James Hunt Vs Niki Lauda – A História Do Maior Duelo Da F1

James Hunt Vs Niki Lauda - A História Do Maior Duelo Da F1

Para os amantes da Fórmula 1, o ano de 1976 sempre será lembrado por uma das mais emocionantes histórias do esporte. Nas pistas, dois pilotos dividiam os holofotes, o inglês mulherengo e boa pinta James Hunt e o gênio austríaco e metódico Niki Lauda. Os protagonistas disputavam ponto a ponto a liderança do campeonato.

+ Confira os motivos para ver Rush: no Limite da Emoção

Conheça a história real, que está por trás do filme Rush: no Limite da Emoção.

O campeonato de 1976
James Hunt Vs Niki Lauda - A História Do Maior Duelo Da F1 9

O campeonato de 1976 teve dezesseis corridas, que estiveram entre as mais épicas da história da Fórmula 1 – o campeão só ficou conhecido no último Grande Prêmio, nas pistas molhadas do Japão.

O austríaco Niki Lauda liderava com folga o Mundial de Fórmula-1 de 1976. Ele havia vencido cinco das primeiras nove corridas da temporada, contra apenas duas de James Hunt, seu maior oponente.

James Hunt Vs Niki Lauda - A História Do Maior Duelo Da F1 4

Mas, um problema na suspensão fez com que Lauda perdesse o controle e se chocasse contra o muro no GP de Nurburgring, na décima etapa do Mundial. O piloto ficou preso no cockpit enquanto o carro pegava fogo e sofreu graves queimaduras no rosto, além de inalar gases tóxicos.

Um padre chegou a ser chamado ao hospital para lhe dar a extrema unção. Mas apesar de graves queimaduras, que lhe custou partes da orelha direita, Niki Lauda ficou fora do campeonato por apenas duas corridas, voltando no GP da Itália ainda usando bandagens no rosto.

James Hunt Vs Niki Lauda - A História Do Maior Duelo Da F1 3

A ausência em dois Grandes Prêmios, porém, foi suficiente para que James Hunt se aproximasse na classificação, fazendo com que o restante da temporada a transformasse em uma das mais emocionantes de todos os tempos.

Na última prova, por causa das fortes chuvas em Fuji, Niki Lauda desiste da corrida durante o percurso. James Hunt vai até o fim da corrida e, com o terceiro lugar, conquista o campeonato.

A história dos pilotos
Rush, no Limite da Emoção – Niki Lauda vs James Hunt 7

Hunt foi o 5º colocado no Ranking da McLaren com 9 vitórias e teve como grandes adversários Emerson Fittipaldi (do Brasil) e Lauda, sendo considerado até hoje como o último piloto “romântico” da Fórmula 1.

Uma foto clássica da Fórmula 1 mostra Hunt sentado em um carro com uma lata de cerveja em uma mão e um cigarro na outra, tendo uma linda garota ao seu lado. Esta foi a síntese do que foi James Hunt para a história da F1. Morreu em 1993 de ataque cardíaco, aos 45 anos.
James Hunt Vs Niki Lauda - A História Do Maior Duelo Da F1 7

Niki Lauda participou do Campeonato Mundial de Fórmula 1 entre 1971 e 1979, e entre 1982 e 1985, disputando 177 Grandes Prêmios, Sagrou-se campeão mundial em 1975, 1977 e 1984. Pilotou para as equipes March, BRM, Ferrari, Brabham e McLaren, é um ex-automobilista austríaco.

Atualmente é proprietário da companhia aérea Niki, e chefe da equipe Mercedes GP de Formula 1 ligada a fábrica Mercedes Benz.

A história completa desta emocionante temporada pode ser conhecida através do livro Corrida para a Glória, do jornalista inglês Tom Rubython.

James Hunt Vs Niki Lauda - A História Do Maior Duelo Da F1 2
James Hunt Vs Niki Lauda - A História Do Maior Duelo Da F1 10James Hunt Vs Niki Lauda - A História Do Maior Duelo Da F1 6
James Hunt Vs Niki Lauda - A História Do Maior Duelo Da F1 12

James Hunt Vs Niki Lauda - A História Do Maior Duelo Da F1 11James Hunt Vs Niki Lauda - A História Do Maior Duelo Da F1 5James Hunt Vs Niki Lauda - A História Do Maior Duelo Da F1 8

Autor Leonardo Filomeno

Jornalista, fã de esportes, apreciador de cerveja (e destilados), e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia - no G+