Tipos de barba em alta em 2016 para se inspirar

Tipos de barba em alta em 2016 para se inspirar - Crédito: Shutterstock

No final do ano passado, especialistas no assunto já começaram a traçar quais seriam as principais tendências de barba para 2016.

Eles acertaram a maioria e, até o momento, erraram outras poucas mas, traçando alguns estilos que estão estampando o rosto dos caras por aí. Inclusive o Oscar deste ano confirmou algumas tendências de pelos faciais.

Segredos e cuidados para deixar a sua barba crescer bonita e saudável

Se você está em dúvida em qual estilo aderir, ou mesmo quer dar uma repaginada no visual, com ajuda dos nossos parceiros da Man Lab – uma marca que trabalha com produtos para a barba – reunimos os tipos de barba em alta em 2016 para te inspirar.

Veja quais são eles e qual combina com o seu tipo de rosto e estilo!

Barba longa e aparada

Barba longa e aparada - Crédito: Reprodução

Aquele tipo de barba bem longa e comprida no estilo Rasputin já ficou no passado. Apesar de bem marcado, o visual final não combinava com muitos tipos de rosto.

Em compensação, a proposta para este ano é seguir a mesma linha, mas sendo bem, bem mais discreto. O barbeiro britânico Adam Brady é especialista em tendências e ele explica como o corte deve ser feito: “O formato da barba deve seguir o formato do rosto, e as linhas da bochecha devem ser mais aparadas para servirem de contraste ao grande volume de pelos na região do queixo”.

Se você curtiu o estilo, preste atenção na quantidade de pelos que você tem na barba. Para o visual funcionar, você precisa ter bastante volume na barba. Se for o seu caso, o corte é ótimo para esconder aquele queixo duplo ou aumentar visualmente a região.

Aliás, se você tem o rosto arredondado e isso te incomoda, este estilo de barba vai equilibrar as suas feições!

Para manter o visual legal, tenha um pente e óleo para a barba.

Barba por fazer

Barba por fazer - Crédito: Reprodução

Conhecida internacionalmente como Stubble Beard, a barba por fazer é bastante prática e usual. Mas preste atenção: ela só leva esse nome, mas você precisa cuidar dela e manter os fios aparados se quiser seguir um visual elegante e não parecer desleixado.

Esse tipo de barba é perfeito para quem não tem muitos pelos, quer disfarçar falhas e também não quer deixar a barba crescer tanto.

Além do mais, ela combina com praticamente todos os cortes de cabelo, então, você não vai precisar se preocupar tanto em qual corte fazer para que ele fique de acordo com a barba.

Se você tem um rosto grande e largo e quer melhorar a proporção dos traços, este estilo de barba é uma boa ideia.

Barba curta

Barba curta - Crédito: Reprodução

Este é um estilo de barba que nunca sai da moda e é bastante democrático. Em 2016, já vimos esse corte em vários eventos de Hollywood e ele é ideal para ambientes de trabalho.

Como muitos chefes implicam com a barba comprida, manter a sua barba mais curta e rente ao rosto – sem, é claro, apará-la demais e transformar o estilo em um visual de barba por fazer – pode ser uma boa solução.

Daniel Davis, barbeiro chefe na barbearia Pall Mall Barbers, em Londres, explica que: “Barbas grandes podem levar tempo para crescer e, por isso, é preciso muito cuidado e paciência para mantê-las. Então, as barbas mais curtas são mais fáceis de administrar e também exigem menos tempo”.

Sobre o visual em lugares corporativos, Davis garante: “Esse tipo de barba é bem versátil, ela combina com vários estilos de cabelo e você pode parecer inteligente e profissional ao mesmo tempo que pode parecer mais despojado e descontraído, tudo vai depender de como você penteia o cabelo e da roupa que veste”.

Para fazer o corte, Adam Brady explica que a barba deve crescer cerca de um centímetro na região das bochechas e aumentar sutilmente na área do queixo. Use um shampoo para a barba, mantendo-a limpa e higienizada.

Bigode acompanhado, ou não, de barba

Bigode acompanhado, ou não, de barba - Crédito: Reprodução

Bigode é tendência e, por mais que você duvide, é uma alternativa extremamente elegante para quem não quer ou não consegue deixar uma barba crescer.

Ignore e esqueça seus preconceitos que remetem os bigodes aos atores de filmes adultos dos anos 1970: esse estilo está em alta e pode transformar o seu visual.

Se você quiser ser menos radical, pode até deixar uma barba rala crescer em volta do bigode mas, se quiser partir de vez para o estilo como Jaime Foxx fez na imagem da direita, basta ter paciência pra cuidar e manter o corte.

Dependendo do tamanho do bigode que você quer adquirir, pode levar alguns meses para que ele cresça e fique do jeito que você deseja, então, tenha paciência.

A dica dos barbeiros para que você fique bem com um bigode é manter um visual mais elegante e discreto e escolher peças de roupa mais neutras.

Para quem tem um bigode mais comprido, Adam Brady dá outra dica: “Não penteie o bigode sobre os lábios, sempre puxe os pelos para contornar a boca”.

Cavanhaque estendido

Cavanhaque estendido - Crédito: Reprodução

Lá fora, o cavanhaque estendido é conhecido como Hollywoodian ou Tailback. Neste corte, o simples cavanhaque vem acompanhado de mais pelos na barba. Além, é claro, do bigode.

Diferente da barba cheia, este estilo elimina as costeletas e a barba se concentra apenas na região abaixo das orelhas.

O estilo é perfeito para quem tem rostos mais quadrados ou ovais e querem equilibrar os traços mas, antes de chegar nesse corte, é preciso deixar uma barba média crescer, mesmo mais falhada, e tirar as costeletas para ajustar o formato de acordo com o seu rosto.

Ah! O bigode, logicamente, precisa estar cultivado também. Um pente e óleo para a barba podem te ajudar a manter o visual.

Barba Van Dyke

Barba Van Dyke - Crédito: Reprodução

Este estilo de barba leva esse nome por causa de um famoso pintor do século 17, Anthony Van Dyke. Ele usava bastante esse tipo de barba e, por isso, ela virou praticamente sua assinatura.

Inicialmente, você pode pensar que ela não se diferencia muito de um cavanhaque comum, mas, ao contrário do clássico, a Barba Van Dyke é muito mais precisa e possui seus traços mais definidos.

Na área do queixo, ela forma um T invertido e você precisa deixar a parte inferior crescer pelo menos 2 centímetros para seguir o visual.
Segredos para cuidar da barba - MHM

  1. Óleo para barba
  2. Pente para barba
  3. Shampoo para barba

Parceria MHM e MAN LAB

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »