Como cuidar do seu boné

bonecuidar

A gente se preocupa com a nossa roupa, certo? Não colocamos jaquetas de couro na máquina de lavar – ou, pelo menos, não deveríamos – não guardamos camisetas molhadas na gaveta e também evitamos misturar roupas coloridas com roupas brancas na lavanderia.

Mas raramente nos importamos com os acessórios. Cintos e chapéus são praticamente deixados de lado quando o assunto é cuidado. Por isso, separamos algumas dicas indispensáveis para que você cuide do seu boné e garanta que ele vai durar mais tempo.

Liberdade!

Deixe o boné respirar. Se você costuma usar a peça diariamente, deixe-a em um lugar arejado de um dia para o outro. Assim, você evita que as bactérias – mega fãs de um tecido sintético – se instalem no boné.

Como lavar

Sempre olhe a etiqueta para saber a forma adequada de lavar qualquer peça! Muitas vezes, o fabricante recomenda uma lavagem a seco ou sem alvejantes.

Mas, se for permitido o uso de água, você vai precisar de um pano ou uma escova com cerdas macias – aquelas de sapateiro, sabe? Se você não tiver uma dessas, pode usar uma escova de dente antiga.

Com um pouco de água e detergente neutro ou sabonete líquido, limpe o boné aos poucos. Nunca, nunca, nunca molhe o boné todo ou o deixe de molho. Máquina de lavar, então? Nem pensar.

Outra dica interessante é usar uma fita adesiva para tirar a sujeira, colando e descolando ela pra tirar os pelos e outros resíduos.

Nunca use o boné úmido! Ele pode mofar e também ficar extremamente fedido: sério, não faça isso.

Como secar e guardar

Ao contrário do que muita gente pensa, o sol não é o maior aliado desse tipo de peça. Na hora de secar seu boné, coloque-o na sombra, assim, você evita que ele fique desbotado.

Enquanto ele seca, o ideal é que ele esteja encaixado em algum objeto que imite o formato da cabeça. Assim você evita que seu boné fique deformado.

Vale lembrar: não seque a peça na secadora e nem cogite a ideia de colocar o boné no microondas para que ele seque mais rápido. Pode parecer loucura, mas muita gente faz isso e o resultado é desastroso.

Por fim, não dobre o boné nem amasse a aba. A melhor alternativa é guardar todos os seus bonés empilhados e, é claro, não colocar nenhuma peça pesada em cima.

Outra sugestão é, como mostra a imagem acima, colocar argolas em um cabide e prender seus bonés em cada uma delas.

Se você seguir essas dicas, pode ter certeza que seu boné vai durar muito mais tempo!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »