Como pedalar com segurança

Pedalando

Hoje em dia está na moda pedalar. E não apenas como lazer de fim de semana, mas como meio de transporte para o trabalho, principalmente. O número de ciclistas que adotam a bike nas grandes cidades aumenta, e os cuidados com a bicicleta também devem aumentar na mesma proporção.

Preparamos uma lista de recomendações e itens que você precisa ter para poder pedalar com segurança. E lembre-se: a rua não é só sua, ela é de todos!

Verifique a bike antes de sair

Public-bike-repair-stand-fix-it1

Antes de cair no asfalto, veja se está tudo certo com os freios, pneus e rodas de sua bike. Procure não deixar o banco muito baixo, pois seu joelho precisa estar levemente flexionado quando o pedal estiver na posição mais baixa.

Não esqueça seus equipamentos

campaigns-wear-a-helmet-james-cracknell

Capacete é o item básico na hora de sair para pedalar, então não corra riscos e sempre o utilize. Dá pra escolher cores e modelos que você considere mais bonitos. Luvas, joelheiras e óculos podem ser úteis também.

A bicicleta e você bem sinalizados

1-BothLightsOn

Especialmente para quem pedala à noite, estar com a bicicleta bem sinalizada é fundamental. Use pisca traseiro ou sinalização refletiva para andar na rua. Importante que sua roupa seja clara também para fácil identificação dos motoristas. Uma opção é comprar um colete fluorescente para usar por cima da roupa.

Espelho e campainha: obrigatórios por lei

IMG_0893

Não pedale de casa para o trabalho sem espelho e campainha. E também não pense que esses itens são decorativos: são, na verdade, obrigatórios por lei.

Distância dos veículos e fluxo

l_20140518-bike-safety-1200

Você não precisa invadir o espaço dos carros e nem eles o seu. Procure ficar a pelo menos 1,5m dos veículos para andar com segurança. Tome cuidado com as portas desses veículos. Quanto ao fluxo, ande SEMPRE no mesmo sentido do trânsito. NUNCA ande na contramão. Se a rua contar com ciclofaixa, utilize.

Mudança de sentido

Bicycle-had-signals

Quando estiver pedalando sempre sinalize para onde vai entrar. Use os braços para deixar claro aos motoristas e outros colegas de bike o sentido para o qual está mudando.

Atravessando a rua

bike-and-walk

Para atravessar, desça da bicicleta e caminhe ao lado dela. Lembre-se que na faixa de pedestres você é apenas mais um pedestre.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »