Como combinar o sapato com o resto da roupa

Créditos: Reprodução

Na dúvida sobre qual sapato escolher para compor o visual? Separamos algumas dicas para te fazer entender qual tecido, material ou design melhor combina com determinado tipo de roupa e, com o tempo, temos certeza que você vai ficar craque na escolha e já vai sacar, na hora, qual é o melhor sapato para vestir com determinada peça.

O principal segredo para chegar lá é treinar e ter um pouco de paciência na hora de analisar o visual. Depois, fica fácil.

Sapato e terno

Créditos: Reprodução

Existem algumas regras básicas para serem seguidas na hora de combinar o sapato com o terno. Preste atenção na cor da calça: ela é azul marinho? Então, ao optar por sapatos marrons, escolha meias na mesma cor da calça e, se optar por sapatos na cor preta, escolha meias pretas.

Mas, se o terno for cinza, na hora de vestir um sapato marrom o ideal é combiná-lo com meias cinzas ou marrons e, se o sapato for preto, opte por meias pretas ou azuis escuras.

O material do calçado vai variar de acordo com o tecido do terno e com o seu estilo. Couro opaco pode ser ideal para quem é mais conservador, mas sapatos em verniz ou com um material mais brilhante ficam bem legais com ternos azuis de corte italiano.

Já fizemos um texto sobre cortes e estilos de terno, você pode conferir aqui.

Mocassim e Dockside

Créditos: Reprodução

Sapatos mocassim e dockside são ideais para um ar descontraído sem perder a formalidade. Você pode combiná-los com bermudas, calças de alfaiataria e calças jeans, basta prestar atenção no material de todas as peças.

Por exemplo: se o mocassim é de camurça com cores mais chamativas, opte por peças que trabalhem a mesma tonalidade e que sejam mais rígidas na sua composição. Mas, se o dockside seguir uma linha mais simples, você pode levar esse estilo para as peças de roupa e optar por uma camisa social e bermuda de alfaiataria.

Como o sapato mocassim e o dockside são um pouco mais elegantes que os tênis, por exemplo, é legal manter essa elegância na roupa e fugir de bermudas cargo ou de tactel.

Assim, fica fácil combinar o sapato com o resto da roupa.

Tênis esportivo

Créditos: Reprodução

Dá, sim, pra usar tênis esportivo fora da academia e continuar atraente e elegante. Opte por tons neutros e fuja daqueles tênis com amortecedor – se você não for usá-los para malhar, é claro. Uma boa ideia é combinar a cor principal do tênis com o resto da roupa: se você optar por um tênis esportivo na cor gelo, use calças jeans com lavagem mais escura e opte por camisas mais neutras.

Porém, se você quiser optar por uma cor diferente, como salmão ou bege, opte por calças chino e peças mais casuais, como uma camiseta que siga uma proposta semelhante.

Já fizemos um texto onde falamos sobre combinação de cores, você pode visitá-lo aqui.

Tênis

Créditos: Reprodução

Existem caras que usam esse tipo de tênis com terno e o resultado é completamente inusitado e interessante mas, na hora de arriscar, é fundamental entender qual é o seu estilo – veja nossa matéria com uma consultora especializada aqui.

Não combine nada que não combine com você, não opte por peças que pareçam estranhas no seu corpo só para parecer mais descontraído e por dentro da moda. Se você gosta de usar tênis, mas não acha que tênis e terno combine com você, então, não arrisque e prefira o sapato com roupas mais casuais.

Combinar o tênis com o resto do visual não é tão complicado, basta seguir o bom senso na hora de misturar as cores e também optar por peças mais descontraídas, como uma bermuda jeans na altura do joelho e uma camiseta. Se você quiser algo um pouco mais elegante para os dias de frio, pode usar o tênis com blazer e calças mais justas e combinar o sapato com o resto da roupa de forma mais corporativa.

Oxford

Créditos: Reprodução

O sapato Oxford é uma excelente opção para substituir os sapatos sociais em dias mais descontraídos. Extremamente elegante – afinal, é um sapato inglês – ele combina perfeitamente com peças de alfaiataria, ternos, camisas sociais e calças de tecido mais nobre, como calças chino ou de sarja.

Mas, se você quiser usar o sapato no seu dia a dia fora do escritório, também pode combiná-lo com calça jeans. Sapatos oxford em couro combinam mais com calças sociais e de alfaiataria mas, os Oxfords em nobuck – uma variação de tecido parecido com a camurça mas mais opaco e não tão rústico – ficam perfeitos com calças jeans.

Se quiser usar o modelo com uma bermuda, é melhor escolher uma bermuda de tecido mais nobre e que fique mais justa no corpo.

Botas

Créditos: Reprodução

Assim como os tênis, as botas são fáceis de combinar, basta escolher o modelo que melhor combina com o seu estilo! Se você optar por botas com cores mais extravagantes e com um material mais brilhante, é melhor manter o resto do visual em uma linha mais neutra.

Você pode usar botinas ou coturnos com calças jeans e até com bermudas, como já mostramos aqui, mas fique atento ao tamanho da peça e a largura do cano. Quando você optar por um cano mais justo, é melhor vestir a bota com uma calça se as suas pernas forem mais grossas, assim, você parece mais magro e seu corpo não fica desproporcional.

Sapatênis

Créditos: Reprodução

Uma peça chave para ser utilizada quando você não quer arriscar. Sapatênis combinam com qualquer tipo de roupa – mais formal, é claro – e podem ser utilizados com camisas polo e bermudas, calças jeans e camisas sociais e até como alternativa ao sapato social.

Porém, fique atento ao tecido, material e altura do cano: sapatênis que deixam a canela à mostra são mais esportivos e combinam mais com visuais casuais. Se for pra trabalhar, opte por sapatênis que cubram os tornozelos e escondam os peitos dos pés.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »