Brazuca: A Bola Oficial da Copa do Mundo de 2014

A adidas apresenta a bola inspirada nas cores vibrantes e paixão brasileira

A Adidas apresentou a bola oficial da Copa do Mundo de 1024. Com o nome de Brazuca, as cores e o design dos seis painéis da bola foram inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia e simbolizam a paixão e alegria do futebol brasileiro.

+ Confira a evolução das bolas da Copa do Mundo

A Brazuca é a primeira bola da história a ter apenas seis gomos, o que garante o formato mais uniforme já alcançado pela Adidas. O nome escolhido após uma votação pública no Brasil em setembro de 2012 e que envolveu 1 milhão de fãs de futebol.

A popular expressão “brazuca” significa “brasileiro” e descreve o modo de vida do país. Antes de ser aprovada, a bola passou por um completo processo de testes durante mais de dois anos e meio, envolvendo mais de 600 dos melhores jogadores do mundo e 30 equipes de 10 países espalhados por três continentes.

Bola da copa do mundo 2014

Equipes como o AC Milan, o Bayern de Munique, o Palmeiras e o Fluminense participaram nos testes. E Leo Messi, Iker Casillas, Bastian Schweinsteiger e Zinedine Zidane foram alguns dos jogadores envolvidos no processo. A bola já havia sido testada em campo em encontros internacionais durante o Campeonato do Mundo sub-20 da FIFA, com um design diferente, e também num jogo amistoso entre a Suécia e a Argentina em fevereiro de 2013.

A tecnologia incorporada e a estrutura da brazuca são as mesmas que foram utilizadas na construção da Tango 12 (Euro da UEFA 2012), na Cafusa (Copa das Confederações da FIFA 2013) e na icônica bola oficial da UEFA Champions League.

A bola apresenta uma estrutura simétrica de seis painéis idênticos e uma superfície exclusiva que proporciona maior aderência, contato, estabilidade e aerodinâmica em campo.

A brazuca foi testada de forma exaustiva, para responder e superar todas as exigências da FIFA requeridas a uma bola oficial, de forma a garantir um desempenho de alta performance em quaisquer condições.

Confira a evolução das bolas Adidas nas Copas do Mundo.

Brazuca - Bola da Copa 2014 (1)Bola da copa do mundo 2014 2 Bola da copa do mundo 2014 3 Bola da copa do mundo 2014 4

Curta o MHM
Autor Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia - no G+