Quais são os times brasileiros com Mundial?

Quais são os times brasileiros com Mundial?

Futebol é quase como política e religião. Sempre que se discute, existe uma chance de sair briga. Mas poucos assuntos são tão polêmicos como “Quais são os times brasileiros com Mundial?”

Graças à “maravilhosa” (leia ironicamente) organização da FIFA, exitem muitas polêmicas sobre quais são os times nacionais que conseguiram se sagrar campeões do mundo.

Tudo porque antes de 2005 – ou da confusa edição de 2000, – não existia o Mundial de Clubes, apenas a Copa Intercontinental. O problema é que o torneio sempre esteve envolto em muitas confusões, com times boicotando o campeonato com frequência. Logo, era comum o vice da Champions League ir disputar o “título mundial”.

título mundial

Logo, quando se fala em Mundial, a FIFA – que é de longe um exemplo de honestidade e bons interesses – não cita vários times, como Palmeiras, Santos, Grêmio e nem os dois primeiros títulos do São Paulo.

Bem, tendo apresentado o cenário geral, o MHM separou uma lista com os times brasileiros que já conquistaram um Mundial, seja ele reconhecido pela FIFA, ou não. Se liga:

São Paulo

São Paulo

  • Mundial de Clubes 2005
  • Copa Intercontinental 1993
  • Copa Intercontinental 1992

Dos times brasileiros, o São Paulo é o que mais obteve conquistas em mundiais. Primeiro. conquistou duas Copas Intercontinentais: uma em 92 contra o Barcelona e outra em 93 contra o Milan.

Em 2005, no meio de um período de títulos e conquistas, o tricolor conquistou o troféu do primeiro Mundial de Clubes – que substituiu a Copa Intercontinental – em cima do Liverpool, por 1 a 0, sob o comando do capitão e goleiro-artilheiro Rogério Ceni.

Corinthians

Corinthians

  • Mundial de Clubes 2012
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2000

Em 2012, o Corinthians finalmente conseguiu conquistar a tão desejada Libertadores. Na sequência, faturou o Mundial em cima do Chelsea e celebrou o título ao lado de 30 mil torcedores no Japão. Para muitos, este é o “mundial que vale”.

Já o Mundial de 2000 do Corinthians está envolvido em muitas polêmicas já que o campeão da Libertadores daquele ano não participou daquela edição do torneio. Sem contar o fato que muito dos times que disputaram o campeonato vieram para cá no maior clima de oba oba. Mas, já que a FIFA reconhece o título, cá está ele em nossa lista.

Santos

Santos

  • Copa Intercontinental 1962
  • Copa Intercontinental 1963

O Santos de Pelé fez fama Internacional com duas Copas Intercontinentais ganhas na sequência. A primeira veio contra o Peñarol, em 62, e a segunda na vitória contra uma das formações mais famosas do Milan, em 63. Aliado com os títulos em Copa do Mundo, estes campeonatos fizeram de Edson Arantes do Nascimento o rei do futebol.

Internacional

f9-ergue-a-taca

  • Mundial de Clubes 2006

Contrariando todas as expectativas, o Inter superou o São Paulo na Libertadores e foi para o Mundial. Chegando lá, foi de azarão a campeão, vencendo por 1 a 0 o Barcelona que na época tinha em seu elenco Ronaldinho, Deco e Iniesta. Para completar a história digna de filme, o gol veio do reserva Adriano Gabiru, que tinha acabo de entrar em campo.

Flamengo

Flamengo

  • Copa Intercontinental 1981

O Flamengo de Zico sagrou-se campeão em cima do Liverpool por 3 a 0 com dois gols de Nunes e um de Adílio, todos no primeiro tempo.

Grêmio

Grêmio

  • Copa Intercontinental 1983

O Grêmio sagrou-se campeão do mundo batendo o Hamburgo, um dos times mais forte da Europa na década de 80. O título veio de maneira dramática, com dois gols de Renato Gaúcho. Um para empatar a partida no segundo tempo e um na prorrogação para carimbar o título.

E o Palmeiras, tem mundial?

palmeiras-mundial51

  • Copa Rio 1951

Em 1951, foi disputada a Copa Rio, que também foi conhecida como Torneio Internacional de Clubes Campeões – uma espécie de predecessora do que se tornou a Copa Intercontinental e o Mundial de Clubes.

Participaram do torneio o Vasco da Gama, Áustria Viena, Nacional, Sporting, Juventus, Nice, Estrela Vermelha e o Palmeiras, que acabou vencendo o torneio.

O problema é que, foram várias as vezes que a Fifa reconheceu o título, mas acabou dando pra atrás, para evitar polêmicas ou dores de cabeça em ter que reconhecer outros possíveis títulos mundiais.

Para quem é torcedor, o título do Mundial do Palmeiras é uma certeza, mas para quem não, a zoeira não tem limites.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »