Como fazer seu sapato durar mais

Créditos: Reprodução

Em tempos de crise, é difícil imaginar como alguém pode trocar seus sapatos sociais com tanta frequência.

Seu dinheiro está curto e a disposição para ir às compras também? Separamos algumas dicas de profissionais para você fazer seu sapato durar mais e economizar um bom dinheiro!

Antes de guardar os sapatos

Créditos: Reprodução

Para evitar bagunçar a casa – ou apenas por praticidade mesmo – acabamos tirando os sapatos quando chegamos da rua e colocando-os diretamente dentro do armário ou sapateira.

Porém, não importa qual seja o material principal do seu sapato, é fundamental deixá-lo pelo menos algumas horas em algum lugar arejado e, antes de guardar, limpar a sola com um pano úmido.

E, ao contrário da sabedoria popular, evite deixá-lo com contato direto do sol. Isso pode fazer com que ele perca a tonalidade original e envelheça mais rápido.

O chulé também prejudica o sapato

Créditos: Reprodução

A dermatologista Dulcinea Bovo declarou para o Gazeta Online que o ideal é deixar o calçado descansando em lugar arejado por pelo menos três horas para evitar o mal cheiro.

Se você transpirar demais, passe um talco antisséptico e germicida nos pés e no sapato antes e depois de calçá-lo para seu sapato durar mais e você se livrar do chulé, pois esse tipo de medida evita a proliferação de fungos e de bactérias.

O suor em um sapato guardado por um longo período de tempo também pode prejudicar o material e descolar o tecido, por isso, não o deixe dentro do armário por muito tempo. Aquela história de que é melhor guardar para ele não estragar pode acabar prejudicando a durabilidade do sapato.

Para limpar, preste atenção no material

Créditos: Reprodução

Cada tipo de material vai exigir uma limpeza diferenciada e o uso de um produto específico. Para fazer seu sapato durar mais, seguir cada processo é fundamental!

Antes de aprender a forma ideal de limpar os materiais, saiba que é importante deixar o sapato descansar: se você usar o sapato dois dias seguidos, deixe-o em uma área arejada por um dia, pois o calor reduz a durabilidade do couro.

Camurça: Não use nenhum produto químico. Opte por uma escova quase seca e limpe o sapato com paciência;

Couro: Não use sabão nem detergente. Passe um pano úmido e, uma vez por mês, use graxa. Quando quiser hidratar o sapato, pode experimentar utilizar lustra móveis sem cheiro em uma flanela limpa;

Vinil: Um pano seco já é o suficiente para deixar o sapato com uma aparência melhor, mas, para ter certeza que ele está limpo, pode usar um tecido molhado em toda a parte externa.

Plástico: Este é o material mais prático! Pode limpá-lo com água sem medo de estragar o sapato.

Os especialistas recomendam que você limpe a sola do sapato sempre que usá-lo – pode, inclusive, passar álcool, mas cuidado com o material para não estragar.

A limpeza completa com pano úmido ou limpo, de acordo com o tecido, deve ser feita antes de guardar o sapato!

Onde e como guardar

Créditos: Reprodução

Não deixe o sapato em caixas de papel, elas atraem traças e podem acabar com o produto. Uma prateleira aberta é a opção ideal mas, se você não tiver espaço para isso, tente manter o armário limpo e não guarde o sapato em sacolas plásticas.

Se quiser proteger o calçado, opte por embalagens de TNT ou tecido, assim o material do sapato pode respirar!

Não deixe os sapatos empilhados e, se puder, coloque um papelão ou molde dentro dele para manter o formato original.

Nós já fizemos uma matéria falando sobre moldes e a melhor maneira de limpar o seu sapato social, você pode acessá-la clicando aqui.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »