Quando e como usar lenço no bolso do terno

Lenço

O lenço é um item mais antigo do que andar pra frente e em outros tempos já foi peça praticamente obrigatória na montagem de um visual social. Hoje em dia ele continua tendo seu espaço, ainda que não esteja presente todas as vezes em que se coloca um terno.

Quanto ao estilo do lenço e como ele é dobrado, vai muito do gosto pessoal do homem. Mas existem as ocasiões mais apropriadas para usar o item e incrementar seu estilo. Saiba quando e como usar.

Casamentos

Casamento lenço

Se você é um convidado do casamento, o lenço pode ser uma boa para sofisticar o seu visual e dar um “up” no seu paletó. Aposte em uma combinação mais clássica de peças e em um lenço dobrado de forma reta, sem pontas.

Importante: não use lenços na mesma cor e estilo da gravata. O tom e o padrão podem ser semelhantes, mas não iguais. Essa dica vale para casamentos e qualquer outra ocasião em que você vá usar o lenço.

Trabalho

Terno para trabalho

Para o trabalho é melhor deixar o lenço em casa e vestir o básico. No Brasil, ambientes corporativos que exigem terno não costumam permitir que você ouse no visual, então evite qualquer peça que possa fugir do protocolo. Mas lembre-se de ter um terno bem ajustado e bem cuidado.

Formaturas

Formatura

No caso da formatura, use o lenço apenas se você estiver se formando. Do contrário, evite o item pois você corre o risco de escolher um lenço com a mesma cor dos formandos e de alguma forma “se misturar” a eles. O dia é dos estudantes, não seu. Seja discreto no visual quando for convidado.

No dia a dia informal

Dia a dia

Uma combinação que fica legal é o lenço com blazer, mas somente se a ocasião fugir de qualquer formalidade. Nesse caso, você pode ousar mais na peça e arriscar uma estampa diferente, dobrada com pontas ou no estilo casual, mais folgado no bolso.

Para o dia a dia informal, até com bermuda (que case com o blazer, óbvio) o lenço pode ser utilizado. Direto na camisa também é uma boa opção se não for usar o blazer.

Premiações

Premiação

Se você é daqueles que frequenta premiações e confraternizações do tipo, o lenço é uma boa peça para incrementar o visual. Só fique atento ao grau de formalidade do evento para não exagerar na estampa. Se for muito formal, dobre o lenço no padrão reto e escolha uma peça sem estampa ou desenho.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »