6 truques de estilo para parecer mais alto

Criar a ilusão de alguns centímetros extra apenas com roupas pode parecer papo furado, mas é possível, sim, parecer pelo menos um pouco mais alto se você souber usar estampas, cortes e sobreposições a seu favor.

O especialista em estilo Freddie Kemp compartilhou algumas dicas fundamentais para alongar a silhueta e, de quebra, ainda se vestir mega bem.

Preste atenção no corte

Muitas roupas produzidas em escala industrial não vão se encaixar perfeitamente no seu corpo e isso é natural. Mas, em vez de deixar a roupa na loja – ou, pior: levá-la pra casa e usá-la sem ajustar – saiba que é bem interessante conhecer um alfaiate ou costureira para ajustar a peça ao seu corpo.

Para quem é baixinho e quer parecer mais alto, essa dica é ainda mais importante. Algumas peças, por exemplo, precisam de ajustes para a proporção valorizar sua estatura, como o blazer, que deve terminar logo abaixo do quadril e suas mangas devem deixar 1/2 polegada do punho à mostra.

No caso das camisas, Freddie Kemp explica que as mangas devem terminar logo abaixo do pulso. Quando elas ultrapassam esse limite, você encolhe dentro da peça.

É raro encontrar uma peça que já tenha as proporções do seu corpo, então, valorize um alfaiate.

Evite roupas muito largas

Aquele estilo mais street, repleto de peças largas, calças de moletom 2 números acima do indicado e camisetas compridas pode fazer o estilo de muitos homens mas, se você é baixinho e quer parecer mais alto, talvez não seja uma boa ideia usar peças largas.

Veja bem: não estamos ditando o que você deve vestir, mas, se o seu objetivo é esticar visualmente, usar peças que não são do seu tamanho pode provocar o efeito oposto.

Então, escolha calças com cortes slim ou straight e também use peças mais justas na parte de cima.

Mantenha a mesma tonalidade

A mistura de estampas e o contraste de cores são duas tendências bem interessantes para trabalhar na hora de se vestir mas, se você quer a ilusão de uns centímetros extras, talvez seja uma boa fugir do ar mais descontraído proporcionado por essas tendências e manter a mesma tonalidade de cores nas peças escolhidas.

Freddie Kemp explica: “Ao evitar composições contrastantes demais, você cria uma continuação de cores por toda a linha central do seu corpo, o que te ajuda a manter uma ilusão de silhueta mais longa”.

Mas isso não é desculpa para deixar de lado as peças que gosta! Dá pra ser criativo sim!

Centímetros extras nos pés

Você não precisa usar sapatos de plataforma, mas pode abusar de pequenos saltos para parecer mais alto, sim.

Freddie Kemp recomenda que você invista em um bom par de sapatos oxford com aquele pequeno salto que vai te ajudar a parecer mais alto – e também te deixar muito mais elegante.

Você também pode apostar em tênis com uma plataforma discreta para ganhar alguns centímetros! Mas evite aqueles modelos com muitas estampas ou com o cano mais alto, principalmente se você for usar o tênis com bermudas.

Onde comprar:

+ Oxford
+ Tênis

O truque das linhas verticais

Você já deve ter ouvido falar alguma dessas máximas do mundo da moda: “preto emagrece” e “listras verticais te fazem parecer mais alto”.

Ambas são dicas reais e o truque visual proporcionado por elas realmente acontece: “mas, mesmo assim, é bom evitar usar listras verticais na parte de cima e de baixo, só opte pela combinação se você estiver usando um terno”, diz Kemp.

Saiba quando colocar a camisa dentro da calça

Por último, uma dica importante é conhecer o seu corpo e suas proporções para entender qual é a sua parte mais longa e como valorizá-la. Isso vai influenciar em decisões básicas de vestuário como, por exemplo, colocar ou não colocar a camisa para dentro da calça.

Freddie Kemp indica: “se você tem pernas compridas mas um tronco curto, mantenha sua camisa para fora da calça e, assim, alongue a sua parte superior”. O mesmo funciona se o cenário for inverso. Se você tiver um tronco comprido e pernas mais curtas, coloque a camisa para dentro da calça e melhore suas proporções.

Essa dica também vale para calças e bermudas. Se você quiser alongar seu tronco, bermudas podem te ajudar; mas, se você quiser esticar suas pernas, bermudas podem te atrapalhar, afinal, elas quebram a linha central do seu corpo.

Então, conheça suas proporções e trabalhe com elas para criar a imagem que você quer!

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »