facebook retarget

TUF Brasil 2013 – The Ultimate Fighter Brasil 2

TUF Brasil 2

Domingo, 17 de março, começa a segunda temporada do TUF Brasil 2013. Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum são os técnicos do programa exibido na Globo e se enfrentam no final do programa, no UFC on Fuel 10, em 8 de junho, provavelmente em Fortaleza, Ceará.

+ Confira as frases polêmicas dos lutadores do TUF Brasil 2013
Melhores lutas da história do UFC

Serão 28 lutadores da categoria peso meio-médio (até 77,1 kg) que lutam pelo sonho de conseguir um contrato com o UFC. Em relação a primeira edição, o TUF Brasil 2013 envelheceu bem. No primeior domingo, após o Big Brother Brasil, o torneio conta com as sete primeiras lutas eliminatórias e os sete primeiros atletas que entrarão na casa. No segundo episódio, mais sete lutas e os sete lutadores que completarão os finalistas do torneio. Semanalmente será apresentado um episódio culminando com uma luta eliminatória. Os dois finalistas disputarão o título do programa e um contrato de seis dígitos com o UFC

Em 2012, a média de idade dos 32 participantes da primeira rodada foi de 25,3 anos. Já os 28 lutadores da fase preliminar deste ano tem, em média, 28,5 anos. No TUF Brasil 1 tínhamos apenas dois lutadores entre 30 e 35 anos. Dessa vez, são dez. No ano passado, 11 tinha de 20 e 24 anos. Agora, nessa faixa idade são apenas quatro. Já a média de lutas na carreira continua mais ou menos a mesma.

Rodrigo Minotauro é uma das maiores lendas do esporte e irá ser treinador pela segunda vez em um reality show. Ele já que foi treinador na oitava versão, do programa nos Estados Unidos.

Já Fabrício Werdum é um dos maiores nomes do Brasil, no Jiu Jitsu, e foi treinador da modalidade na equipe de Wanderlei Silva, na primeira edição do TUF Brasil.

Veja a divisão de times, por ordem de escolha

Time Nogueira
Luiz “Besouro”(lesionado), Santiago Ponzinibbio, Neilson Gomes (lesionado), Leo Santos, David Vieira (eliminado), William “Patolino” e Cleiton “Foguete”(eliminado)

Time Werdum
Pedro Iriê (eliminado), Yan Cabral (lesionado), Tiago Alves(eliminado), Viscardi Andrade, Márcio “Pedra” (eliminado), Juliano “Ninja” (eliminado) e Thiago “Marreta” (eliminado)

Resumo do terceiro episódio do TUF Brasil 2013 (31/3)
Thiago Alves derrota Cleiton Foguete - TUF Brasil 2013

Werdum venceu na moeda e teve o direito de escolher a primeira luta para casar nas oitavas de final. O técnico confrontou o paulista Tiago Alves, invicto na carreira profissional, contra Cleiton Foguete, que já havia confessado estar machucado após a batalha para entrar em casa.

A atitude de casar um lutador “saudável” contra um machucado foi criticada por Rodrigo Minotauro, ao que Werdum rebateu “a intenção era essa mesmo, de desestabilizar o time oposto”.

Tiago Alves dominou Cleiton “Foguete” no chão e levou primeira vitória da casa.

No segundo confronto da noite, Yan Cabraal, invicto de dez vitórias, foi escolhido do time Werdum. Do lado do Minotauro, David Vieira, com quatro vitórias invictas, foi o adversário escolhido.

Yan finaliza David Vieira, mas, ameaçado por lesão, pode sair prematuramente do reality show.

Resumo do quarto episódio (7/4)
Viscardi venceu por nocaute técnico Thiago Jambo TUF Brasil 2013

O quarto episódio mostrou o porquê do MMA ser um esporte propenso a reviravoltas. Apesar de ganhar a luta, Yan Cabral, do Team Werdum, teve sua mão fraturada e foi forçado a sair da casa. Dana White anunciou Daniel Gelo no seu lugar.

O time do Minotauro ganhou a prova e teve o direito de escolher a próxima luta, entr e Viscardi Andrade x Neilson Gomes, ou “playboy x jagunço”. Mas, após uma brincadeira, Neilson machucou o joelho e foi costatada a lesão no ligamento cruzado anterior. O suplente Thiago Jambo ocupou seu lugar, para fazer a revanche contra Viscardi, que o havia vencido na fase eliminatória.

Viscardi garantiu o nocaute técnico contra Thiago Jambo, com uma sequência de cruzados potentes. Após a vitória, o momento desrespeito. Viscardi foi até Minotauro e mandou um “essa é pra você”. O ex-campeão do Pride e UFC respondeu com um sonoro “vai tomar. no … moleque!”.

Pouco depois, pedidos de desculpa exigidos, feitos e aceitos mutuamente. Mas Minotauro ainda mandou recado para as câmeras. “Se eu tivesse 77kg, entraria no octógono e daria boas porradas nesse cara”.

Resumo do quinto episódio (14/4)
Patolino venceu por decisão unânime Thiago Marreta - TUF Brasil 2013

O quinto episódio foi marcado pela reviravolta do time Nogueira e pela guerra entre os times.A batalha começou após uma brincadeira do Time Werdum, que plantou uma “macumba” no vestiário da equipe oposta. A pegadinha gerou uma reação da equipe rival. Logo, estava declarada a guerra entre os vestiários: entre “barricadas” improvisadas, maçãs, bananas, latinhas e cadeiras foram arremessadas sem piedade.

Com o direito de escolha após vitória na última luta, Werdum optou por confrontar Thiago Marreta com William Patolino. Com boas quedas e usando bem o jiu-jitsu, Patolino ganhou por decisão unânime. No final, ainda arriscou um rap para tirar onda do adversário.

Depois da primeira vitória, o Time Nogueira escolheu Leo Santos para lutar contra Juliano “Ninja”. A luta foi truncada no chão, com o árbitro intervindo duas vezes. No fim, Leo dominou mais a luta e também derrotou o adversário por decisão unânime. “É hora da virada”, comemorou Leo, que saiu carregado pela equipe sob cantos de “a virada começou”.

Resumo do sexto episódio (21/4)
Luis Besouro x Pedro Iriê - TUF Brasil 2013

os times Werdum e Nogueira chegaram empatados no sexto episódio do The Ultimate Fighter Brasil 2. No final dele, após a finalização de Luis Besouro em Pedro Iriê, colocou Nogueira na frente do placar e transferiu a expressão de preocupação para o outro time, que dominou os quatro primeiros episódios.

Após vencer uma partida de queimada, o Time Werdum teve o direito de escolher a próxima luta. Werdum chamou Pedro Iriê para representá-lo e Luis Besouro, do Time Nogueira, como oponente. O vencedor da luta passaria para a próxima fase e ainda colocaria sua equipe em vantagem na competição.

Besouro dominou a luta, mostrou-se melhor na trocação e ainda levou o adversário para o chão, tentando uma chave de braço. Quando faltava 1min23s para o final do primeiro round, Luis Besouro conseguiu a finalização.

Resumo do sétimo episódio (28/4)
tuf Brasil 2013

No sétimo capítulo do Tuf Brasil 2013, o argentino Santiago Ponzinibbio passou para as quartas de final, derrubando o carioca Márcio Pedra, em uma das mais empolgantes e polêmicas lutas desta edição.

Agora, o Time Nogueira contabiliza quatro pontos, contra apenas dois do Time Werdum. Faltam apenas duas lutas para fechar essa fase: a batalha entre Gelo (substituto de Yan Cabral) e Cleiton Foguete, e a repescagem, que dará a dois lutadores derrotados a chance de entrar no reality novamente.

O episódio contou ainda com a presença especial do ex-campeão e membro do Hall da Fama do UFC Chuck Liddell, que comandou um treinamento para as duas equipes.

Resumo do oitavo episódio (5/5)
tuf Brasil 2013 2

O sétimo episódio definiu os lutadores que seguem na disputa do The Ultimate Fighter Brasil 2. Enquanto Marreta bate Iriê, Daniel Gelo decepciona sem nem entrar no octogonal.

Daniel Gelo, que já estava escalado para encarar Cleiton Foguete, se apresentou 1,600kg acima dos 77kg, limite da divisão meio-médio. De acordo com as regras da Comissão Atlética, o lutador não pode cortar mais de 1kg num período inferior a uma hora e, numa definição final, Cleiton Foguete seguiu rumo a próxima fase enquanto Gelo foi definitivamente eliminado, inclusive do convívio com os demais participantes do TUF Brasil 2.

Como Marreta e Iriê eram atletas do Time Werdum, os treinadores optaram em não dar instruções. Thiago Marreta e Pedro Iriê desde o início optaram pela trocação numa das lutas mais parelhas e disputadas da edição. Na decisão dos juízes, a vitória foi para Marreta.

Resumo do nono episódio (12/5)
Patolino nocauteia Tiago Alves

O episódio apontou todas as batalhas das quartas de final do programa, além de apresentar a primeira luta da fase. Patolino dá um incrível nocaute em Tiago Alves e o time Nogueira garante uma vaga nas semifinais do do TUF Brasil 2013.

Apesar da vitória, uma lesão na mão tira Besouro da competição. Desta forma, David ganha segunda chance, enfrentando Viscardi na 2ª etapa da competição.

Apeser do seu jeito brincalhão, Patolino levou a luta a sério e ganhou com sobras, ainda no primeiro round. Tiago tentou levar o adversário para o chão, mas Patolino hesitava, controlando com socos em pé. Ele conseguiu duas quedas no primeiro round e dois knockdowns. Depois de cerca de três minutos de luta, Patolino encaixou uma boa série de socos que deixaram Tiago desorientado.

Resumo do décimo episódio (19/5)
viscardi andrade  ganha de Davi Vieira

No episódio, que marcou a visita de José Aldo, o Time Nogueira garante Leonardo Santos na final. Ainda assim, o Time Werdum se manteve vivo na briga pelo título com Viscardi Andrade, único representante que passou para a próxima fase.

Na luta, Léo Santos surpreendeu Marreta com jabs, cruzados e chutes no começo. Derrubou e controlou o adversário no chão. Apesar da recuperação de Marreta no segundo round, Léo Santos foi superior a luta toda e venceu o oponente.

O confronto entre Viscardi Andrade e Davi Vieira foi bastante estudado no começo. Apesar da Envergadura, Davis só buscava a luta no chão, enquanto Viscardi ditava o rítmo e os golpes em pé. Os juízes deram vitória unânime para este, que declarou estar mais confiante que nunca com o título.

Resumo do décimo primeiro episódio (26/5)
tuf brasil - santiago

O 11º episódio do programa definiu a última vaga nas semifinais do reality show. Apesar de serem da mesma equipe, Santiago Ponzinibbio e Cleiton Foguete tiveram de deixar a amizade de lado e entrar em combate no Octógono. Sorte para o argentino Santiago, que ganhou a luta e é o primeiro lutador de outra nacionalidade a chegar na fase decisiva do TUF Brasil.

Foguete iniciou bem contra Santiago, conectando bons golpes com os punhos e boa esquiva. Santiago conseguiu quedar, de onde trabalhou o ground and pound, mas Cleiton se levantou. Na segunda parcial, o argentino tratou de derrubar novamente, atacou com cotoveladas, pegou as costas e montou, de onde socou até praticamente o final do segundo round para vencer por decisão unânime.

Leonardo Santos e Patolino fazem a final do TUF Brasil 2
Leonardo Santos e Patolino fazem a final do TUF Brasil 2

O último episódio do The Ultimate Fighter Brasil 2 revelou os dois finalistas do reality show. O título vai ser definido entre Willian Patolino e Leonardo Santos, este substituindo o argentino Santiago Ponzinibbio, que venceu a semifinal, mas se contundiu durante a luta.

Para chegar a chance de disputar a final, Santiago Ponzinibbio venceu Leo Santos, mas a disputa trouxe uma mão quebrada e a necessidade de abandonar a decisão do TUF. Já Patolino venceu Viscardi na outra ponta da tabela, dominando o centro do octogonal, conectando bons socos.

Agora, no dia 8 de junho, Fortaleza recebe o desfecho do torneiro, com os capitães Minotauro Nogueira e Fabrício Werdum, dois pesos pesados numa revanche histórica, além de revelar o grande vencedor do reality show do UFC.

Veja os classificados e os confrontos para as quartas-de-final TUF Brasil 2:

Time Nogueira
Leonardo Santos
Willian Patolino
Luis Besouro
Santiago Ponzinibbio
Cleiton Foguete

Time Werdum
Tiago Alves
Viscardi Andrade
Thiago Marreta

Patolino vs. Tiago Alves = vitória Patolino
Thiago “Marreta” vs. Leo Santos = vitória de Leo Santos
Viscardi Andrade vs. David Vieira = vitória de Viscardi Andrade
Cleiton “Foguete” vs. Santiago Ponzinibbio = vitória de Santiago Ponzinibbio

Patolino vs. Viscardi Andrade = vitória Patolino
Santiago Ponzinibbio vs. Leo Santos = vitória de Santiago Ponzinibbio (contusão tirou o argentino da final

 

Confira os 28 participantes do TUF Brasil 2013

Bruno Dias, o Jacaré - TUF Brasil 2
Bruno Dias “Jacaré” (11-3-1), 26, Bragança Paulista, SP

Cleiton Duarte, o Foguete - TUF Brasil 2
Cleiton Duarte “Foguete” (12-1-0), 32, Rio Grande, RS

Daniel Oliveira de Azeredo, o Gelo - TUF Brasil 2
Daniel Oliveira de Azeredo “Gelo” (4-1-0), 29, Nilópolis, RJ

David Vieira da Silva - TUF Brasil 2

David Vieira da Silva (4-0-0), 31, Rio de Janeiro, RJ

Felipe Olivieri - TUF Brasil 2
Felipe Olivieri (11-4-0), 27, São João de Meriti, RJ

Gil Freitas - TUF Brasil 2
Gil Freitas (14-5-0), 29, São Paulo, SP

Henrique Vasconcelos, o Sucuri - TUF Brasil 2
Henrique Batista “Sucuri” (4-0-0), 27, Linhares, ES

Juliano Wandalen, o Ninja - TUF Brasil 2
Juliano Wandalen “Ninja” (7-3-0), 35, Blumenau, SC

Leandro Silva, o Buscapé - TUF Brasil 2
Leandro Silva “Buscapé” (5-0-0), 26, São Paulo, SP

Leonardo Santos - TUF Brasil 2
Leonardo Santos (11-3-0), 33, Rio de Janeiro, RJ

Luciano Contini - TUF Brasil 2
Luciano Contini, (8-1-0), 29, Curitiba, PR

Luis Jorge Dutra da Silva Jr., o Besouro - TUF Brasil 2
Luiz Jorge Dutra da Silva Jr “Besouro” (11-2-1), 31, Rio de Janeiro, RJ

Márcio Santos, o Pedra - TUF Brasil 2
Marcio Santos “Pedra” (4-0-0), 24, Rio de Janeiro, RJ

Neílson Gomes - TUF Brasil 2
Neilson Gomes (14-2-0), 26, Salvador, BA

Pedro Iriê - TUF Brasil 2
Pedro Iriê (9-5-0), 33, Bragança Paulista, SP

Roberto Barros Martins Amorim, o Corvo - TUF Brasil 2
Roberto Barros Martins Amorim “Corvo” (6-1-0), 23, Goiânia, GO

Robson Ferreira, o Negão - TUF Brasil 2
Robson Ferreira “Negão” (4-0-0), 28, Guarulhos, SP

Ronaldo Oliveira Silva, o Rony Silva - TUF Brasil 2
Ronaldo Oliveira Silva “Rony Silva” (3-0-0), 26, Vitória da Conquista, Bahia

Santiago Ponzinibbio, El Rasta - TUF Brasil 2
Santiago Ponzinibbio “El Rasta” (18-1-0), 26, La Plata, Argentina

Thiago Alves, o Unstoppable - TUF Brasil 2
Thiago Silva “Bel” (9-3-1), 22, Curitiba, PA

Thiago de Lima Santos, o Marreta - TUF Brasil 2
Thiago de Lima Santos “Marreta” (8-1-0), 29, Rio de Janeiro, RJ

Thiago Gonçalves, o Jambo - TUF Brasil 2
Thiago Gonçalves “Jambo” (15-3-0), 33, Maceió, AL

Thiago Silva, o Bel - TUF Brasil 2
Tiago Alves “Unstoppable” (3-0-0), 33, São Paulo, SP

Viscardi Andrade - TUF Brasil 2
Viscardi Andrade (13-5-0), 29, São Paulo, SP

Wande Lopes Santana - TUF Brasil 2
Wande Lopes Santana (6-0-0), 30, Campo Grande, MS

Weguimar Lucena Xavier- TUF Brasil 2
Weguimar de Lucena Xavier “Big Big” (17-5-1), 31, João Pessoa, PB


William Macário, o Patolino - TUF Brasil 2

William Macario “Patolino” (6-0-0), 21, Rio de Janeiro, RJ

Yan Cabral - TUF Brasil 2

Yan Cabral (10-0-0), 29, Rio de Janeiro, RJ

Curta o MHM
Autor Leonardo Filomeno

Jornalista, fã de esportes, apreciador de cerveja (e destilados), e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia - no G+