet são especialmente ruim para você porque adoçantes artificiais afetam as bactérias intestinais saudáveis, que podem afetar seus níveis de açúcar no sangue, controle de peso e contração doença. A acidez em todos os refrigerantes também é ruim para o seu sistema digestivo.

9. Você terá mais energia

shutterstock

Assim como com café, refrigerantes têm cafeína. Se você consumir a bebida em excesso, pode ter irritação, insônia, dores de cabeça e até complicações cardíacas.

10. Você vai ter ossos saudáveis

Estudos têm demonstrado que há uma ligação entre refrigerantes e osteoporose. Um estudo feito em 2014, na verdade, descobriu que o consumo de refrigerantes aumentou regularmente a chance de fraturas de quadril em mulheres pós-menopáusicas em 14%.

Bônus: Atenção para você que troca refrigerante por suco de caixinha

Muitos dos sucos de caixinha vendidos em supermercado na verdade são néctares – são os mais baratos e populares. Neles, a maior parte da bebida é mistura de água, açúcar e aditivos químicos. Não há nada ilegal aí: o Ministério da Agricultura prevê que esse tipo de bebida tenha pelo menos de 30% a 50% de suco, conforme a fruta.

Em 2014, a instituição fez um teste e descobriu que, além de pouca fruta, muitos néctares têm açúcar demais. Um produto de uva chegou a ter 29 g em 200 ml. A mesma porção de refrigerante de cola tem 21 g.

“Também é um carboidrato de alto índice glicêmico –faz o nível de glicemia do sangue subir rapidamente–, favorecendo o desenvolvimento de obesidade e diabetes.” afirma a endocrinologista Maria Edna de Melo, do Hospital das Clínicas da USP. (reportagem da Folha de S. Paulo)

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »