Por que os samurais usavam coque?

stillfried_-1875

Se tem um corte de cabelo que tem chamado bastante atenção nos últimos tempos é o coque de samurai.  Ele é uma variação um pouco mais estilosa do corte pelo qual os guerreiros japoneses são conhecidos.

Conheça os 7 princípios do Bushidô, o código de honra dos samurais

Na real, o estilo que foi usado durante o Período Edo – que durou de 1603 a 1869 – era composto da parte de cima da cabeça raspada com as laterais mais curtas e um rabo de cabelo na parte de trás. Este, era besuntado em um óleo e amarrado com um fio no topo da cabeça.

Bem diferente do que a gente vê a galera usando por ai né?

Como quase tudo que envolve os samurais, até mesmo o estilo de usar o cabelo está cercado por diversos mitos sem muito fundamento.

Segundo a lenda, o “chonmage” – o nome em japonês desse tipo de penteado – era exclusivo dos guerreiros samurai e simbolizava sua honra. Caso eles desrespeitassem o bushidô, teriam seus cabelos cortados como sinal de desonra.

Outro mito é que. se você cortasse o rabo de cabelo de um guerreiro, ele estaria desgraçado perante a sociedade e provavelmente se mataria. Olha, até que essa versão da história é bem legal, mas ela passa bem longe da realidade.

A real é que esse tipo de corte de cabelo não era usada exclusivamente pelos guerreiros samurais, mas sim por boa parte da população masculina do Japão que podia pagar por um kamiyui (髪結い), nome dado aos barbeiros/cabeleireiros da época.

Inclusive, existem vários registros deste tipo de corte sendo usado antes do surgimentos dos samurais no Japão. Se você olhar a foto abaixo, vai ver quatro das variações mais populares de corte de cabelo do período Edo:

main-qimg-63bdabe5e5388cfbc721ec820fb6a700

Não existia nenhuma regra escrita que obrigasse os samurais a usar este ou aquele corte. Talvez, a maioria escolhesse o corte que vemos no quadrado da direita de cima por ele ficar mais confortável dentro do kabuto, o capacete usado por soldados na época.

Mas de novo, não eram apenas os samurais que usavam esse tipo de corte. Muitos menos todos os samurais que usavam eles.

Por exemplo, os samurais que moravam e protegiam grandes centros comerciais tinham uma tendência  cortar os seus cabelos e se vestirem iguais os habitantes do vilarejo em que moravam.

article-0-19519991000005DC-752_634x408

Outro grande debate é que os ronin – guerreiros samurais que não tinham mestre ou eram acusados de falta de honra – tinham que cortar seus rabos de cabelo.

Existem alguns relatos destes guerreiros tendo que cortar o cabelo, mas não se sabe se era por motivos de ritual ou porque eles simplesmente não tinham emprego para ganhar dinheiro e pagar os serviços dos barbeiros da época. Por isso, eles simplesmente pegavam uma faca e cortavam seus cabelos o mais curto possível.

Mesmo assim, há várias histórias de ronins que conseguiam se sustentar e mantinham seus cabelos em coques preso no topo da cabeça.

Satsuma-samurai-during-boshin-war-period

O chonmage começou a sair de moda junto com os samurais durante o período de ocidentalização e modernização do Japão na Era Meiji, que começou em 1860.

Acontece que os japoneses que viajavam para Europa e Estados Unidos usando seus cortes e roupas típicas eram vistos como exóticos e primitivos, o que tornava muito difícil eles serem respeitados e conseguirem fazer transações comerciais.

Por isso, o próprio governo japonês incentivou a população a adotar cortes de cabelos mais curtos e roupas iguais as dos europeus. Essa campanha chegou a um ponto que quem mantivesse um corte de samurai era considerado um pária sociedade por ser teimoso ou subversivo .

E essa meu amigo, é a verdadeira história sobre o corte de cabelo dos samurais. Infelizmente, ela não é tão mágica quanto a versão fictícia. Mas como dizem por ai, se a versão é melhor que a realidade, conte a versão.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »