Cortes masculinos tradicionais para usar sempre

Créditos: Reprodução

Se você não gosta de seguir a moda e não se sente a vontade mudando sempre o seu corte de cabelo para acompanhar as tendências, selecionamos alguns cortes clássicos para vários tipos de cabelo e que podem ser utilizados em qualquer época porque provavelmente nunca vão ficar datados.

A manutenção de todos eles é prática e não precisa ser repetida em curtos períodos de tempo, além disso, não é complicado manter o corte no lugar e basta um pente, gel ou pomada para fixar alguns deles ao longo do dia.

O Corte Militar

Créditos: Reprodução

Ideal para todos os tipos de cabelo, o corte militar também é o mais prático. Entre os cortes nesse estilo, existem variações interessantes e a melhor para utilizar em qualquer época da vida, é o Buzz Cut.

Se você tem o rosto mais quadrado, ótimo. Mas, se o seu rosto for mais arredondado ou oval, uma sugestão é pedir para o barbeiro seguir um formato mais quadrado para desenhar a sua cabeça. Deixe a parte superior mais comprida e raspe mais as laterais.

French Crop

Créditos: Reprodução

Este tipo de corte funciona baseado na textura e, se você tiver o rosto mais afinado na parte superior, este corte é ainda mais perfeito para você! O barbeiro vai precisar deixar a parte da franja um pouco mais comprida e repicar as laterais do cabelo, mas a manutenção caseira é bastante prática e você sequer precisa usar pomada ou gel para manter o corte no lugar.

Como a parte superior do cabelo vai estar direcionada para frente, o caimento natural dos fios mantém o corte no lugar e você não vai precisar se preocupar.

Shaped Afro

Créditos: Reprodução

Este tipo de corte foi muito popular nos anos 1990, mas, segundo cabeleireiros e barbeiros, ele é atemporal e extremamente prático. Você pode deixar a parte superior mais comprida ou mais rente à cabeça mas, se quiser seguir uma linha mais discreta, a sugestão é fugir da risca de navalha e manter a parte superior aparada.

Escolha um barbeiro que saiba trabalhar com o seu tipo de cabelo para fazer o corte da forma correta.

Shoulder Length Cut

Créditos: Reprodução

Se você é discreto, mas também gosta de manter o seu cabelo mais comprido e com movimento, pode optar pelo corte na altura dos ombros.

O mais difícil para conseguir alcançar este corte é deixar o seu cabelo crescer e entender se ele vai funcionar na textura dos seus fios. Por exemplo: se o seu cabelo for mais fino e muito liso, provavelmente ele não vai seguir o movimento necessário e o corte não vai ficar tão legal, pois os fios ficaram lisos demais. Então, a sugestão é utilizar pomadas para criar textura caso o seu cabelo não seja ondulado e nem tenha fios grossos.

Slicked Back

Créditos: Reprodução

Este corte de cabelo funciona há décadas mas, para ter o efeito desejado, você não vai poder abrir a mão do gel ou pomada à base d’água. Não é preciso criar riscas de navalha e nem divisões artificiais para conseguir este resultado, basta deixar a parte superior do cabelo mais comprida, criando um breve topete, e passá-la para trás com um leve caimento na horizontal.

A direção do topete vai variar de acordo com o seu formato de rosto e com a opinião do barbeiro. Às vezes, ele vai funcionar melhor se for completamente jogado para trás, por exemplo.

Topete Pompadour

Créditos: Reprodução

Diferente do Slicked Back, o topete neste corte de cabelo é bem mais comprido. Apesar de ter sido popularizado com o Elvis Presley nos anos 1950, o nome do corte surgiu inspirado no tempo de Rei Luís XV. Naquela época, quanto maior o topete, maior o status de quem o utilizava.

Hoje, cantores e atores popularizaram ainda mais esse tipo de corte, mas os barbeiros garantem que ele vai continuar presente na cabeça dos homens por muito tempo.

Para conseguir esse corte, você vai precisar começar a deixar crescer a parte da frente aos poucos. Então, visite sempre o mesmo barbeiro e peça para que ele vá construindo em cada visita o formato certo para concluir o corte. Toda vez o corte deve ser direcionado para criar o volume na parte frontal e deixar a parte traseira da cabeça com menos cabelo.

Depois de algum tempo, quando o corte estiver concluído, você vai precisar de um mousse para mantê-lo no lugar!

Medium Cut

Créditos: Reprodução

Ideal e atemporal para cabelos cacheados, este corte em camadas consegue equilibrar as proporções entre o volume do cabelo e o formato do rosto, deixando o conjunto completo mais harmônico.

Depois de deixar o cabelo crescer, peça ao barbeiro ou cabeleireiro que ele corte os fios em camadas leves com a lateral levemente aparada. Como já foi dito, a proporção é essencial, então, mantenha os fios da franja, da nuca, e do topo da cabeça mais ou menos do mesmo tamanho.

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »