Vai começar a Copa do Mundo de Rugby

Copa Mundial de Rugby

Vai começar a Copa das Copas, mas, dessa vez, é a da bola oval. De 18 de setembro até 31 de outubro, a Inglaterra recebe a Copa do Mundo de Rugby.

Essa edição promete ser não só a mais disputada, como também a mais vista de todos os tempos. Motivos não faltam. Mas antes, uma pequena introdução sobre o esporte.

Rugby

O Rugby durante muito tempo permaneceu restrito as colônias britânicas ou a países onde tiveram uma grande corrente migratória inglesa. Hoje ele é praticado em mais de 120 países.

Muitas vezes visto como um esporte violento, o Rugby preza por valores dentro e fora de campo. São eles o Respeito, o Companheirismo e a Humildade (com “H” maiúsculo, como as traves do Rugby). Não à toa, é conhecido como o “esporte de brutos, jogado por cavaleiros”.

O jogo é disputado por dois times com 15 jogadores cada. São dois tempos de 40 minutos em um campo com dimensões similares aos do futebol. O objetivo principal dos jogadores é marcar um “try”, que é quando a bola é apoiada na área atrás do gol.

Existem outros jeitos de pontuar. Penais convertidos somam 3 pontos, Drop goals também somam 3 pontos e a conversão do try vale mais 2 pontos.

Crédito: Shutterstock

A Copa do Mundo desse ano será disputada na Inglaterra, país onde surgiu o esporte. O fuso horário favorecerá a transmissão e, consequentemente, maior será o número de televisões ao redor do mundo que estarão ligadas nos canais onde passarão os jogos. Aqui no Brasil, os canais ESPN terão exclusividade nas transmissões.

Após a profissionalização dos atletas de Rugby, a partir do ano de 1995, a Copa do Mundo de Rugby foi pra outro patamar no mundo esportivo.

Hoje, é o terceiro evento esportivo mais visto no mundo, perdendo somente para a Copa do Mundo de Futebol da FIFA e as Olimpíadas de verão.

História da Copa Mundial de Rugby

Campeão Copa mundial de rugby 95

Disputada desde 1987, quando a Nova Zelândia sediou e foi campeã, a Copa do Mundo sempre foi disputada a cada 4 anos. Em 1991, a Austrália foi campeão, repetindo o feito em 1999.

Em 1995, a África do Sul levantou a taça Webb Ellis (nome dado em homenagem ao “criador” do Rugby), título emblemático e relembrado no filme “Invictus”, do diretor Clint Eastwood. Em 2007, na França, os Springboks (apelido da seleção sul-africana), comemoraria o bicampeonato.

Em 2003, na Austrália, foi a vez da Inglaterra levantar o caneco, numa final disputadíssima contra os anfitriões que teve como desfecho o drop goal do lendário Jonny Wilkinson no último minuto da prorrogação.

Já a última edição, foi disputada outra vez na Nova Zelândia e, mais uma vez, os temidos All Blacks fizeram valer seus domínios e levantaram a taça pela segunda vez.

  • 1987 – Nova Zelândia
  • 1991 – Austrália
  • 1995- África do Sul
  • 1999 – Austrália
  • 2003 – Inglaterra
  • 2007 – África do Sul
  • 2011 – Nova Zelândia

E em 2015, quem são os favoritos?

Crédito: Shutterstock

Além dos já citados campeões, França (três vezes finalista), Irlanda, Gales, e, por quê não dizer, a Argentina estão entre os favoritos.

Ou seja, das 20 seleções que disputarão a Copa do Mundo desse ano, oito tem grandes chances de levantarem a taça, e se esbaldarem em cerveja após a conquista (como manda a tradição).

Como é o formato da Copa do Mundo de Rugby de 2015?

Crédito: Shutterstock

É um formato bem simples. Serão 4 grupos com 5 seleções cada. Os melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, junto aos 3 melhores segundos colocados no geral.

Grupo A : “O grupo da morte”, terá a anfitriã Inglaterra, Gales, Austrália (ou seja, umas das favoritas pode ficar caminho), além da perigosa seleção de Fiji, e dos bravos jogadores uruguaios.

Grupo B: África do Sul, Samoa, Japão, Escócia e Estados Unidos. Nesse grupo, dificilmente a seleção africana não será a primeira colocada, sendo que Escócia e Samoa tentarão o segundo posto do grupo. Mas todo cuidado é pouco com os outros dois, já que Japão e Estados Unidos evoluíram bastante nos últimos anos.

Grupo C:  Nova Zelândia, Argentina, Tonga, Namíbia e Geórgia. Os All Blacks são francos favoritos nesse grupo. A Argentina terá que fazer frente aos times de Tonga e Georgia, a Namíbia mais uma vez será o “saco de pancadas” do grupo e da Copa.

Grupo D: França, Itália, Irlanda, Canadá e Romênia. A França, que sempre cresce muito em mundiais, não pode ser apontada como favorita nesse grupo, já que a seleção irlandesa vêm “voando” em campo, e tem tudo para garantir o primeiro lugar. A Itália pode arrancar alguns pontinhos das duas favoritas, enquanto Romênia e Canadá, aguardarão o confronto entre si, para não saírem sem nenhuma vitória durante a Copa.

E o Brasil?

Reprodução

Por mais que o Rugby seja um esporte centenário em terras tupiniquins, somente nos últimos anos o esporte tem ganho certa notoriedade. O Brasil foi desclassificado nas eliminatórias, quando ganhou do Paraguai, mas perdeu para o Chile e Uruguai. Nesse caso, resta-nos escolher alguma seleção para torcer.

O chute inicial será dado em Londres, no estádio de Twickenham, o Maracanã do Rugby, e além das mais de 80 mil pessoas que estarão presentes ao estádio, cerca de 3 bilhões ao redor do mundo assistirão a partida inicial entre Inglaterra e Fiji. Não tem como perder!

O jogo será as 20 horas do horário local, do dia 18 de Setembro. Ou seja, o happy hour de sexta terá muita cerveja e Rugby pra animar o pessoal.

Texto escrito por Daniel Borges. Professor de História, apaixonado por esportes, mas preguiçoso para pratica-los. Adora cerveja gelada, só come pizza com as mãos e odeia beterrabas.

Quer ter seu texto publicado aqui? Mande um e-mail com sugestão para [email protected] e quem sabe nós não publicamos?

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »