O papel do futsal na formação do jogador de futebol

futsal

O que tem em comum Zico, Sócrates, Rivelino, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Robinho,  Denilson, Rivaldo e  Neymar? Além de serem jogadores de futebol e terem atuado pela seleção brasileira, todos tiveram passagem pelo futsal. Até mesmo o goleiro Júlio César começou nas quadras antes de ir para o campo.

O futebol de salão é um esporte que contribui e  muito para a formação do jogador de futebol. É comum um jogador da categoria começar a prática ao 6 anos de idade e migrar para o futebol de campo na faixa dos 13-14 anos.

Com a mudança, eles levam suas habilidades de jogo: drible curto, passe, chute preciso,capacidade de improvisação e tomada de decisão rápidas. Elementos fundamentais de um bom jogador.

Falcao

A importância da modalidade de quadra é tão grande que não é de se estranhar que, em 2010, o ano que a Espanha foi campeã do mundo, também coincida com o auge do do futsal espanhol, considerado hoje um dos melhores do globo.

“Um bom jogador de futsal possui normalmente uma habilidade diferenciada, pois no jogo o espaço é reduzido, obrigando a executar movimentos curtos e rápidos, favorecendo quando se deparar com um campo de jogo muito maior”, conta Renê Oliveira, sócio da MedSport escola de esportes, que treina pequenos que começam na categoria.

Brail

Não são só os treinador que entendem como uma prática melhora a outra. O próprios jogadores também exaltam a importância desta transição. Como Ronaldo Nazário que afirmou em entrevista: “Eu acho que todo jogador de futebol deveria começar pelo futebol de salão. Dos fundamentos básicos, você aproveita todos em campo”. Mas nem tudo são as mil maravilhas para quem muda de uma categoria para outra.

Alguns atletas de salão encontram problemas para se acostumar aos gramados: “As maiores dificuldades que um jogador de futsal pode encontrar no campo é a mudança de espaço, passando de uma quadra de aproximadamente 800 m² para um campo com 8.000 m², além da bola que no campo é maior e quica muito mais, dificultando um pouco o domínio”, completa o treinador Renê. Mesmo assim, os que não se acostumam podem ser considerados casos isolados.

Com o passar do tempo, será cada vez mais natural que a formação do jogador de futebol seja integrada à pratica do futsal ao redor do mundo. Algo que por aqui já é normal, mas promete elevar muito nível do futebol internacional. E que venham vários “Neymars”, “Ronaldos” e “Denilsons” do mundo inteiro. O futebol agradece.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »