Como faço para melhorar e ter mais confiança no futebol?

Zidane

Gostaria de pedir ajuda sobre futebol. Jogo futsal, mas não sou muito bom tecnicamente (vulgo “perna de pau”), porém consigo jogar relativamente bem, mas ultimamente estou muito ruim (cansaço, confiança baixa, etc.).

Gostaria que vocês me dessem dicas de como melhorar, seja no futsal ou no futebol e quero perguntar também como melhorar a minha confiança no esporte, pois acho que um dos fatores que me levam a estar pior é baixa confiança.

► O MHM RESPONDE: Claramente o ponto em que você precisa focar é a confiança. Se você diz que “consegue jogar relativamente bem”, mas “não é muito bom tecnicamente” é porque alguma qualidade (física talvez) deve ter, ainda que às vezes – pela falta de confiança – ache que seja pior do que realmente é.

A confiança vem com treino, prática, repetição dos movimentos, fundamentos. Quando a gente joga, se o primeiro passe sai bom e certinho no pé do companheiro, já começamos a construir confiança desde o início do jogo. Quanto mais passes certos, mais confiante ficamos. E aí arriscamos outros lances mais difíceis, como dribles, lançamentos, arrancadas (se tiver velocidade, claro).

Se você treina em algum dia da semana, procure se dedicar aos exercícios para melhorar os fundamentos e aplicar nos jogos, especialmente no futsal, que exige mais movimentos corretos e fundamentos calibrados.

Se você joga apenas de brincadeira, na pelada, e mesmo assim sente que está abaixo dos amigos, comece fazendo o simples para não complicar o seu jogo e não derrubar ainda mais a sua confiança.

futebol de várzea

Existem escolinhas de futebol para adultos em algumas grandes cidades do Brasil, com clínicas que visam à melhoria justamente de fundamentos que a pessoa possa ter dificuldade para fazer. Outra alternativa é treinar com algum amigo que tope fazer isso com você.

De repente ele também quer treinar algo específico e vocês podem ajudar um ao outro. Por exemplo: você tem problema com o passe, ele com o cabeceio. Esse esquema pode ser positivo para os dois.

Sobre o cansaço, essa é uma questão que você precisa trabalhar ao longo dos dias, da semana. Veja se está dormindo bem, se a alimentação está correta…

Estar acima do peso também tem influência direta, pois exige mais esforço para a movimentação no jogo e faz com que você canse mais rápido. Correr em algum dia da semana paralelamente aos seus jogos de futebol pode ser uma boa também.

E, por último, embora seja um clichê motivacional: acredite em você. Se você mesmo sabe que consegue “jogar relativamente bem”, horrível você não é. O que precisa é melhorar essa confiança para que essas suas qualidades apareçam e até melhorem.

► Tem alguma pergunta para fazer? Deixe sua pergunta no formulário abaixo ou nos comentários deste post que o MHM responde! Ou se quiser, mande um e-mail para a gente em [email protected]

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »