Como o esporte salvou minha vida

418907_10150982638283603_1100885775_n

Em julho de 2010 eu pesava impressionantes 115 quilos. Para alguém de 1,70m isso não é pouca coisa. Cada escada representava um pequeno desafio e cada breve corrida era um martírio. Lembro de, muitas vezes, me olhar no espelho e pensar: “Como foi que eu cheguei aqui?”

Quando era mais novo, eu tinha por costume praticar esportes. Sempre joguei bola na rua, adorava aulas de educação física, praticava judô e boxe na academia, mas em algum momento, tudo mudou.

Faculdade, trabalho, rotina… A rotina me fez sedentário e, em algum ponto, desisti de mim. Estava deprimido, triste e sem perspectiva. Eu não acreditava em mim.

Foi em um dia comum, sem nada de especial, que decidi: “Eu não quero ser assim”. Não era só sobre o peso. Não era só sobre me olhar no espelho. Era questão de auto-estima.

308237_10150304755993603_27885215_n

De lá pra cá, comecei uma revolução dentro de mim. Tudo começou com a caminhada, que logo evoluiu para uma corrida. Quando descobri que conseguia correr, voltei para as quadras. Futsal e handebol. Comecei a arriscar: Fui dar uma volta pelo rugby e pelo Muay Thay.

E mesmo hoje em dia, adoro me arriscar em uma modalidade nova, só para ver como é.

Hoje, com meus 90 quilos (poderia estar mais magro, eu sei) esporte não é algo que eu faço só para estar em forma, é algo que eu faço para me manter são. Porque, no meio de toda endorfina liberada, vieram também as mais diversas lições de vida.

11880623_10153093334003603_3979016720701905739_n

Nas vitórias e derrotas, nas cervejas pós jogo, aprendi o que é o conceito de grupo. Existe uma magia quando você entende que aquele jogador sabe exatamente o seu tempo de bola e você o dele. Quando você tem visão de jogo para saber que é hora de passar a bola e não arriscar um ponto sozinho.

Há quem veja o esporte como algo lúdico: “Vou só bater uma bolinha por diversão. Não precisa nem contar quem tá ganhando ou vencendo”. Entendo, mas para mim, esporte é o que te faz ir além.

É quando você aquela bola que está quase saindo pela lateral e resolve dar aquele pique a mais. Você acredita, vai e salva uma bola perdida. Chuta e é gol. Aquela bola, não é só uma bola. É a vida.

O esporte te ensina uma coisa, há sempre espaço para melhorar:

  • Naquele um meio quilômetro a mais que você coloca na caminhada;
  • Naquele chute que você tanto treinou e começa a acertar com mais frequência;
  • Naquele trabalho que você consegue entregar mais rápido para o seu chefe;
  • Naquela uma hora a mais que decide estudar para passar em uma prova;
  • Naquela mina que você cria coragem do nada para chegar.

Há sempre espaço para desenvolvimento. Sempre.

217907_10150982638473603_231528777_n

Hoje, os 25 quilos que perdi não foi o que me fez mais leve. Foi entender a força e a capacidade que tenho dentro de mim. Não consigo descrever o prazer de praticar esportes que todos falaram que eu não seria capaz. De terminar provas de rua as quais muitos nem cogitariam entrar.

De ter uma consciência corporal e saber até onde consigo forçar meu corpo a ir. De entender a importância de manter um controle psicológico sobre si mesmo. Quantas provas ou jogos meu corpo simplesmente não me pedia para desistir? Mas dei aquele passo a mais.

Se em julho de 2010 eu me olhava no espelho triste com o que tinha virado, hoje deito na cama feliz após cada treino concluído.

O esporte salvou a minha vida. E hoje, não sei o que seria de mim sem ele.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »