15 Vantagens pelas quais você deve se orgulhar de ser careca

Entra ano e sai ano e continuo escutando as mesmas piadinhas acerca de ser um careca. Aí você me pergunta se eu fico chateado. De nenhuma forma, Vin Diesel, Bruce Willis, Michael Jordan, The Rock, Jason Statham, e tantos outros caras fodas e famosos estão aí para provar que a calvície não interfere em nada no meu convívio social e nem na imagem que quero passar ao mundo.

+ 12 Famosos Carecas se tivessem cabelos

Digo o contrário até. Além de dar um estilo legal ao seu visual, ser careca pode proporcionar uma série de benefícios ao homem, inclusive na saúde. Dúvida? Abaixo vai uma seleção deles!

1. Você economiza uma baita grana com cabeleireiro e produtos para os cabelos

Quando você tem (ou acha que tem) cabelo na cabela, precisa ir com certa frequência ao barbeiro para dar uma aparada na juba e manter o corte de cabelo que gosta. Só isto vai uma boa grana do seu bolso.

Além do mais, existe uma infinidade de produtos para manter seu cabelo em ordem, como shampoos, condicionadores, cremes, gel, cera, pomada, etc… ou seja, não é barato manter sua cabeleira em ordem.

Um careca vai poucas vezes ao barbeiro (até porque com uma maquininha ele pode dar conta em casa) além de economizar uma baita grana com produtos para a área. Ser careca é muito mais econômico.

2. Ajuda a combater o câncer

Ficar careca também pode trazer benefícios para a saúde masculina. Um estudo realizado em 2010 constatou que os homens que ficam calvos ainda jovens têm 45% menos probabilidade de serem vítimas de câncer de próstata.

Segundo os cientistas, da Universidade de Washington School of Medicine, em Seattle, a perda de cabelo pode alterar níveis de testosterona e inibir o avanço da doença quando mais velho.

3. Você não perde tempo arrumando seu cabelo quando acorda de manhã

Não são só as mulheres que querem ter um cabelo bonito e bem arrumado. Com a proliferação de cortes e estilos de cabelo masculino, homens acabam perdendo muito tempo pela manhã para deixar a juba em ordem. Se você é careca, basta abrir os olhos, jogar água no rosto, escovar os dentes e está pronto pro que der e vier.

4. Você parece mais maduro e confiável

A Universidade de Barry, na Flórida, quis buscar a resposta pela qual a calvície nunca deixou de existir mesmo sendo considerada há muitas gerações como um traço estético e social negativo por algumas pessoas. Os cientistas descobriram que a resposta está em que o careca parece mais maduro e confiável.

Os pesquisadores pediram que pessoas avaliassem um grupo de homens em termos de atratividade física, agressividade, apaziguamento e maturidade social (uma mistura de honestidade, inteligência e status). Os resultados mostraram que os homens calvos, embora menos atraentes em um primeiro momento, pontuaram muito bem no último quesito (maturidade social).

5. Nenhuma marca de sol no verão

Nos dias de sol, você não tem que se preocupar onde deve passar protetor solar e nem na sujeira que é passar na pele e ficar aquele creme no seu cabelo com um visual estranho. Basta passar no rosto e na careca inteira e curtir a praia sem problemas e sem preocupação.

6. Você não precisa se preocupar com cabelos brancos

Embora isso não seja realmente ruim, você precisa convir que pessoas se preocupam e se incomodam quando os fios brancos começam a aparecer. Você acha que Anderson Silva e Vin Diesel gasta dinheiro comprando tintura pra cabelo pra esconder os fios brancos? De forma nenhuma.

E isso conta bastante pontos quando você entrar mais a fundo na vida adulta. Esse sinal de que você está ficando velho não afeta os carecas.

7. Você nunca precisa se preocupar em ter um cabelo ruim ou desarrumado

Você usou cera, pomada, fixador para manter aquele corte pompadour estiloso. Aí, aparece aquele seu amigo FDP e te cumprimenta bagunçando seu cabelo. Ou, a chuva bate e seu cabelo que fez chapinha arma na hora.

O careca não se preocupa em andar na chuva, cabecear uma boa ou desarrumar o penteado. Sua cabeça sempre está impecável.

8. Você pode focar os esforços em ter uma barba foda!

Você já notou os carecas parecem ter as melhores barbas e bigodes? Isso porque as pessoas calvas conseguem concentrar as atenções e esforços nos seus pelos faciais.

Além de fazer as pessoas concentrarem a atenção visual na sua barba e não na sua careca, você consegue esconder defeitos (como um queixo pequeno e afinar o rosto) e realçar qualidades. Quando você é careca e tem uma barba de respeito, você vira um badass!

9. Você tem um acervo de chapéus, bonés e gorros

Poucos cabeludos sabem realmente como usar chapéus, já que a preocupação em manter um penteado é grande. Mas os calvos aprenderam a usar o acessório com estilo (ou diríamos que foi a necessidade).

Você tem uma coleção de chapéus, bonés e gorros, tanto para o inverno quanto para o verão. Ou seja, as pessoas calvas sabem a importância de olhar o visual por completo, da cabeça aos pés, prestando atenção aos pequenos detalhes e acessórios.

10. Focar nos olhos e óculos

Uma coisa que se destaca no rosto dos carecas são os olhos, já que os cabelos não atraem a atenção do público. Mas, não se preocupe se você não tem lindos olhos azuis, você pode chamar a atenção do público usando óculos fodas e brincando com armações e modelos.

Só tente evitar os muito redondos, já que eles dão um aspecto de cabeça de ovo para os carecas.

11. Você nunca terá um corte de cabelo ridículo em fotos antigas

A maioria das pessoas quando ficam mais velha costumam olhar para as fotos do passado com uma certa vergonha, pelos cortes de cabelo que tinham ou que seus pais cultivaram na adolescência. Se você é um careca desde novo, pode só focar seus pensamentos nas decisões ruins que tomou naquela época, e não na sua cabeleira.

12. Banhos rápidos, quase sempre

Se você tem cabelo, tem que, além de lavar o corpo inteiro, gastar um tempo passando shampoo e condicionador. Se você é careca, só vai gastar tempo extra em uma provável ‘banheta’. Ou seja, o pouca telha economiza muita água e a natureza (junto com as futuras gerações) só agradecem!

13. Você tem ídolos incríveis  carecas para se inspirar

Vin Diesel, Bruce Willis, Michael Jordan, The Rock, Jason Statham, etc… existem uma infinidade de celebridades e personalidades masculinas carecas para admirar. Isso sem contar com Charlize theron e Natalie Portman que flertaram com a máquina zero por um tempo e ficaram muito fodas!

Aí você pensa, mas se eles tivessem cabelos seriam muito melhores. Dá uma olhada nesta matéria e tire suas próprias conclusões

14. Você faz parte da família calva

Uma das regras veladas dos carecas é que nós temos uma certa irmandade ou pacto de colaboração mútuo. Quando encontramos outro calvo, logo abrimos o sorriso, prestamos ajuda ou somos ajudados por esses pares assim que preciso. É uma espécie de código do calvo. Você deve respeitá-lo para fazer parte dele.

15. Os carecas são mais dominantes

A revista Social Psychological and Personality Science, fez um levantamento de estudos que mostram a relação entre (a falta de) cabelos e personalidade masculina. Três estudos sugeriram que a escolha de um homem em raspar a cabeça influencia a percepção deles pelas outras pessoas.

O primeiro diz que os carecas são classificados como mais dominantes que os cabeludos. A segunda pesquisa retirou digitalmente os cabelos dos participantes e os que ficaram carecas foram classificados como mais dominantes, altos e fortes do que realmente eram.

Por fim, o último estudo diz que os homens que estão perdendo cabelo naturalmente melhoram sua relação com outras pessoas quando optam por raspar o cabelo completo.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »