Guia da calça jeans: estilo, uso e modelos

Jeans

O uso da calça jeans é básico, universal e praticamente necessário a todos os homens. Ter um jeans no armário é obrigatório, mas não vá achando que dá pra usar de qualquer maneira ou qualquer calça que você achou por aí. Existe um certo padrão de utilização, além da variedade de modelos.

Tipos de jeans com a barra mais justa, mais folgadas, números de bolso… Há alguns detalhes para prestar atenção na hora de escolher o melhor jeans e te ajudaremos a esclarecer algumas dúvidas sobre essa peça fundamental no visual de todo homem.

Tamanho

o-UNZIPPED-JEANS-facebook

O tamanho do jeans é um tema importantíssimo na utilização da peça. A calça tem que ter bom caimento e se ajustar ao seu corpo, então não compre calças largas demais ou justíssimas. O jeans laceia, então experimente comprar um número abaixo ao que você está habituado para que não fique largo demais depois. Cuidado com o cinto também, para que a cintura não fique “franzida” – isso acontece se você precisar apertar muito o cinto.

Barra

Barra

A barra é outro aspecto que merece atenção e tem a ver com o tamanho. Não deixe que ela seja enorme, sobrando absurdamente em cima do seu calçado, como se ela tivesse vida própria quando você a olha. Busque ajustá-la para não sobrar muito. Há um ou outro modelo que permite alguma sobra, mas o recomendado é estar mais ajustada.

Bolsos e detalhes

Bolso

Quanto mais bolsos, mais zíperes e mais botões sua calça tiver, menos ela vai combinar com uma variedade maior de roupas. Esse número de detalhes vai tirando a principal característica dela, que é ser básica e transferir o foco para outras peças. Aposte em jeans mais clássicos.

Tipo – Skinny

Skinny

Agarrada ao corpo, se molda à cintura e à canela. Por isso a skinny deve ser usada por pessoas com as pernas mais finas. Coxas grossas e pernas grandes ficam estranhas, porque transferem imediatamente o olhar para essas partes, o que não é legal.

Tipo – Slim

Slim

A slim é parecida com a skinny, mas não se agarra tanto às pernas. E assim como a skinny, a slim favorece os mais magros, pois pessoas de estrutura física um pouco maior podem sentir a calça um pouco apertada demais.

Tipo – Bootcut

Bootcut

Modelo de calça jeans bom para quem curte se vestir a caráter para um rodeio. A bootcut, como a própria tradução sugere (corte de bota), é feita para os que utilizam botas. Seu quadril tem ajuste normal, mas a barra da calça ganha uma boca maior.

Tipo – Loose Fit

loose fit

O estilo preferido de fãs do hip-hop, rap, de skatistas… A loose fit é mais larga, não se ajusta certinho nem no quadril e nem na canela. Por já ser larga, não há a necessidade de comprar uma calça dois números maior que o seu tamanho, como muitos fazem. Ela já é folgada o suficiente – boa para quem está acima do peso.

Tipo – Reta

Reta

Reta. Assim, curto e grosso. Não tem muito segredo: é o corte mais básico e, portanto, um dos mais procurados pelos homens. Não fica ajustada e nem folgada demais ao longo de seu comprimento. Boa para todos, seja para altos ou baixos, magros ou gordinhos.

Tipo – Carrot

cc1

Como uma cenoura, o topo começa maior e vai afinando até a parte de baixo. A calça carrot (daí o nome) segue esse mesmo desenho, com folga na região do quadril e afinamento até a canela. Funciona bem para quem está acima do peso. Se uma pessoa magra for usá-la, cuidado para não franzir demais a calça com o cinto, pois fica feio.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »