10 Motivos para você NÃO usar Barba

Créditos: Reprodução

Nos últimos anos, a onda das barbas invadiu o mundo inteiro e parece que, para você se considerar um homem de verdade, precisa ter uma barba cultivada. Pois é: vivemos em 2016 e, mesmo assim, certos estereótipos da era medieval continuam incorporados na nossa sociedade.

A única verdade que você deve tomar para si é a de que sua aparência não é responsável pelo seu caráter, comportamento ou essência. O que te faz homem é o que está dentro de você, não fora.

Ou seja: ter barba comprida ou não ter barba alguma não te faz mais ou menos digno do seu gênero.

Então, se você já se sentiu pressionado de alguma forma a cultivar uma barba, separamos uma lista de razões para você deixar essa ideia de lado.

Você vai precisar cuidar dela

Créditos: Reprodução

Se você tem preguiça só de pensar em aparar a barba com frequência em barbearia, lavá-la bem, cortá-la quando necessário, manter o formato correto, raspar praticamente 2 vezes por semana os pelos extras e passar produtos específicos para tirar a oleosidade e resquícios de sujeira, talvez seja melhor mudar de ideia, afinal, são vários pequenos cuidados diários que você vai precisar tomar.

Seus gastos vão aumentar

Créditos: Reprodução

Fazer a barba diariamente é uma rotina barata quanto comparada aos gastos com uma barba comprida. Cremes e óleos são apenas alguns exemplos: você vai precisar comprar vários acessórios, como tesouras e pentes específicos e também terá que ir ao barbeiro com mais frequência para corrigir falhas e ajeitar o desenho da barba.

O sexo oral pode ser mais complicado

Créditos: Reprodução

Você gosta de fazer sexo oral na sua namorada? Então, com a barba comprida o processo vai ficar um pouco mais complicado. Talvez a sua namorada nem ligue, mas você certamente vai ter que ter um cuidado em dobro para limpar bem a barba, afinal, a higiene íntima da sua namorada estará em jogo, assim, é claro, como a sua higiene pessoal: pelos e secreções costumam não combinar muito bem.

Sua barba é falhada ou rala

Créditos: Reprodução

Caso você não ligue e não se sinta mal por isso, vá em frente! Mas, mesmo assim, uma barba falhada pode dar muito mais trabalho que uma barba comum. Afinal, não são todos os homens que possuem bastante pelos no rosto e conseguem cultivar uma barba cheia. Na verdade, a maioria dos homens tem uma barba rala e, neste caso, a solução mais prática é apostar em um cavanhaque.

Você tem um rosto mais jovem

Créditos: Reprodução

Este pode ser um bom motivo para você não deixar sua barba crescer, mas também pode ser uma boa razão para cultivá-la e se livrar do rosto de menino. Se você está em dúvida, pense na sua personalidade: se você deixar a barba crescer, vai ficar parecendo que ela não combina com o seu rosto ou que, de alguma forma, é falsa? Caso a resposta seja positiva, abra mão da barba comprida.

O tom do seu cabelo é diferente da cor da barba

Créditos: Reprodução

A maioria dos homens tem tons diferentes de barba e cabelo. Loiros, por exemplo, costumam ter a barba mais ruiva, e morenos podem ter a barba em tons castanhos. Quando a diferença é bem nítida, talvez seja hora de mudar de ideia e cortar a barba fora – se você se importar com isso, é claro.

A sensação de descontinuidade entre o cabelo e a barba causa a impressão de que a barba não é natural.

Ela pode destacar características que você não gosta

Créditos: Reprodução

Como a barba esconde a maior parte do rosto, outras ficam em evidência. Então, se você é inseguro em relação ao tamanho dos seus olhos, nariz, bochechas ou testa, talvez não seja uma boa deixar a barba crescer.

Você vai parecer bem mais velho

Créditos: Reprodução

A barba comprida pode proporcionar um ar de maturidade interessante mas, em muitos casos, ela envelhece os homens: e esse envelhecimento não é causado apenas pelo excesso de pelos. Como foi dito no item anterior, a barba destaca outras características do rosto, então, se você tem bastante rugas ou linhas de expressão na testa, elas vão ficar bem mais evidentes, proporcionando a sensação de que você é mais velho do que realmente é.

Ela não combina com o seu cabelo

Créditos: Reprodução

A barba faz parte de uma harmonia facial completa: se ela não combina com o seu corte de cabelo, tudo pode ficar estranho no seu visual. Então, se você não está disposto a mudar o seu corte, abra mão da barba.

Ela simplesmente não combina com você

Créditos: Reprodução

Não há problema algum em não combinar com uma barba comprida. Cada rosto e personalidade se encaixa melhor com um estilo, então, encontre o seu e não tenha vergonha se achar um que se enquadre com uma barba cultivada.

Você pode ser e usar o que quiser, o mais importante é não trair sua personalidade e nem essência.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »