Principais tipos de calça masculina, combinações e dicas de lojas

Alguns modelos de calça são bem parecidos e você pode achar que a única diferença entre eles está na cor ou no tecido. Porém, as variações também incluem corte e caimento e são esses detalhes que fazem determinada peça combinar mais com lugares e situações específicas.

Calças jeans, por exemplo, são democráticas e, por serem confeccionadas em cinco estilos principais (straight, bootcut, loose, slim e skinny), se encaixam perfeitamente em vários tipos de corpo.

Calças de alfaiataria são opções sociais para trabalhar mas também podem ser adicionadas nas composições do dia a dia para um visual mais elegante.

Conhecer os modelos que existem e descobrir qual combina melhor com cada ocasião e com o seu tipo de corpo é o segredo para sempre estar bem vestido e, acima de tudo, confortável.

Para isso, selecionamos os principais tipos de calça masculina e também demos algumas dicas de combinações e lojas para você comprar os modelos.

Jeans

Como dissemos, a calça jeans é a mais democrática e multifacetária de todas. Você pode criar um visual extremamente casual ou adaptar peças corporativas, como um blazer e gravata, para compor uma imagem moderna e profissional.

A grande variedade de cortes e lavagem proporciona um leque de opções bem amplo.

Os cinco estilos principais são:

  • Straight: modelo básico de corte e cintura médios. Combina com praticamente todos os formatos de corpo;
  • Bootcut: apesar do corte ser parecido com o straight, o bootcut tem um caimento mais largo a partir do joelho. Ele foi desenvolvido pensando em homens que vestiam botas e precisavam de mais espaço entre a perna e o tecido. Se as suas panturrilhas forem grossas, pode apostar nesse modelo;
  • Loose fit: o modelo mais largo não combina com todos os tipos de corpo porque costuma intensificar a falta de proporções. Se você já é baixinho, vestir uma calça dessas pode encolher ainda mais a sua estatura;
  • Slim fit: este é o estilo mais elegante de todos. O corte é ajustado no corpo e destaca a forma das pernas;
  • Skinny: a verdadeira calça skinny é bem justa e lembra uma legging. Ela desce inteiramente colada no corpo e, por isso, é preciso pensar bem na combinação para equilibrar o visual. Nossa sugestão é usar a peça com camisetas mais compridas e tênis ou botas pesadas.

Onde comprar

+ Dafiti
+ TNG
+ Renner 
+ YouCom

Alfaiataria

Bastante utilizada no traje social, a calça de alfaiataria também pode ser adaptada para o seu dia a dia fora do escritório, basta prestar atenção nas combinações.

Para jantares ou festas que peçam uma roupa mais elegante, você pode vestir esse tipo de calça com uma camisa mais solta e sem gravata.

Há uma nova adaptação desse modelo que combina bastante com estilos mais modernos: a calça cropped de alfaiataria. Ela tem a barra mais curta e uma modelagem mais slim.

Para quem quer manter esse estilo, a dica é vestir a calça cropped de alfaiataria com um sapatênis sem meia, mocassim ou o oxford.

Onde comprar

+ Farfetch
+ Indulto
+ MuccaShop

Chino

Enquanto as calças de alfaiataria são feitas de lã, as calças Chino são confeccionadas em algodão e, por isso, equilibram uma imagem casual e profissional. Para fugir do jeans e variar as peças do armário, você pode investir nesse modelo, afinal, ele combina com qualquer composição: séria ou despojada.

Normalmente, o modelo é simples, sem pregas e com cintura reta. Você consegue encontrar peças em várias cores diferentes e, por isso, é uma tendência interessante para variar suas combinações de sempre.

A calça Chino combina com praticamente todos os tipos de corpo e você pode fazer pequenas adaptações em épocas diferentes do ano. Por exemplo: no verão, você pode dobrar a barra e apostar em sapatos sem meia.

Onde comprar

+ Richards
+ Zattini
+ Damyller

Jogger

Você provavelmente se lembra da calça Saruel – aquele modelo com o gancho baixo e extremamente largo. Apesar de ousado, esse estilo ainda é bastante utilizado por ídolos da música e da moda.

Mas, se você acha essa linha esportiva muito exagerada e quer uma versão mais modesta, pode no modelo Jogger.

Esse tipo de calça tem elástico na barra e, apesar do modelo mais tradicional ser de moletom, você consegue encontrar peças confeccionadas em outros tecidos.

Para criar uma combinação perfeita, nossa sugestão é usar a Jogger com tênis e uma camiseta mais despojada.

Na dúvida sobre a melhor loja para comprar esse modelo, aposte na Renner. A última coleção está repleta de Joggers dos mais variados estilos e você pode comprar na loja física e virtual.

Onde comprar

+ Renner
+ Alternative Clothings
+ Kings

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »