Russel Crowe transforma o pior time de Rugby australiano em campeão mundial

Descubra como o ator transformou um time falido em sensação do esporte

“Vamos dormir juntos, espero que vocês me respeitem da manhã.” (Let’s get in bed together hope you respect me in the morning)

Russel Crowe é um dos mais prestigiados atores de Hollywood, inclusive já ganhou o Oscar. Mas, além de ter belas atuações (vide Gladiador e Uma Mente Brilhante), ele tem uma paixão bem particular: o Rugby.

Ela é tão intensa que o ator de Hollywood foi capaz de empenhar sua grana, suor e dedicação para tirar um time de South Sydney do fundo do poço (um dos piores da Austrália), e levá-lo até o topo, transformando-o em campeão do mundo.

Conheça a trajetória desta emocionante história abaixo.

Um time falido e fracassado

Russel Crowe transformou o pior time de Rugby australiano em campeão mundial 3
Sete anos antes da chegada do ator, em 1999, o South Sydney Rabbitohs foi expulso da liga de rugby do país por se tornar financeiramente inviável. Os torcedores até protestaram e o time entrou no tribunal para reaver seu lugar na temporada de 2002. Mas, em campo os resultados eram péssimos: último lugar em 2003, 2004 e 2006.

Foi em Março de 2006 que Russel Crowe entrou na história do time. Vendo a derrocada do clube de infância, o vencedor do Oscar fez uma oferta para comprá-lo: 3 milhões de dólares australianos (cerca de R$ 7 milhões na cotação atual). Em meio a dívidas, uma fase ruim e sem nenhuma perspectiva, o clube aceitou a proposta.

“Quando Russel Crowe chegou, o time estava de joelhos. Eles eram açoitados rotineiramente. Eram risíveis.”, diz Nick Tedeschi, que escreveu sobre a Liga Australiana de Rugby por mais de uma década e é co-autor de The Book of NRL List.

Russel e seu parceiro de negócios Peter Holmes, compraram 75% do time. Foi então que ele começou a transformar um grupo de perdedores em verdadeiros campeões.

A reação

“Nosso sangue deve ferver todas as vezes que corremos para jogar. É hora de estragar a festa”. (The Book of Feuds)

Esta foi uma das frases motivacionais usadas por Crowe para erguer o time. Era o próprio ator que lia esta e outras passagens para motivar os jogadores do clube nas diversas ocasiões. O documentário de 2007 chamado South Side Story mostra bem esta fase.

Por meio de uma imersão no time de 107 anos de idade, a postura do ator que causou a transformação no clube foi de ter uma relação amigável com jogadores, trabalhou em cima do design do uniforme e encheu o vestiário antes do jogo com conversas motivacionais.

Fora das quatro linhas, Crowe tinha um cuidado especial com os atletas, vestindo-os com ternos Armani bem cortado. “É importante se vestir para o sucesso”, era uma de suas frases para justificar o excesso de zelo.

Russel Crowe transformou o pior time de Rugby australiano em campeão mundial

Em alguns jogos, substituiu o emblema do clube, de um coelho branco fofinho para um coelho preto, pois o segundo ‘come pessoas’.

Era comum Crowe usar suas habilidades de interpretação para impressionar os jogadores. Em uma delas, ligou no intervalo das filmagens de Robin Hood para falar com o atleta inglês Burgess, em 2009, tentando convencê-lo a jogar pelo seu time.

O resultado não poderia ser outro. Burgess foi essencial para a vitória do time no campeonato mundial de 2014. Ele jogou durante a maior parte da final com a órbita de um olho quebrada.

“Crowe trouxe um pouco de glamour para um time que não tinha isso em 40 anos. Transformou o clube em um lugar desejado”, aponta o colunista de esportes Tedeshi.

Russel Crowe transformou o pior time de Rugby australiano em campeão mundial 5

O Souths foi criado uma década depois do nascimento da liga de rugby no noroeste da Inglaterra. Desde o início, o clube tinha como tradição ter jogadores locais, aborígenes, e a lealdade era transferida por gerações. O grande desafio de Crowe era fazer o retorno dessa cultura para o time.

Correndo atrás de pessoas da comunidade para diminuir os danos financeiros do clube, o ator chegou até a fazer uma mensagem em vídeo em 2010, desafiando os torcedores a provar sua lealdade pagando por uma filiação.

O resultado veio logo e, em 2014, o clube teve um recorde de filiações.

Em 2014, o South Side Story conquistou o título máximo da Austrália pela primeira vez em 43 anos. Logo depois, venceu o time inglês St. Heles no World Club Challenge.

Russel Crowe transformou o pior time de Rugby australiano em campeão mundial 4

“Ao longo dos anos, eu tive tantos sonhos e imaginações do dia que eu estaria nessa situação (uma vitória na grande final)… no momento em que tudo isso aconteceu foi uma intensa satisfação para mim”, revela Russel Crowe.

Depois da conquista, seu time ganhou um novo parceiro: o bilionário de casinos James Packer.

Russel Crowe não quer ser somente um cartola, quer ser um evangelista do esporte em si. O seu plano futuro é difundir o esporte onde ele é desconhecido ainda. Sua próxima meta é realizar uma partida em Las Vegas para fazer a modalidade ganhar adeptos nos EUA.

Depois disso, você duvida que o ator de Gladiador vá conseguir?

 

Fonte: Bloomberg

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »