Tudo o que você precisa saber para entender a NFL

Entenda de uma vez por todas como funciona a NFL

A National Football League é a maior liga de futebol americano do mundo, com trinta e dois times nos Estados Unidos. Em termos de renda e número de fãs, a NFL é a maior liga de esportes na América do Norte e uma das maiores do planeta.

Assim como o jogo em si, o regulamento e as tabelas da NFL, que também dá nome ao principal campeonato de futebol americano, parecem complexas ao primeiro olhar, mas, uma vez que você pega o espírito da coisa, fica fácil entender como tudo funciona.

As regras do campeonato seguem a lógica de outros campeonatos norte-americanos de outros esportes, com primeira fase, playoffs e finais.

Pré temporada e temporada regular

Entenda de uma vez por todas como funciona a NFL

Para você entender como funcionam as disputas, veja o que o site The Playoffs, portal especializado em esportes americanos, explicou:

O campeonato começa com uma pré-temporada de quatro jogos para cada time. Funciona assim: A NFL marca os jogos e não há definições estabelecidas para a escolha das disputas, mas há várias regras que impedem um duelo de acontecer na pré temporada, como: distância, confrontos locais restritos e repetição de jogos.

O que faz com que os times negociem entre si as partidas e mandem os confrontos para NFL decidir a disponibilidade. Cada time, obrigatoriamente, tem que jogar dois desses quatro jogos em casa.

Após esses quatro jogos – 1 jogo por semana – a temporada regular começa e também segue com jogos semanais. No total, são 17 semanas de confrontos e cada equipe fica de folga em uma semana pré determinada.

Como funcionam as disputas

Entenda de uma vez por todas como funciona a NFL

O sistema de disputa é o seguinte: São 32 times, divididos em duas conferências: a AFC (American Football League) e a NFC (National Football League).

Essas conferências foram estabelecidas por Ligas menores que duraram até 1966, quando as duas se uniram para criar a NFL e, então, criaram a atual Era do Super Bowl (a final do campeonato, entre o campeão da AFC e o da NFC), a partir de 1967.

Além da existência das Conferências AFC e NFC, os times são divididos regionalmente dentro da mesma Conferência e, por isso, cada Conferência é dividida em Oeste, Norte, Sul e Leste. Entenda:

AFC

Divisões:
East (leste) – Buffalo Bills, Miami Dolphins, New England Patriots, New York Jets.
North (norte) – Baltimore Ravens, Cincinnati Bengals, Cleveland Browns, Pittsburgh Steelers.
South (sul) – Houston Texans, Indianapolis Colts, Jacksonville Jaguars, Tennessee Titans.
West (oeste) – Denver Broncos, Kansas City Chiefs, Oakland Raiders, San Diego Chargers.

NFC

Divisões:
East (leste) – Dallas Cowboys, New york Giants, Philadelphia Eagles, Washington Redskins.
North (norte) – Chicago Bears, Detroit Lions, Green Bay Packers, Minnesota Vikings.
South (sul) – Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints, Tampa Bay Buccaneers.
West (oeste) – Arizona Cardinals, St.Louis Rams, San Francisco 49ers, Seattle Seahawks.

A definição dos jogos

Entenda de uma vez por todas como funciona a NFL

O critério para as disputas dos jogos são:

  • Jogos de ida-e-volta contra equipes da mesma divisão: 6 jogos, uma vez que cada divisão é composta por 4 equipes
  • Um jogo contra cada equipe de uma divisão da mesma conferência: 4 jogos definidos por sorteio
  • Um jogo contra cada equipe de uma divisão da outra conferência: 4 jogos definidos por sorteio
  • Dois jogos contra equipes definidas através de um sistema de cálculos adotado pela NFL.

Playoffs

Entenda de uma vez por todas como funciona a NFL

Muita gente se confunde com os playoffs e, pra não te enrolar ainda mais com tanta informação, vamos resumir. Enquanto a temporada regular costuma acontecer entre setembro e dezembro, os playoffs rolam no mês de janeiro.

Eles são disputados em jogos únicos por 12 times: os 8 campeões das 8 divisões e os 2 melhores de cada conferência que não ganharam a divisão (Wild-Card).

Em cada conferência, os 4 campeões de divisão são classificados com os números de 1 a 4, na ordem da melhor campanha na temporada regular.

Os dois times de Wild-Card recebem os números 5 e 6. Na primeira semana dos playoffs, chamada de “Wild Card Weekend”, o time 3 joga contra o time 6 e o time 4 joga contra o 5, enquanto os times 1 e 2 não jogam.

A segunda semana é chamada de “Divisional Playoff” e corresponde às semifinais da conferência. Nela, o time 1 joga contra o pior time que avançou do “Wild Card Weekend”, e o time 2 joga contra o melhor.

Por fim, na terceira semana acontece o final da conferência. Todos os confrontos acontecem em jogo único disputado na casa do melhor time, aquele com a melhor classificação na temporada regular.

Super Bowl

Entenda de uma vez por todas como funciona a NFL

Resumidamente, o Super Bowl é a grande final da NFL. Um jogo único disputado sempre no primeiro domingo de fevereiro em um estádio pré definido e os campeões da AFC e da NFC decidem o campeonato.

Parece – e realmente é – um pouco confuso. Mas quando você começa a acompanhar os jogos, tudo fica mais intuitivo e fácil de entender.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »