Estilo e músculo: dicas de moda para homens que malham

Constantemente, escutamos como malhar é importante e fundamental para levar uma vida saudável. Diariamente, somos bombardeados com receitas saudáveis, dicas de treino e exercícios para manter a forma. Quando finalmente resolvemos pegar pesado na academia, seja para emagrecer ou para definir os músculos, percebemos que, com o esforço diário nos aparelhos, além dos músculos, também ganhamos outra surpresa: as calças e camisetas antigas já não servem mais.

Encontrar roupas que se encaixam perfeitamente no novo formato de corpo, então, parece uma missão impossível: muitas calças não passam na canela e, se passam, ficam bem justas na altura da coxa. As camisetas parecem pequenas e as camisas sociais precisam ser ajustadas, senão, ficam largas demais.

Toda essa procura parece ainda mais difícil do que treinar duas horas por dia mas, se você souber o que favorece o seu corpo e quais tecidos e cortes escolher, comprar roupas novas pode deixar de ser um exercício tão cansativo.

Afinal, qual a vantagem de passar tanto tempo malhando se você vai estragar o visual alcançado vestindo uma roupa que não te favorece?

Conselho geral para corpos atléticos

Antes da gente começar, é importante lembrar que não existe um modelo específico que se encaixe em todos os corpos atléticos. Para entender qual roupa vai cair melhor no formato do seu corpo, você precisa entender que cada corpo – principalmente os corpos atléticos – é diferente. Caras musculosos têm vários formatos e tamanhos diferentes: por exemplo, se você é ciclista, provavelmente suas pernas vão ser mais grossas. Se o seu esporte é a natação, seus ombros vão ser bem mais largos e suas costas também; aqueles que malham na academia, por exemplo, normalmente têm o peito maior.

Então, com isso em mente, veja nossas dicas para os principais problemas enfrentados pelos homens com músculos mais definidos!

Fuja do caimento skinny

Com a imagem acima você já consegue visualizar o problema desse tipo de peça. O caimento skinny – ou até mesmo o super slim – marca bastante o corpo e, além de destacar os músculos de forma exagerada, também resulta em uma imagem agressiva e nada atraente.

Então, em vez de tentar seguir as tendências da moda, foque suas compras em peças que realmente favoreçam o seu corpo. Não tenha medo de usar cortes diferentes na parte superior e inferior.

Por exemplo: suas pernas são mais grossas? Experimente calças com o corte tapered fit (ou, no bom português, calças afuniladas). Como o próprio nome diz, elas são mais largas no quadril e nas coxas e vão afunilando na altura do joelho e panturrilhas.

Mas, além desse corte, você também pode experimentar outros mais fáceis de achar, como o straight cut. Mas vamos falar disso mais para frente!

Não tenha medo das numerações variadas: várias marcas trabalham com numerações diferentes. Em algumas marcas, você pode vestir um número. Em outras, outro. Então, não tenha medo de experimentar determinada peça por causa disso!

Você também vai descobrir que seu corpo pode se moldar aos tamanhos M, G, ou GG, tudo vai depender da marca e do corte.

Quando for comprar uma camiseta, prefira os tamanhos maiores para não correr o risco dela ficar justa demais no seu corpo.

Alongue a silhueta: para não correr o risco de parecer menor do que você é – isso acontece com caras muito musculosos, o corpo fica largo demais e, aí, a impressão é que ele está achatado – experimente peças com listras verticais.

Mas, se você já for bem alto, tente o efeito oposto: utilize listras horizontais.

A costureira é sua melhor amiga

Encontrar uma boa costureira ou um alfaiate de confiança vai facilitar, e muito, a sua vida. Você pode criar uma peça do zero – e confeccionada exatamente para as suas medidas – ou ajustar uma peça nova!

Ter alguém de confiança para fazer isso é a diferença entre vestir algo que pareça um saco ou ficar extremamente elegante em uma peça de roupa feita exclusivamente para você.

Um alfaiate pode ser uma opção prática – apesar de não ser tão barata – para criar um terno nas suas medidas. O preço pode ser salgado, mas vai valer a pena, afinal, é bem difícil encontrar um terno que se encaixe perfeitamente em um corpo mais musculoso.

Descubra marcas novas: cada marca tem sua proposta e trabalha para públicos específicos. Você só precisa descobrir a que melhor se encaixa no formato do seu corpo! Algumas marcas simplesmente não foram confeccionadas para homens mais musculosos. Outras, porém, têm linhas específicas para caras que malham. Como a Calvin Klein, por exemplo.

Lembrando que não estamos falando de moda fitness para vestir na academia! Você pode encontrar peças que se encaixam no seu corpo em lojas de departamento, basta ter paciência para procurar.

Use cores neutras: você já tem uma aparência marcante. Não é preciso intensificá-la com cores extravagantes! É lógico: você não precisa jogar sua camiseta amarela e cheia de estampas fora – aliás, usar esse tipo de peça durante o verão é uma boa ideia – mas vale a pena investir em cores mais neutras.

Descobrindo as áreas mais problemáticas


Agora que já saímos do básico, é hora de trabalhar áreas específicas e garantir que você vai se vestir de forma elegante.

Camisetas 

Quando falamos de camisetas, mais casuais ou formais, é importante garantir que o caimento seja leve na altura do pescoço e dos braços.

Você deve conseguir colocar um dedo entre o pescoço e o colarinho e a blusa deve estar solta na região do peito, ombro e costas.

Talvez seja necessário fazer uma visita à costureira quando:

  1. A camiseta cair bem no peito e no ombro mas sobrar tecido na altura da cintura;
  2. A camiseta cair bem em praticamente todo o tronco, mas as mangas ficarem compridas demais.

As marcas Hang Loose, Volcom e WG têm peças que se encaixam bem em corpos mais musculosos.

+ Camiseta manga longa WG
+ Camiseta manga longa Volcom

Se você procura camisas sociais, pode dar uma olhada nas peças da Levi’s e da Calvin Klein e procurar pelos cortes regular slim e slim fit.

+ Camisa regular slim Calvin Klein

Calças

Encontrar uma calça que vista bem pode ser difícil, mas não é impossível. Para fugir do jeans, experimente calças chino e cargo em tons neutros, como cinza e mostarda.

Enquanto o caimento regular slim pode ficar legal em camisetas e camisas, na hora de escolher a calça é melhor fugir do slim e do skinny – como dissemos anteriormente.

Opte por classic straight, regular e tapared fit. Além do caimento dessas peças ser mais confortável, elas vão melhorar a proporção visual das suas pernas.

Quando você encontrar um estilo que vista bem no seu corpo, se olhe no espelho e veja se a calça não precisa de ajustes. Dê uma olhada na cintura e na altura dos joelhos para ver se não é melhor apertá-la um pouco.

Calça stretch pode ser uma saída prática, mas garanta que o jeans não está justo demais.

+ Calça Levi’s Straight Fit
+ Calça Levi’s Tapared Fit
+ Calça Chino C&A

Roupa social

A opção mais prática pode ser fazer o seu terno em uma costureira ou alfaiate mas, se você prefere comprá-lo pronto, uma boa ideia é procurar lugares que vendam o terno separado da calça.

Desse jeito, você pode encontrar peças que se encaixem no seu corpo e, depois, ajustar as medidas na costureira.

Na hora de escolher as cores, não tenha medo de explorar: azul marinho e marrom são alternativas interessantes, mas você também pode aderir ao visual completamente preto – como Hugh Jackman fez acima – e investir em gravatas mais finas (desde que você use um colete e o terno fechado).

Abrace o básico

Suéteres são ótimos, assim como blusas de lã para os dias mais frios. Eles vão marcar um pouco seus músculos, mas fuja daqueles modelos que marcam demais.

Camisetas polo são legais, mas dá para fugir do clichê e vestir camisetas estampadas com uma gola V sutil.

Na sobreposição, você pode escolher casacos mais compridos e peças de flanela.

Experimente o máximo de peças possíveis e, com o tempo, você vai conseguir identificar o que cai bem no seu corpo apenas olhando a roupa no cabide ou no manequim.

Você não deve ter vergonha de mostrar seus músculos e escondê-los em peças largas demais. Afinal, você malha todos os dias para conquistá-los! Encontre o equilíbrio e descubra tecidos mais nobres para vestir roupas mais justas. Você vai ver como dá para ostentar seus braços fortes sem exageros.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »