Comidas de estádios de futebol no Brasil e no mundo

chori

Qual o paulistano que frequentou estádios de futebol e nunca experimentou o famoso sanduíche de pernil? Ou o mineiro que sempre fez questão de comer o feijão tropeiro nas partidas realizadas no Mineirão?

Comida de porta de estádio é parte da experiência de assistir ao futebol in loco. E não é só no Brasil que existem comidas boleiras tradicionais. Confira “lanches futebolísticos” brasileiros e gringos.

Sanduíche de Pernil – Estádios de São Paulo

Pernil

Comer um lanche de pernil antes dos jogos em São Paulo era quase uma obrigação para o torcedor da capital paulista, principalmente nos jogos do Pacaembu e do Morumbi. Porém, a venda do sanduíche na rua foi proibida e hoje são poucas as barracas que ainda servem o lanche.

Cannoli – Rua Javari, São Paulo

cannoli juventus 1

Ir a um jogo do Juventus na Rua Javari e não comer o cannoli é um grande erro que os desavisados costumam cometer. O doce de massa frita recheada é muito tradicional e consumido no estádio. Dica: não deixe para ir comprar o seu no intervalo, quando todo mundo vai.

Feijão Tropeiro – Mineirão, Belo Horizonte

Tropeiro

Marca registrada na história do Mineirão, o feijão tropeiro deveria ser tombado como patrimônio histórico do futebol mineiro. Hoje as porções são menos generosas do que em outros tempos, mas ainda assim vale a pena comer o tradicional prato de Minas Gerais.

Espetinhos – Estádios de Recife

Espetinhos Recife

Espetinhos – também conhecidos como “filé miau” ou “churrasco de gato” –  são comuns em ruas que circundam estádios pelo Brasil. Mas no Recife, eles são servidos dentro dos estádios. Os ingredientes variam: carne, frango, queijo coalho e salsichão.

Linguiça – Bragança Paulista, São Paulo

DSC06750

Em Bragança Paulista, no Estádio Nabi Abi Chedid, o torcedor pode consumir o famoso lanche de linguiça da cidade. Lanches de calabresa são comuns em outros lugares do país, mas no caso de Bragança, terra da linguiça, a comida ganha ainda mais valor.

Bolinho de bacalhau – Canindé, São Paulo

Bolinho-de-Bacalhau

A Portuguesa segue sendo um clube tradicional até naquilo que serve aos torcedores antes e depois dos jogos no Canindé. Em dias de partida da Lusa, bares da região do estádio servem gostosos bolinhos de bacalhau.

Choripán – Estádios da Argentina

choripan

O popular “chori” está em basicamente todos os estádios de futebol da Argentina. Choripán nada mais é – no nome e no preparo – do que chorizo dentro do pão, temperado com molho chimichurri.

Tacos – Estádios do México

Tacos

Tradicional na culinária do país, os tacos também se fazem presentes nos estádios de futebol mexicanos. Chili, carne, verduras e pimenta são alguns dos recheios encontrados.

Sanduíche de Jamón – Estádios da Espanha

Jamon Serrano1

Em estádios da Espanha, é possível comer o sanduíche de jamón crudo (presunto cru) ou de jamón serrano (presunto serrano). Alguns acompanham queijo e geralmente são servidos em baguetes – que nem sempre são grandes.

Fish and Chips – Estádios da Inglaterra

Fish_and_Chips_1024x1024

O fish and chips é parte da cultura britânica e também costuma “frequentar” os estádios ingleses em dias de jogos. O prato consiste em uma porção de batatas fritas e um peixe, também frito.

Bratwurst – Estádios da Alemanha

Bratwurst

O bratwurtst nada mais é que o salsichão alemão. E como bom elemento alemão, está muito ligado ao futebol e faz a felicidade dos torcedores que o consomem nos estádios. A salsicha geralmente é grelhada e servida com mostarda ou ketchup.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »