Como combinar camisa e gravata

Falcão

A combinação entre camisa e gravata na hora de trabalhar ou sair deve seguir alguns padrões de estilo. Afinal, não são todas as cores, modelos e estampas que casam bem entre si na hora de escolher as peças.

Portanto, fique esperto com essas dicas para não fazer feio quando precisar utilizar o traje social ou até um look mais casual. PS: Nunca, nunca se vista como o Falcão.

Combine a gravata com o terno

7e4506de

Essa é uma questão principalmente de cores. Procure combinar sua gravata com o terno que está utilizando. Se optar por uma gravata de cor muito forte e chamativa, use um terno de coloração mais discreta e neutra, como preto e azul marinho.

Faça contraste, mas cuidado

terno-preto-homem

Não há muito segredo nessa dica: é importante contrastar a gravata com a camisa. Preto no branco fica sempre elegante – aliás, a camisa branca com gravatas nas cores mais tradicionais fica simples e sofisticado ao mesmo tempo. Se usar a gravata em um tom parecido com o da camisa, seu visual ficará opaco demais. A combinação de peças com tons muito chamativos também não fica legal.

Estampado/listrado com liso

618e16c8d5227ab328ff19e5016ccc44

Preferencialmente mescle uma peça lisa com a outra estampada ou listrada. Peças com o mesmo estilo (camisa xadrez com gravata xadrez, por exemplo) deixam o visual muito pesado. Se mesmo assim você quiser utilizar gravata e camisa com detalhes, certifique-se de que o detalhe da gravata é maior que o da camisa.

Estampa com estampa? Ok, mas atenção

xadrez

Pode sim arriscar no visual sem que tenha de usar uma peça lisa, mas muito cuidado. Camisas xadrez vichy (quadrados bem pequenos) ficam bem com gravatas de listras mais largas. Evite que a combinação reúna mais de três cores diferentes e evite também a repetição: listra fina com listra fina, xadrez com xadrez, estampas grandes na camisa com estampas grandes na gravata, etc.

Gravata slim bg3

Se a gravata slim for lisa, apenas tenha certeza de que ela combina bem com o terno em questão. Se tiver estampa, procure usar uma com estampas bem pequenas, já que o tamanho desse tipo de gravata é bem menor. Gravata slim pede camisa, calça e paletó bem ajustados ao corpo.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »