Terno, paletó e blazer: qual a diferença?

Muitos homens se perguntam na hora de falar sobre terno, paletó e blazer: “Mas não são exatamente a mesma coisa?”. Não, não são. Existem algumas diferenças no padrão de botões, nos tipos de tecido e também nas ocasiões mais apropriadas para a utilização de cada peça. Montamos um pequeno guia para que você não se confunda mais […]

Ocasiões, combinações, tecidos... O que você precisa saber para diferenciá-los

Muitos homens se perguntam na hora de falar sobre terno, paletó e blazer: “Mas não são exatamente a mesma coisa?”. Não, não são. Existem algumas diferenças no padrão de botões, nos tipos de tecido e também nas ocasiões mais apropriadas para a utilização de cada peça.

Montamos um pequeno guia para que você não se confunda mais na hora de saber qual é qual, e também, para saber que item é o mais apropriado nesse momento para o seu armário.

Paletó e Terno

Para começar a esclarecer a distinção entre eles, um conceito que precisa ficar bem claro: terno é o conjunto que agrega paletó e calça, ambos de mesmo tecido e cor. Ou seja, o paletó, peça de cima, é a parte de um todo que é o terno. Paletós geralmente têm de dois a três botões e recomenda-se que o botão mais abaixo fique solto. Além disso, o manual da elegância pede que as medidas estejam impecáveis: sem sobras no ombro do paletó e nem na barra da calça. Justo, mas não apertado.

Trajes-masculinos-como-se-vestir-bem-em-cada-ocasião-1

Ternos servem para ocasiões mais formais, como o ambiente de trabalho e casamentos. O conjunto é praticamente obrigatório para trabalhadores do mercado financeiro, por exemplo. Portanto, já que o uso do terno muitas vezes é uma necessidade para algumas pessoas, procure estar com as medidas de suas peças em dia para fazer bonito na hora de ir trabalhar.

Blazer

Já os blazers são para situações menos formais e, diferentemente do paletó, são vendidos de forma separada e não precisam acompanhar padrão algum de calça. Justamente pela informalidade que permite, pode até ser usado em combinação com calça jeans, camiseta básica por baixo e tênis de estilo mais casual. No uso de camisa e gravata, opte por sapatos em cores convencionais.

BLAZER-3_

Normalmente, um blazer tem de um a dois botões. Se abotoado, o botão mais abaixo também fica solto, assim como nos paletós. Blazers possuem uma variedade de tecidos e cores. Contudo, é sempre mais garantido apostar no básico: tons azuis, cinza, cores que combinam com tudo.

Compartilhe
Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso