4 times favoritos para Copa do Mundo 2014

Nosso colunista comenta quais seleções podem levar a taça para casa

Foram quatro anos de espera. E como demorou para chegar essa Copa do Mundo, muito aguardada pelo fato de ser aqui, no “quintal de casa”. Nesta última semana que antecedeu o início do Mundial, cada dia parece ter tido 40 horas. O tempo demorou muito para passar.

Para “ajudar”, aconteceu tanta coisa importante antes da bola rolar que fez com que a ansiedade nessa reta final do pré-Copa só aumentasse. Só que enfim, após muita coisa (estádios, promessas, obras que acabaram e outras muitas que não, jogos, eliminatórias, lesões, etc) chegou o dia. E daqui outros 30, diremos novamente: “Foram quatro anos de espera”. Mas que valeram a pena. E valerão, sem dúvida alguma.

Para começar o mundial, separei 4 seleções favoritas a conquistar a Copa do Mundo 201. Confira minhas apostas.

Espanha

Gerard Pique, Sergio Busquets, Alberto Moreno, Sergio Ramos

É verdade que a Espanha não vive seu melhor momento. Ao contrário de quatro anos atrás, na Copa do Mundo da África do Sul – ou até mesmo na Eurocopa de 2012 – a Fúria já não olha para seus adversários de cima para baixo. Contudo, não se pode menosprezar a última campeã mundial. A base é praticamente a mesma do título em 2010 e a equipe de Vicente Del Bosque com certeza brigará para recolocar a equipe no topo.

Entre as favoritas para a conquista da Copa no Brasil, a Espanha é a única que chega com o goleiro titular sem desconfianças. Mesmo com a falha na final da Champions League, Casillas foi importantíssimo na caminhada do Real Madrid rumo à taça, a décima da história do clube. Ainda, o camisa 1 espanhol também faturou a Copa do Rei nesta temporada. Melhor fisicamente que Neuer no momento, é forte candidato a ser o melhor da posição na competição.

E há também o fator “revanche”, citado por Del Bosque há alguns dias. O técnico admitiu que a derrota para a Seleção Brasileira na final da Copa das Confederações ainda está entalada na garganta. Fator capaz de despertar ainda mais a fúria (com o perdão do trocadilho) dos europeus na busca pelo bicampeonato, que pode vir no Maracanã, justamente o palco do revés para o Brasil em 2013.

Argentina

20_01_40_578_file

A Argentina não é só Lionel Messi. E mesmo se colocarmos o camisa 10 de lado, a equipe do técnico Alejandro Sabella está longe de ser “comum”. A aposta dos hermanos é no poder de seu ataque, comandado pelo craque do Barcelona e que ainda conta com a companhia de atletas do porte de Kun Agüero, Ángel Di María e Gonzalo Higuaín.

Por outro lado, o sistema defensivo gera preocupação nos torcedores argentinos. Muitas vezes exposto pela mentalidade ofensiva do time, não conta também com o mesmo nível de jogadores que a outra extremidade do campo. Além disso, o goleiro Romero, titular na seleção, é reserva em seu clube, o Monaco. O que gera preocupação já há algum tempo na opinião pública argentina. O equilíbrio entre o ataque e a defesa é exatamente o que o grupo e Sabella buscam para a disputa da Copa do Mundo.

Claro, acompanhada da vontade natural de vencer um Mundial está a oportunidade de conquistá-lo na terra de um rival. Se bem que a rivalidade com o Brasil se dá apenas pelo futebol e não por grandes conotações políticas, como as Ilhas Malvinas e a Inglaterra, por exemplo. Mas não deixa de ser tentador ao argentino o sonho de ver a Albiceleste levantar o caneco no Maracanã. E diante da Seleção Brasileira.

Alemanha

germany_4yo2gigg5ze5z24zjbkiwl0c

Das quatro principais candidatas, a Alemanha talvez seja a seleção com mais fatores que a afastem do favoritismo para a Copa do Mundo. A começar pelo corte de Marco Reus, que se lesionou em um amistoso preparatório contra a Armênia e, inevitavelmente, enfraquece o grupo comandado por Joachim Löw.
Ainda que os alemães contem com outros grandes nomes no elenco, Reus era o jogador para fazer a diferença na Copa, assim como faz no Borussia Dortmund. Outro que poderia ser o diferencial da Alemanha no torneio é o goleiro Manuel Neuer. Mas o arqueiro do Bayern de Munique se recupera de uma lesão no ombro direito e não se sabe com que condição chegará para a estreia. Cabe então a atletas como Mesut Özil, Lukas Podolski, Philip Lahm e Miroslav Klose a responsabilidade pelo protagonismo na seleção.
Por falar em Klose, o centroavante jogará sua terceira Copa do Mundo. E das três, a que estará mais motivado é nessa, sem dúvidas. A um gol de igualar Ronaldo como o maior artilheiro da história dos Mundiais, o alemão pode entrar para a história do futebol, por mais que a própria Alemanha, talvez, não entre mais uma vez.

Brasil

article-2516825-19B9D87D00000578-704_634x411

Time bem montado, torcida a favor e Neymar. São três fatores mais do que suficientes para entender porque o Brasil é um dos favoritos a conquistar a Copa do Mundo. A partir do momento em que Felipão assumiu a seleção pela segunda vez, em 2012, a equipe reconstruiu seu status de equipe top, especialmente com a incontestável campanha na Copa das Confederações.
A vitória na final sobre a Espanha, a melhor seleção do mundo até então, foi a prova que o torcedor e o time precisavam para encarar com confiança a disputa do Mundial no país. Se antes o que vinha das arquibancadas eram apenas críticas e vaias pelo mau desempenho, a conquista em 2013 foi capaz de transformar esse cenário e colocou o público ao lado da equipe novamente.
Sem problemas de lesão e, aparentemente, de ambiente, o Brasil deve ir longe no Mundial e o caminho até a decisão parece ser a rota natural dos comandados de Felipão. E entre os comandados está Neymar, candidato a craque da Copa.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »