14 fotos incríveis para você entender a história do Boxe

14 fotos incríveis para você entender a história do Boxe - Crédito: Shutterstock

Há quem diga que com a popularização do MMA o boxe morreu, mas para mim sempre vai haver uma magia incrível em dois caras se socando em cima do ringue. E aparentemente, não sou só eu que sou encantado com o pugilismo.

Durantes anos, diversos artistas fizeram os mais diversos tipos de obras sobre o esporte. Desde diretores, pintores, fotógrafos e, até mesmo o Chaves, homenagearam a pratica desportiva.

São dois homens sem proteção trocando socos. Mais do que força bruta, boxe é sobre força de vontade. É sobre a habilidade de um lutador de entrar na “trocação” e manter a cabeça no lugar para os próximos rounds. O boxe é como a vida. Como diria Rocky Balboa: “Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar seguindo. O quanto pode suportar e seguir em frente.”

Separei algumas das melhores e mais famosas fotos da história do boxe que narram um pouco do que é o esporte. Dá uma olhada:

Samuel McVea vs Jim Johnson (Década de 10)

Samuel McVea vs Jim Johnson (Década de 10) - Crédito: Reprodução
Na época, por causa da segregação racial, lutadores negros não podiam lutar por títulos mundias com brancos. Porém, o duelo entre lutadores negros começou a atrair grande público por causa da habilidade dos lutadores.

Luta de boxe na França (1937)

Luta de boxe na França (1937) - Crédito: Gaston Paris

Gaston Paris foi um dos fotógrafos franceses mais famosos da década de 30. Entre suas especialidades estava tirar fotos de prostitutas e mafiosos para a revista Vu. Esta é uma imagem de uma das lutas que rolava em Paris na época.

Rocky Marciano versus Jersey Joe Walcott (1952)

Rocky Marciano versus Jersey Joe Walcott (1952) - Crédito: Herb Scharfman

A foto foi tirada no fim da luta entre Walcott e Marciano. Rocky acabou vencendo o cinturão de peso pesado e se tornou o primeiro lugador da categoria a ser campeão sem nunca ter perdido uma luta (49-0).

Basilio vs Demarco (1955)

Basilio vs Demarco (1955) - Crédito: Reprodução

A carreira dos dois lutadores ficou ligada para sempre após duas lutas incríveis que tiveram. Ambas muito parecidas, duraram 12 rounds com muita trocação e com DeMarco caindo apenas no último round.

Muhammad Ali versus Sonny Liston (1965)

Muhammad Ali versus Sonny Liston (1965) - Crédito: Donald L. Robinson

Nada mais justo do que a foto mais famosa do boxe, seja de um dos seu maiores lutadores do esporte: Muhammad Ali. A imagem registra o momento em que Ali nocauteia Liston no primeiro minuto do primeiro round.

A parte da história que a foto não conta, é que esta luta é cercada de controversas. Muito dizem que o embate foi arranjado, e até mesmo o FBI investigou para ver ser se ouve armação. Há até quem diga que um grupo de muçulmanos ligados a Ali teria ido na casa de Sonny ameaçar matar a filha dele caso ganhasse a luta.

Boxeur (1966)

Boxeur (1966) - Crédito: Malick Sidibé

O registro de Malick Sidibé mostra um lutador na República do Mali, na África. Uma foto aparentemente simples, mas muito expressiva. O uso do flash faz com que a atenção se volta diretamente para a expressão facial e corporal do lutador no corner do ringue.

O que eu gosto mais na imagem é a sua falta de glamour. Uma outra visão de um esporte que ficou conhecido por seus luxuosos eventos em Las Vegas.

Sonny Liston vs Leotis Martin (1969)

Sonny Liston vs Leotis Martin (1969) - Crédito: Reprodução

Uma luta triste. Liston se aposentou após a luta contra Martin, seu ex-companheiro de sparring. Leotis também teve que largar o boxe, após ter sua retina descolada durante a luta.

Joe Frazier versus Muhammad Ali (1971)

Joe Frazier versus Muhammad Ali (1971) - Crédito: Reprodução

A luta entre Joe Frazier e o desafiante Muhammad Ali ficou conhecida como a “Luta do Século”. Ambos os lutadores nunca tinham perdido uma luta e os dois detinham o cinturão de pesos-pesados, já que Ali passou quatro anos afastado do esporte e não tinha perdido o título oficialmente. O confronto histórico terminou com a primeira derrota da carreira profissional de Ali.

George Foreman versus Muhammad Ali (1974)

George Foreman versus Muhammad Ali (1974) - Crédito: Tony Triolo

Antes de se tornar o grill mais famoso do planeta Terra, George Foreman foi um campeão dos pesos pesados que tomou o título de Joe Frazier. Para o azar dele, Ali ainda não tinha desistido de voltar a usar o cinturão.

Organizada por Don King, a “Luta na Floresta” foi organizada em Inshasa, Zaire, atual República Democrática do Congo. Ali cansou seu adversário por setes rounds até finalmente nocauteá-lo e recuperar seu merecido título de campeão.

Sugar Ray Leonard versus Kazmier Szczerba (1976)

Sugar Ray Leonard versus Kazmier Szczerba (1976) - Crédito: Associated Press

Durante a década de 80, a sensação foi Sugar Ray. O lutador começou sua jornada nos jogos Olímpicos de Montreal, onde ganhou a medalha de ouro após ganhar todas as cinco lutas que disputou.

Mike Tyson vs Trevor Berbick (1986)

Mike Tyson vs Trevor Berbick (1986) - Crédito: Robert Dibue

Durante seu primeiro ano como lutador profissional, em 1985, Mike Tyson conseguiu 15 vitórias sem nenhuma derrota. Todas por nocaute no primeiro round, antes mesmo de receber um soco. A foto acima registra o momento em 1986, onde ele derrotou Trevor Berbick e se tornou o mais jovem campeão de pesos-pesados, com 20 anos. A imagem é quase uma releitura da foto de Muhammad Ali e Sonny Liston.

Evander Holyfield vs Mike Tyson (1997)

Evander Holyfield vs Mike Tyson (1997) - Crédito: Associated Press

Holyfield foi pentacampeão mundial dos pesos-pesados, porém sua fama com o grande público veio por causa de sua rivalidade com Mike Tyson. Após vencer Mike em uma primeira luta, a segunda disputa resultou na infame mordida na orelha que Holyfield recebeu e desclassificou Tyson.

Joe Calzaghe vs Roy Jones Jr (2008)

Joe Calzaghe vs Roy Jones Jr (2008) - Crédito: Al Bello

Considerado o “Lutador da Década”, durante os anos 90, Roy Jones Jr. foi campeão mundial em quatro pesos diferentes. Porém, o lutador amargurou uma derrota para Calzaghe, em 2008, em Nova York, que deixou os ringues invicto com dez anos como campeão mundial dos meio-pesados. Atualmente, Jones tenta armar uma luta contra Anderson Silva.

Vitali Klitschko vs Shannon Briggs (2010)

Vitali Klitschko vs Shannon Briggs (2010) - Crédito: Christian Charisius

Vitali Klitschko, da Ucrânia, atinge Shannon Briggs, durante a disputa do cinturão de pesos pesados na Alemanha. O pugilista, nomeado campeão emérito pelo Conselho Mundial de Boxe, abriu mão do cinturão dos pesados da entidade para concorrer a uma vaga à presidência da Ucrânia em 2015.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »