Quais as diferenças entre perfume, colônia e Eau de Toilette?

Saiba fazer a escolha certa para você e aprenda como usar cada um deles

Quais as diferenças entre perfume, colônia e Eau de Toilette?

Comprar perfume não é lá das tarefas mais fáceis. Basta entrar em uma loja de cosméticos para você chegar nessa conclusão. São milhares de opções, tamanhos e classificações. Pior: muitas das sugestões não são indicadas para o nosso lifestyle tropical.

Para não passar mais perrengue na hora de escolher um novo “cheiro” para você, explicamos as diferenças essenciais entre perfume, colônia e Eau de toilette. Confira e aplique.

Colônia

Colônia

É o mais suave dos três. Geralmente a essência dele tem uma concentração do perfume de apenas 2% a 5%. Ou seja, o cheiro não vai durar um bom tempo na sua pele – são raras as colônias que conseguem ter uma fixação que dura 6 horas.

Mas não abra mão delas com tanta facilidade. Para pessoas com alergia, por exemplo, é uma baita opção, já que a essência é bem diluída. Além disso, pode ser usado depois do banho ou antes de dormir, como um complemento ao desodorante.

Como usar Pode dar boas borrifadas pelo corpo. Como a fixação é baixa, você não corre o risco de ficar “fedendo” a perfume.

Eau de Toilette

Eau de Toilette

É o famoso “nem aqui, nem lá”. Podemos considerar a melhor opção para as temperaturas que enfrentamos no Brasil. Trata-se de um perfume diluído com concentração de 5% a 15%. Sua duração chega a casa das 12 horas e costuma ter bons cheiros, mas não tão marcantes, o que agrada a gregas e troianas.

Como usar Pode ser usado em qualquer situação. Dê preferencia por aplicar em pontos onde a circulação sanguínea é maior (nuca, pulso, pescoço, dobra do braço), porque esses são lugares que não transpiram tanto e beneficiam a ativação da fragrância.

Perfume

Perfume

Também conhecido como parfum, é o mais forte da turma. A concentração da essência chega a casa dos 40%. Esse número alto é o que garante uma fixação absurda. É possível encontrar fragrâncias que oferecem um bom odor de até 24 horas no corpo.

Comum em países europeus ou de clima frio, é o que a turma de lá usa para pular alguns banhos durante a semana. A combinação “frio (pouco suor) + alta fixação do perfume”, permite ficar com um cheiro agradável (ou tolerável) mesmo sem tomar uma ducha.

Por aqui, a fórmula não é muito possível, por causa do nosso clima quente. No entanto, em noites mais frescas, o perfume vai bem e sem chabus. O problema fica mesmo é no valor. Diferente do doce das fragrâncias, eles tendem a terem preços bem salgados.

Como usar Procure aplicar em gotas, para não exagerar. Duas gotas nos pulsos e atrás das orelhas já são o suficiente para atrair bastante atenção.

Quer mais dicas de como utilizar o perfume


Tudo sobre perfumes no canal do MHM no YouTube

Lucas Vilela
Lucas Vilela

Jornalista e degustador de hambúrgueres. Está sempre pronto para: bater uma bola (inclusive no videogame), encarar bons filmes e ler livros que ensinam a ficar bilionário em apenas 30 minutos.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso