Corte de cabelo militar – Cuidados e em quais cabelos funciona

Corte de cabelo militar

Já viu algum soldado do exército usar cabelo comprido? Pois é, não à toa o corte militar carrega essa patente. Com o tempo ele ganhou uma variação, que é o undercut. Mas o milico ainda é um corte muito mais prático e simples de manter.

Listamos alguns tópicos para você saber melhor como é o corte militar masculino, em quais cabelos funciona e como cuidar dos fios quando opta por esse estilo na cabeça.

Militar x Undercut

Militar x Undercut

A origem dos dois cortes foi no período das duas grandes guerras. O militar veio primeiro, tinha as laterais passada na máquina e menor do que o topo da cabeça. Era a maneira mais prática e fácil de manter o cabelo nas linhas de batalha.

O undercut ficou conhecido nas décadas de 30 e 40 usados pelos soldados da Alemanha nazista. A diferença entre o cabeço da lateral e do topo era maior. Em 2011, ele ganhou uma franja maior e começou a aparecer nas passarelas dos desfiles de Nova York. A princípio começou a ser chamado de “Hitler youth” (juventude Hitler).

A moda pegou e, para o bem da humanidade, o nome original foi esquecido.

Para quais cabelos?

Tipos de cabelo

O corte militar não escolhe tipo de cabelo. Ele funciona bem com os lisos, os mais ondulados e também com os cabelos crespos. Com esses dois últimos, é necessário um cuidado pra não deixar a parte de cima muito alta, porque aí já foge do estilo militar.

Vantagens do corte

Cabelo de soldado

A principal vantagem dele é que ele é extremamente prático e requer baixa manutenção. Afinal o principal público alvo eram os militares, e eles necessitam de um modelo de cabelo:

  • prático;
  • que permita a ação sem limitações físicas;
  • que não atrapalhe a visão;
  • que não interaja (e enrosque) com equipamentos como capacetes

Ou seja, ele não cai sobre os olhos, a limpeza é muito fácil, cuidar dele também não apresenta grandes dificuldades… Para quem quer praticidade e não quer grandes inventividades, é uma ótima escolha.

Como cuidar

Corte milico

– Corte o cabelo pelo menos uma vez por mês para manter o estilo militar;
– Não é porque você você optou por um estilo mais prático que seu cabelo não vai precisar de cuidados específicos. Por isso, use shampoo e condicionador de acordo com o seu tipo de cabelo;
– Caspas e descamação da pele ficam mais evidentes em cabelos curtos. Por isso, se você tiver tendência, precisa de uma atenção maior;
– Se você quer um visual mais espetado, pode complementar com o uso de gel ou cera.
– No cabeleireiro, lembre-se para pedir para fazer o ‘pé quadrado’. Ele marca melhor o cabeço na nuca, dando um ar mais interessante e moderno para seu corte.

 

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »