Dicas para se vestir bem no traje Esporte Fino

Créditos: Reprodução

Então, você recebeu o convite para aquela festa ou evento importante e, em letras miúdas, vê especificado que o traje exigido para a ocasião é Esporte Fino.

Bom, é tranquilo, não é? Esporte Fino é aquela roupa mais ou menos casual mas com certa elegância, certo? Não necessariamente, e você pode estar errando na hora de se vestir.

Por exemplo: o paletó não é obrigatório, você pode substituí-lo por um cardigã em dias mais frios ou por um blazer mais casual. Aliás, você também pode abrir mão da gravata.

Mas a escolha correta de cada item é fundamental para não parecer que você pegou qualquer roupa do armário e também demonstrar elegância. Veja como fazer a combinação certa e escolher as peças ideais:

Fique atento ao local e ao horário

Créditos: Reprodução

Se o convite é para algum evento mais informal durante o dia, pode optar por uma calça sarja em tons diferentes, como o azul marinho, e combiná-la com uma camisa mas, se o convite é para um casamento durante o dia, pode usar um terno – sem a necessidade da gravata.

Mas Esporte Fino não é sinônimo de jeans

Créditos: Reprodução

O traje esporte fino está entre o traje social e o casual, e, por isso, o jeans deve ser evitado.

É lógico, quando não há outra opção, você pode optar por uma calça jeans com lavagem escura e tecido mais rígido. Mas, se não for o caso, fique com a calça de sarja, chino ou com a calça social mesmo.

Nos pés, você pode optar por um sapatênis

Créditos: Reprodução

Existem vários modelos no mercado e eles combinam super bem com calças de alfaiataria ou sarja. Se você acabou optando pelo jeans escuro, escolha um sapato mais ou menos na mesma tonalidade, mas fuja dos sapatos sociais quando você estiver vestindo esse tipo de tecido.

Se o evento for durante o dia, tente usar um sapato mocassim ou dockside, eles combinam perfeitamente com ocasiões ao ar livre e proporcionam um ar bastante elegante.

Camisas com personalidade

Créditos: Reprodução

Você pode aproveitar a oportunidade para usar estampas diferentes, mas, tome cuidado na escolha para não ficar igual o Ace Ventura: mangas compridas são necessárias, se estiver calor, você pode dobrá-las.

Como as gravatas não são obrigatórias, muitos homens acabam guardando as suas na gaveta mas, mesmo no esporte fino, é interessante utilizar gravatas com estampas mais leves para transmitir estilo e complementar a composição.

Blazer no lugar do paletó

Créditos: Reprodução

Optar por um blazer é uma excelente escolha tanto em eventos diurnos quanto noturnos.

Se estiver frio, combinar o blazer com uma camisa de gola rolê é uma ideia ótima e você vai ficar bastante elegante se estiver com uma calça de alfaiataria mais escura.

Dica: para não errar, é melhor usar o paletó se você optar por vestir uma calça social e deixar o blazer para quando você estiver com uma calça de sarja, chino ou alfaiataria.

Acessórios

Créditos: Reprodução

No Esporte Fino, você pode se entregar aos acessórios sem medo de fazer feio: se quiser usar um chapéu em um evento diurno, escolha por materiais mais nobres e por um caimento mais clássico.

Já fizemos uma matéria completa sobre os melhores modelos para cada tipo de rosto. Relógios são bem vindos, é claro, mas, no esporte fino, não use relógios tão chamativos ou extravagantes. Opte por aqueles com a caixa mais fina, como já explicamos aqui.

Regras básicas

Créditos: Reprodução

As regras básicas de vestuário continuam valendo no esporte fino! O cinto deve combinar com o tom do sapato, assim como o par de meias.

Escolha um blazer com o caimento perfeito no seu ombro – as medidas são semelhantes ao paletó.

Jaquetas com um tecido mais nobre e suéteres combinam bastante com calças chino e podem ser utilizadas em dias mais frios, mas fuja das jaquetas jeans.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »