Super Bowl 2013 entre dois irmãos

IRMÃOS NFL

Passadas 46 edições do Super Bowl, a grande final do futebol americano, a 47ª terá outra disputa além dos jogadores em campo. É a primeira vez que dois irmãos irão se enfrentar como técnicos principais das equipes.  John Harbaugh pelo Baltimore Ravens e Jim Harbaugh comandando o San Francisco 49ers.

John, 15 meses mais velho, está em seu quinto ano comandando os Ravens e sempre levou o time aos playoffs, mas esta é a primeira vez que chega ao Super Bowl. Jim completa o segundo ano pelo time de San Francisco e também levou sua equipe à fase final em 2012. Aliás, os dois times perderam as finais de conferência, último jogo antes do Super Bowl, ano passado.

Além do grau de parentesco, os Harbaugh ficaram marcados nesta temporada por mudanças estratégicas que alguns desconfiaram no começo, mas provaram que se tem algo que eles entendem é de futebol americano. O técnico dos 49ers precisou colocar em campo o quarterback reserva, Colin Kaepernick – que está apenas em seu segundo ano de NFL -, quando o titular Alex Smith se machucou. Até aí normal, mas quando Smith voltou da lesão, Jim apostou no novato e foi contestado. Resultado? Kaepernick mostrou maturidade com ótimos passes, além de velocidade quando corria com a bola, e levou a equipe à grande final, mesmo com apenas nove jogos começando como titular.

Kaepernick

A mudança de John não foi numa peça tão chave como é o quarterback pra um time, mas chamou atenção e seria algo que poderia abalar o ataque e não fazer os Ravens chegar ao Super Bowl. O irmão mais velho trocou o coordenador ofensivo da equipe – o segundo cara responsável pelo ataque após o próprio treinador – após uma derrota no dia 10 de dezembro.  A equipe mudou, mas mudou para melhor.

Agora temos que aguardar duas semanas, que irão parecer meses para os apaixonados pelo futebol da bola oval, para descobrir se o irmão mais velho dará o segundo título da NFL para os Ravens, ou se o caçula triunfará o sexto para os 49ers. E enquanto esperamos, veja (ou reveja) os números exorbitantes que o Super Bowl fatura.

Texto escrito por André Gomes do Paixão Clubística. Para ler mais sobre futebol acesse o site ou curta a página abaixo.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »