Sapatos sociais masculinos: Tudo o que você precisa saber

shutterstock

Diferente das mulheres, a nossa cartela de possibilidades, no quesito calçado, é infinitamente menor. Quando o assunto é sapatos sociais masculinos, as variações são ainda mais restritas. Por isso mesmo, o ideal é apostar em modelos que ofereçam conforto, estilo e uma versatilidade, para combinar com peças diferentes.

No quesito pisante, a moda masculina dura por várias temporadas. Dessa forma, a recomendação é investir em modelos de boa qualidade e adequados para diversas ocasiões. Não se preocupe em gastar um pouco mais, pois os cuidados certos garantirão que o calçado dure anos e o seu investimento valerá, e muito, a pena.

Confira os estilos clássicos de sapatos sociais masculinos que separamos para você.

Sapato estilo Oxford

Tipos de sapatos oxford

Um dos maiores clássicos da moda masculina, o Oxford é o mais elegante e sofisticado sapato para homens. O calçado originou-se na Escócia e na Irlanda, era o modelo favorito do rei Eduardo VII, filho da rainha Vitória, que o usava no castelo escocês de Balmoral.

Ganhou este nome depois que ganhou a preferência dos jovens estudantes da Universidade de Oxford, possibilitando uma nova maneira de calçar sapatos fechados e com amarrações.

Sem abas e todo costurado, tem o bico arredondado. É o mais formal e chique, proporcionando ao homem um estilo mais arrumadinho. É indicado para acompanhar blazers, ternos e combinações com camisas sociais. Caso você tenha uma pegada mais fashion, pode combinar seu outfit com roupas mais casuais.

Sapato estilo Brogue

Tipos de sapatos brogue

O estilo Brogue foi uma derivação do Oxford, criado por escoceses e irlandeses para ser usados por trabalhadores e caçadores, pessoas que passavam pelos mais diversos terrenos, entre eles: charcos, pântanos e lamaçais. Ganhou os pés masculinos devido a sua funcionalidade, já que permitia aos britânicos que afundassem seus pés na água gelada, ela escoasse rapidamente, tornando a secagem do sapato mais fácil.

Sua principal diferença são seus furinhos, que podem estar só na ponta ou ao redor do sapato. O bico pode ser comprido e fino ou arredondado. Há também modelos cuja biqueira possui detalhes em forma de “W”.

O modelo é uma opção mais informal e descolada. Com variações de cores e diversos detalhes, pode ser usado em qualquer ocasião do cotidiano, com roupa social ou mesmo jeans. Já os calçados mais escuros e discretos valem para o trabalho e festas com menos formalidade.

Sapato estilo Derby

Tipos de sapatos oxford derby

Originalmente, o modelo era chamado de blucher, graças ao general Gebhard Blücher, que derrotou Napoleão na Batalha de Waterloo. Ele utilizava botas com abas costuradas por cima do cabedal do calçado.

É um sapato de cadarços e pode ser de bico mais quadrado, sem a divisória na ponta. A grande diferença é que ele tem abas na altura do cadarço.

É menos formal que o sapato Oxford, podendo ser usado com costume, blazer e calça sem gravata. Também pode ser usado com jeans dependendo do modelo e da ocasião. O Derby é bom para quem tem o peito do pé alto.

Sapato estilo Loafer

Tipos de sapatos Loafer

Criado na década de 1930, foi desenvolvido pela família americana Spaulding, de New Hampshire. Inspirados em um artigo na publicação Esquire, eles batizaram o calçado em referência à área onde as vacas descansavam antes da ordenha (Loafing area).

Para popularizar o estilo, o norte-americano George Henry Bass criou os weejuns (pronuncia-se “uídjans”), a faixa de couro com um losango vazado na parte que cobre o peito do pé. Na década de 1960, sua marca G. H. Bass & Co se tornou muito popular entre os universitários norte-americanos. Ficou famoso nos pés dos atores James Dean, nos anos 50.

O estilo Loafer é um sapato masculino fechado, sem cadarço e sem fivela, que se distingue por uma faixa de couro com um desenho vazado na área superior do peito do pé. O modelo é bem casual e a recomendação é utilizar o sapato social com calça jeans, combinando com camisa polo.

Dicas para manutenção de seus sapatos sociais

Sapatos sociais masculinos Tudo o que você precisa saber 2
– Evite usar o mesmo sapato mais de um dia seguido. Os de boa qualidade são forrados de couro natural, absorvendo o suor dos pés. Dessa forma, é fundamental deixar o calçado respirar ou lembre-se de secá-lo antes de usar.
– Guarde em local seco e, preferencialmente, com uma forma de madeira dentro do papel que o acompanha. Isso ajuda a manter a forma do calçado, não criar dobras e rugas.
– Usar água diretamente no calçado vai deformá-lo. Se precisar, utilize um pano úmido.
– Não use graxa e cremes à base de querosene, que oferecem um aspecto brilhante ao calçado, mas ressecam o couro com o tempo. Prefira os produtos à base de água.

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »