Regras básicas da camisa social

Créditos: Reprodução

Não importa há quanto tempo você trabalhe com roupas sociais e compre camisas: sempre vai existir aquele momento de dúvida ou o pé atrás na hora de vestir uma peça nova. Por isso, selecionamos as principais dicas e os pontos que devem ser analisados quando você for escolher uma camisa social.

Além daquele bom senso básico – camisas largas ou justas demais, é claro, não são muito atraentes e profissionais – existem regras sobre o comprimento ideal das margas e do colarinho, por exemplo, então, fique atento às regras básicas da camisa social:

Defina o seu estilo

Para não correr o risco de transmitir uma imagem que não condiz com o seu gosto pessoal ou com sua personalidade, é ideal definir o seu estilo e traçar quais são os seus gostos. Ninguém gosta de parecer que está fantasiado quando está indo trabalhar porque optou pelas peças erradas, então, tenha paciência e faça, com você mesmo, uma consultoria de estilo. Isso é fundamental para se vestir melhor e sentir mais confiante! Veja a nossa entrevista com uma consultora de estilo.

Acerte o tamanho

Créditos: Reprodução

Muitas vezes, por estar em forma, homens acabam optando por vestir uma peça mais justa. Mas existe limite pra tudo, não é?! Músculos definidos ou corpos mais magros – assim como qualquer outro formato de corpo – podem ser exibidos na academia, na praia ou em momentos de lazer. A roupa social exige mais elegância e, por isso, fuja das peças mais justas e, mesmo se você estiver sem graça por estar acima do peso – o que não é vergonha alguma e também não deve ser motivo de insegurança – não se esconda em peças largas demais.

Camisas largas e fora de medida podem te fazer parecer mais gordo e também reduzir a proporção do seu corpo. Então, opte por camisas na medida exata para o formato do seu corpo.

Você pode fugir do óbvio

Créditos: Reprodução

Depois de definir o seu estilo, você pode variar as opções de peças, cores e cortes dentro dele. Se você é mais sério, não precisa utilizar uma camisa colorida ou com uma estampa que não combine com você, mas pode fugir da típica camisa azul sem graça ao optar por um tecido diferente, um corte diferente e até uma gravata diferente.

Mas, se você possui um estilo mais elaborado, pode transmitir essa personalidade mesmo em ambientes corporativos, basta optar por peças que tenham detalhes que combinem com você, como uma estampa mais divertida na gravata ou uma cor mais ousada no tecido da camisa.

Entenda qual corte melhor combina com você

Créditos: Reprodução

Existem três cortes principais para camisas sociais. Para entender o corte que melhor combina com você e com seu corpo, é necessário experimentar cada peça pois cada marca trabalha com um caimento diferente – apesar de seguirem o mesmo padrão.

O corte slim, por exemplo, fica bem em praticamente todos os tipos de corpo. Mas note: o extra slim não é justo demais e também não te transforma em uma sardinha em lata. Ele apenas desenha melhor os formatos da sua cintura, tórax e braços.

O tamanho certo no ombro

Créditos: realmenrealstyle

A costura dos ombros deve seguir a linha exata do seu ombro. É fácil medir: ela não pode estar acima dele, nem abaixo. Como a figura acima mostra, o corte certo melhora, inclusive, a imagem que você transmite.

Meça a gola com um dedo

Créditos: realmenrealstyle

Existe uma técnica muito prática para saber se a camisa está certa na altura do pescoço: coloque um dedo dentro da gola e veja se ele fica apertado ali ou se fica solto. O tamanho certo é medido pela largura dele!

Olha o punho!

Créditos: realmenrealstyle

Quando o punho da camisa passar a linha do seu pulso, a camisa está comprida. Quando ele ficar acima, a camisa está pequena. É simples! Preste atenção neste detalhe na hora de escolher a sua camisa.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »