As reações das pessoas quando tirei a barba (depois de 11 anos)

Leonardo Filomeno

Tudo começou com uma aposta que eu relutei em aceitar. Quando nosso canal no YouTube tinha atingido 50 mil inscritos, colocamos para a galera votar qual o castigo que queriam ver em troca do objetivo alcançado. Os mais votados eram o que faziam Eddie e eu vestirmos roupas de mulher e o outro era para raspar minha grande e notória barba.

Na época, o primeiro (com uma pequena ajuda minha) ganhou e posterguei passar a lâmina para o futuro, quando atingíssemos 100 mil. Mal sabia eu que ele chegaria em tão pouco tempo. No dia 1º de maio, cinco meses depois, eu tive que raspar minha barba por completo.

Você até pode pensar que isso não é nada demais, afinal, são apenas pelos faciais. Mas, foi só então que me dei conta que não lembrava a última vez que tinha ficado 100% com o rosto liso. Minha memória falha (e fotos de redes sociais) dão conta de lembrar mais ou menos no começo da faculdade, algo que aconteceu há 11 anos atrás.

539532_447398138640055_1966217960_n

Sim, de lá para cá já tive muitas variantes de barba: rala, aparada, bigode, desenhada, cheia, entre outras.

O que eu não tinha percebido, até então, era que a maioria das pessoas com quem eu convivo não teve contato com minha cara lisa. Tirando parentes, restritos amigos e minha companheira, todo mundo já tinha se acostumado a me ver parecendo parte do elenco de 300 Esparta (pelo rosto, não pelo corpo, que fique bem claro!).

Gostaria de agora revelar para vocês as principais coisas que aconteceram e reações (e atitudes) das pessoas quando me viram pela primeira vez sem barba.

1. Eu próprio, não me reconheci direito

Leonardo Filomeno

Sim, a primeira pessoa que mais estranhou (e está assim ainda hoje), fui eu. Quando deslizava a lâmina pelo rosto e rompia com os pelos faciais, parecia que uma pessoa totalmente desconhecida se apresentava diante de mim, no reflexo do espelho.

Acostumado a passar a mão nos pelos grossos, agora eu me deparava com uma pele lisinha. Nem preciso falar no frio que passei, já que o começo do inverno tinha chegado bem na ocasião.

2. Não fui reconhecido pela portaria do meu próprio prédio

As reações das pessoas quando tirei a barba

Moro desde 2014 no meu prédio. E a coisa mais estranha que aconteceu foi chegar em casa de carro e o porteiro não me reconhecer. Vale lembrar que o meu carro é um New Fiesta cor azul Califórnia, o único auto desta cor na residência.

Foi depois de insistentes buzinadas, tive que sair do carro para mostrar para ele que eu era realmente do condomínio. Com risos, ele comentou: “Olha, já até estava pensando que você tinha roubado o seu próprio carro!”.

Ele não foi o único. Muitos outros amigos e conhecidos demoraram a me identificar em uma primeira aproximação. Foram nos encontros, eventos, futebol, aulas de Muay Thai, etc…

3. Minha cadela achou que eu era visita

Leonardo Filomeno

Outro choque eu tive, ao entrar no apartamento foi perceber que nem minha própria cadela me reconheceu. Normalmente sou recebido com lambidas, mas quando cheguei em casa sem barba, ela ficou olhando, cheirando e nada. Só depois de dois dias que ela voltou a me reconhecer e dar as tradicionais lambidas no rosto.

4. Minha mulher me achou um completo estranho

Leonardo Filomeno

Minha companheira gosta do meu visual barbado. Então, eu sabia que a mudança traria um estranhamento para ela. Assim que abri a porta, ela deu uma risadinha e ficou sem graça. Percebi que demoraria um tempo até voltar ao normal.

Por dias ela me beijava e dizia que era muito estranho tudo aquilo. Parecia aquele cara que ela conheceu há quase 12 anos, moleque no cursinho e com a cara lisa.

5. Virei memes e motivos de piadas nos grupos de Whatsapp

Leonardo Filomeno

Nem preciso falar que bastou eu publicar uma foto minha sem barba para começarem a avalanche de memes e zueras de tudo quanto é tipo. Ilustro a matéria com os mais criativos.

6. As pessoas ficaram chocadas nas redes sociais

Leonardo Filomeno

A foto com a primeira mudança no perfil mostra bem o nível de interação estabelecido. Além disso, o público que acompanha no Facebook e no Youtube fizeram todos os tipos de comentários.

7. Melhores comentários comigo de cara lisa

Leonardo Filomeno

  • Quem é esse cara?
  • R.I.P barba do Leo
  • Cara, que atentado!
  • Nãaaaao, fico com cara de bunda!

Leonardo Filomeno

  • Léo, na moral, nunca mais faça isso! kkkkkk
  • Está parecendo meu saco quando eu o raspo?
  • Vou ser direto, parei de fazer a barba porque tá caro.
  • A cara de vocês está parecendo um saco recém raspado.
  • Ficou estampada no rosto a tristeza depois que tirou a barba.

Leonardo Filomeno

  • Que lindo o meu filho. Agora sim e o meu Leo. Beijos (mãe).
  • Gente, o amor supera todas as dificuldades! (Minha Mulher)
  • Mas sacanagem eu sofrendo pra ter barba e Leo tira essa barba foda?
  • Achei que eu era o único que deixava a barba pra parecer que tenho queixo.
  • Mano, mudou muito, viu demorar pra ficar convencido que esse careca seja o Leo?

Leonardo Filomeno

  • Por isso não existe creme rejuvenescedor para homens! É só fazer a barba, Jão kkk?
  • Caralho velho, o Léo é um adolescente mano. O cara é um adolescente de 15 anos calvo manoooooo!!! kkk.
  • olha, posso falar que vocês são aquela imagem do cara macho barbudo e quando faz a barba vira criança hahahahahahaha?
  • Pô, me inscrevi no canal pra ver as dicas de barbas, estou deixando a minha crescer e já tem um mês, a minha está no mesmo estilo da que o Léo tava, e agora?

8. O que aprendi com tudo isso

Leonardo Filomeno

– Você não tem dimensão do quanto pequenas mudanças na sua vida podem causar nas outras pessoas. No meu caso, a ausência da barba do meu rosto fez com que as pessoas (e até eu mesmo) tivessem uma outra visão sobre minha aparência.

– Você rejuvenesce pra caramba! No meu caso, boa parte das pessoas falaram que eu parecia ter 10 anos a menos. Se você estiver com a cara de mal acabado, fica a dica!

– Prepare-se para ser o centro das atenções. Velhos apelidos cairão, muitos outros surgirão. No meu caso, bebê gigante, galinha pintadinha, dedão, etc…

– As pessoas vão amar ou odiar, mas sempre opinam. Grande parte que me conhece acha que eu fico melhor com barba. Mas teve algumas outras que até acharam que o visual cara limpa era melhor (minha mãe estava nesta lista, é claro).

Leonardo Filomeno

– No fim das contas, você até pode não gostar da mudança, mas sempre é bom renovar o visual. Tive fases de barba desenhada, por exemplo, e hoje agradeço por ter mudado o estilo.

– Gosto de ter e manter meu estilo barbudo. Mas, quando a causa é nobre, o sacrifício é válido. Foi bem legal comemorar a evolução do nosso canal de vídeos pagando essa promessa.

– Relaxem, no fim das contas a barba cresce! Diferente do meu cabelo (parco e cheio de entradas), o bom disso tudo é que a minha barba vai crescer e, daqui a alguns meses, estarei ostentando outro estilo. Qual vai ser? Só o tempo dirá.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »