Erros mais comuns que homens comentem ao se vestir para eventos formais

Créditos: Reprodução

Mesmo aqueles mais acostumados com eventos sociais e festas formais acabam cometendo alguns deslizes de etiqueta e vestimenta de vez em quando. Muitas vezes, nem percebemos esses deslizes ou nos sentimos deslocados dentro de uma festa sem entender direito o por quê.

Estar “bem vestido” é algo que vai além da escolha uma roupa de marca. Você pode usar um terno caríssimo ou a gravata mais cara, mas se o tamanho, o corte ou a combinação entre as peças estiver errada, você vai transmitir uma imagem negativa.

Se você vai para um casamento, formatura ou até em uma reunião de negócios, não importa o seu estilo: em eventos formais, algumas regras precisam ser respeitadas.

Segundo uma pesquisa realizada pela Norwestern University e publicado em fevereiro de 2012 na revista Journal of Experimental Social Psychology, por exemplo, homens que se vestem bem – com roupas na medida certa e combinações harmônicas – transmitem maior profissionalismo.

Então, para você ficar ainda mais confiante e, assim, se sentir mais confortável, listamos os principais erros cometidos pelos homens na hora de se vestir para essas ocasiões:

  1. Vestir o terno do tamanho errado

Créditos: Reprodução

Quem deixa tudo para a última hora não vê problema em vestir um terno um pouco maior ou menor que o seu número. Porém, as medidas existem e precisam ser respeitadas por um motivo: harmonia visual.

Quando você usa um terno largo ou justo demais nos ombros, cintura e também nas pernas, transmite uma imagem desleixada e também pode acabar perdendo um pouco do respeito em uma reunião de negócios ou festa. Então, na hora de comprar um terno, peça ajuda para um profissional da loja ou siga algumas regras básicas:

  • As ombreiras devem acompanhar os seus ombros;
  • Sua mão deve deslizar com facilidade sob a lapela enquanto o botão do meio estiver abotoado;
  • O botão do meio – ou o primeiro, no caso de um paletó com dois botões -nunca deve ficar abaixo do seu umbigo;
  • Com seus punhos fechados, a barra do paletó deve ficar na mesma altura das articulações dos dedos;
  • As mangas devem ficar na altura em que a base do seu dedão encontra com seu pulso;
  • A manga da camisa deve ficar com 1,5 centímetros visíveis sob a manga do paletó;
  • A barra da calça deve ficar cerca de 2,5 centímetros do chão.
  1. Não prestar atenção no dress code

Créditos: Reprodução

Toda festa, empresa ou evento social mais formal tem um dress code específico. Ele dirá coisas como o tipo de terno você deverá usar, cores específicas para evitar e outras particularidades que devem ser seguidas.

Quando não prestamos atenção nisso, podemos nos vestir de forma exagerada ou simples demais e, aí, além de ficarmos deslocados, demonstramos total desatenção e desrespeito ao evento e àqueles que o organizaram.

  1. Ignorar a harmonia e aparência dos acessórios

Créditos: Reprodução

Você acha que ninguém vai reparar naquele relógio esportivo escondido embaixo da manga do paletó? Detalhes assim podem até passar despercebidos para muitas pessoas, mas saiba: aquele diretor importante ou seu futuro chefe vai enxergar além da marca do seu terno e pensar que você não se importou tanto assim em estar apresentável para um evento importante.

Então, se o seu cinto já estiver velho e antigo, talvez seja hora de aposentá-lo e comprar um modelo novo.

  1. Achar que ninguém vai ligar para o seu sapato

Créditos: Reprodução

Há quanto tempo você não engraxa ou limpa seu par de sapatos sociais? Eles não precisam estar brilhando o tempo todo, afinal, estão nos seus pés, mas, se estiverem detonados, podem acabar com a sua imagem. Limpá-los é importante, certo? Assim como vestir uma cor correta que combine com o seu terno.

Para não arriscar, opte pelos sapatos sociais na cor preta.

  1. Sobrecarregar os bolsos

Créditos: Reprodução

Toda a harmonia pode acabar se você colocar um monte de coisa nos bolsos da calça ou do paletó. Aquela distorção visual proporcionada pelo volume dos bolsos pode até te fazer parecer mais gordo do que realmente é, além de transparecer desorganização e descaso.

Então, se a sua carteira é grande ou grossa demais, leve apenas os documentos necessários e o cartão de crédito no bolso. Quando pegar o chaveiro do carro ou da casa, tire os excessos e leve apenas as chaves e divida esses itens nos bolsos de forma harmônica, colocando o celular em outro compartimento.

  1. Exagerar no perfume

Créditos: Reprodução

Misturar colônia de banho com o perfume natural de alguns cremes de barbear e com a fragrância de alguns desodorantes é sempre uma péssima ideia. Se você vai passar algum perfume, escolha desodorantes inodoros.

Outra dica importante é não exagerar no aroma do perfume: escolha fragrâncias suaves e não espirre praticamente todo o frasco “por segurança”. Três borrifadas são suficientes para marcar presença e manter a elegância.

  1. Não cuidar do rosto

Créditos: Reprodução

Muitos homens deixam a barba de lado e às vezes esquecem de apará-la antes de um evento importante. Se você usa a barba comprida ou raspa todos os pelos diariamente, não se esqueça de cuidar dela antes da festa.

Hidratar a pele, usar uma boa loção de barbear e aparar os pelos extras do nariz e do ouvido também são passos importantes para transmitir uma boa imagem.

  1. Ignorar o penteado

Créditos: Reprodução

Refazer o corte do cabelo, pentear bem os fios e criar uma harmonia visual entre os pelos da cabeça e do rosto também são passos importantes em qualquer época. Mas, antes de uma festa ou reunião, esses cuidados acabam sendo ignorados e muitos homens acabam apenas penteando o cabelo sem se preocupar em cuidar do corte.

Um cabelo bagunçado ou com o corte vencido – não importa o comprimento do cabelo – também transmite uma imagem de desleixo.

  1. Errar no tamanho da gravata

Créditos: Reprodução

A ponta da sua gravata precisa estar na altura do cinto. Na hora de vestir a roupa social, preste atenção neste detalhe e corrija-o se for preciso! Como existem vários tipos de nós, eles podem influenciar no comprimento final da sua gravata, então, muitas vezes você não precisa comprar outra, apenas adaptar o nó para o comprimento ideal.

  1. Escolher a meia errada

Créditos: Reprodução

Se você não quer errar, vista uma meia social no mesmo tom do seu sapato. Alguns eventos mais descolados até permitem que você combine cores diferentes, mas na maioria das vezes, a harmonia deve ser respeitada.

Não pense que ninguém vai reparar na cor da sua meia: quando você menos espera, a calça acaba levantando um pouco e, então, a meia fica evidente e o seu descuido também.

  1. Fechar todos os botões do paletó

Créditos: Reprodução

Uma regra de etiqueta diz que o último botão deve sempre estar aberto, não importa se o seu paletó tem três ou dois botões.

Já publicamos um texto explicando todas as regras de como abotoar um terno, você pode tirar todas as suas dúvidas clicando aqui.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »