Dicas para limpar seu tênis sujo

497165_58848850

Água, barro, molho de tomate, chiclete… Todos eles são grandes vilões na hora de sujar aquele seu tênis preferido, não é mesmo? Mas ao invés de simplesmente pegar o calçado e jogar na máquina de lavar, há algumas boas dicas para limpá-lo e deixá-lo com cara de novo.

As recomendações vão desde a limpeza do cadarço até a melhor maneira de limpar os tênis de camurça, que têm material mais sensível que a maioria.

Siga essas dicas e faça com que seus tênis não envelheçam e percam a cor tão rápido.

Use uma escovinha ou escova de dente

Pegar um pano e esfregar nas partes sujas de seu tênis não é o ideal. O atrito do pano agride o material e tira a cor do calçado mais rápido, acelerando o processo de envelhecimento do tênis.

Pegue uma escovinha ou uma escova de dentes e esfregue nas partes que estão com sujeira. Caso haja lama, espere secar para depois iniciar a escovação. Escovas funcionam bem na camurça.

Borracha de camurça ou escolar para as manchas

Tênis de camurça absorvem água e resíduos facilmente, deixando a superfície do tênis marcada. Para tirar as manchas, além da escovinha você pode utilizar borrachas de camurça ou até borracha escolar.

Isso mesmo, a borracha da época do colégio que está encostada na gaveta. Esfregue sobre a superfície do tênis, mas com cuidado para não desgastar o material e fazer com que perca a coloração.

Limpe os cadarços separadamente

Cadarços são uma das partes do tênis que mais ficam sujas com o tempo, mas muitas vezes o dono não tem carinho com eles e simplesmente deixa de limpá-los. Não deixe!

Pegue uma fronha ou uma sacola para roupas sensíveis e coloque os cadarços dentro antes de levar para a máquina de lavar. Colocar o cadarço direto na máquina pode não ser uma boa ideia, já que o material deles geralmente é muito sensível e pode estragar facilmente.

Tire as palmilhas também

Assim como os cadarços, limpe as palmilhas separadamente. Elas acumulam muita água, fazendo com que você possa ter chulé e outros problemas por conta da umidade.

Caso você já tenha chulé e mal cheiro, jogue um pouco de bicarbonato de sódio e mantenha as palmilhas em uma caixa de três a quatro horas. Depois de tirada a palmilha, também procure secar a parte interna com uma toalha e limpar com uma escovinha.

Para o solado, escovinha e pano úmido

Pisou na merda com aquele seu Vans favorito? Seu solado tá cheio de sujeira na borracha? Fique tranquilo. Com solados como os dos tênis Vans fica até mais fácil de limpar.

Primeiro coloque o calçado debaixo da torneira e deixe um pouco de água cair sobre a sola, sem que molhe o tecido. Depois, pegue um pano úmido e misture com detergente para esfregar o solado.

Escovinhas também funcionam bem nesse caso, pois as cerdas invadem partes que são difíceis de limpar. Se pedras ou outros tipos de resíduos sólidos ficarem presos, tire com uma faca ou canivete.

Grudou chiclete? Gelo nele!

Se o chiclete grudou de vez e não sai nem a pau, não se desespere. Para esse caso, serve o mesmo processo de quando gruda o chiclete no jeans: gelo nele!

Pegue uma pedra de gelo e esfregue sobre a goma de mascar. O chiclete ficará duro e irá saindo aos poucos.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »