Como usar sapatos dockside

Veja dicas e sugestões de combinações para você descobrir um dos sapatos masculinos mais confortáveis e versáteis para os dias mais quentes.

Dockside: um sapato confortável, elegante, prático e ideal para o calor constante aqui no Brasil.

Talvez você não conheça o modelo pelo nome, ou até confunda o sapato com o mocassim, já popular entre muitos homens. A diferença entre os dois é meramente o objetivo de cada peça, já que o mocassim é mais formal e o dockside, originado do estilo náutico, é mais de boas.

Os docksides fizeram bastante sucesso nos anos 1980, e desde 2014, voltaram para as lojas e para os pés dos homens no mundo todo.

Em meados de 1930, o velejador Paul Sperry percebeu que o convés do seu barco era escorregadio e, por isso, resolveu desenvolver um sapato antiderrapante e branco, para não sujar as embarcações. Então, em 1935, surgiu a marca original de sapatos náuticos Sperry Top Sider. 

Posteriormente, outras versões de docksides surgiram e se tornaram populares. Como o tecido desses calçados é mais leve e o dockside tem, pelo próprio design, um espaço mais amplo para os pés respirarem, ele é uma boa escolha para os dias quentes.

Separamos algumas sugestões de uso, dicas para você experimentar e descobrir como usar sapatos dockside!

Ele é mais informal, mas você pode trabalhar, sim, com um dockside

Créditos: Reprodução

Apesar de representar uma pegada mais despojada, o dockside ainda é uma peça chave pra ir trabalhar em um escritório menos formal. Você pode vestir o sapato com calças de alfaiataria, jeans e chino.

Uma alternativa para uma combinação mais corporativa é vesti-lo com camisas em azul claro ou azul marinho – para seguir a proposta marítima da peça – ou optar por uma camisa polo.

Não tenha medo de experimentar cores

Créditos: Reprodução

Esse tipo de sapato é extremamente versátil e bastante masculino. É muito utilizado por pessoas que trabalham com navios ou estão em contato direto com cais ou com o mar, por isso, ele transmite uma imagem mais rústica sem perder o estilo.

Você pode testar cores diferentes mas, quando vestir um dockside que chame atenção para os seus pés, fuja de roupas coloridas demais.

Com bermudas

Créditos: Reprodução

Bermudas combinam bastante com esse tipo de sapato, mas, lembre-se de escolher peças acima do joelho e, como a proposta do dockside é ser um pouco mais elegante que um tênis comum, evite bermudas cargo e escolha peças com um tecido de melhor qualidade.

Mas, se você quiser, pode usar o sapato com uma bermuda cargo e continuar no estilo ao optar por uma peça em tons neutros, como azul marinho ou verde militar.

Dicas de uso

Créditos: Reprodução

Não se esqueça de dobrar um pouco as barras e também não coloque meia. Sério, não coloque. Mesmo as meias soquete podem acabar com a proposta do sapato.

Um dockside de qualidade vai deixar seu pé respirar e você não vai precisar se preocupar com o mal cheiro, o sapato foi desenvolvido justamente pra dias quentes e para regiões de praia, então, e de se esperar que ele esteja preparado pra isso.

Quando for escolher o seu, opte por modelos em camurça ou couro!

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso