4 esportes que ganham novos praticantes no Brasil

Conheça os esportes que não só atraem audiência, mas também novos atletas

Sem sombra de dúvidas, o futebol é o esporte mais assistido e praticado em terras tupiniquins. Qual criança não sonha em ser um grande jogador de futebol? Mas, outros esportes antes inacessíveis ganham espaço no Brasil.

Uma das modalidades que mais cresce no mundo é o MMA (Mixed Martial Arts – em português: Artes Marciais Mistas), e no Brasil não poderia ser diferente. O país é um dos que mais revela lutadores para o mundo.

Mas se engana quem pensa que só o MMA está ganhando adeptos por aqui. Esportes que sempre pareceram distantes e difíceis de entender também estão entre os novos queridinhos do homem brasileiro. No post de hoje, vou falar um pouco sobre quatro modalidades que têm conquistado fãs: MMA, Poker, Futebol Americano e Baseball.

MMA
novos esportes 2

Esse esporte não só ganha novos fãs brasileiros a cada dia, ele tem raízes nacionais. O UFC é o principal torneio de MMA do mundo. Ele começou nos anos 40 quando os irmãos brasileiros Hélio e Carlos Gracie decidiram desafiar os melhores lutadores de outras categorias para provar que o jiu-jitsu era imbatível. Apesar disto, o primeiro grande evento do UFC aconteceu somente em 1993.

O famoso octógono (o ring em que a luta é praticada, com oito lados) foi criado por eles para que os oponentes não se protegessem nos cantos.

No início, a prática era conhecida por “vale-tudo”, por não haver muitas regras. Porém, com o passar dos anos, o esporte se profissionalizou, ganhou regras, equipamentos de proteção e os lutadores passaram a se especializar em mais de uma luta, por isto as “artes marciais mistas”.

Muitos brasileiros estão entre os principais lutadores de MMA. A lista oficial do UFC com os dez melhores peso-por-peso (de todas as categorias) conta com três brasileiros: Anderson “Spider” Silva, José Aldo e Renan Barão.

Poker
novos esportes

O poker é um esporte de concentração, como o xadrez. Ele ganhou muitos praticantes nos últimos anos com os torneios online e partidas de poker online, tanto pagas quanto grátis, como as do link, por exemplo. O jogo não é apenas popular, ele é milionário. Estima-se que o poker seja a terceira maior indústria do planeta.

Grandes atletas são fãs do poker, como Guga, Ronaldo e Phelps.

Uma das principais características do poker é o controle emocional e corporal dos jogadores. Eles são reconhecidos no mundo todo por suas habilidades comportamentais e intelectuais.

Futebol Americano
novos esportes 3

O futebol americano, apenas football para os americanos, está começando a ganhar popularidade no Brasil, mas ele não é tão recente por aqui. A primeira transmissão de uma partida aconteceu na década de 60, na extinta TV Tupi.

Ele é uma variação do futebol. Com onze jogadores para cada time em campo, o jogo consiste em avançar o campo adversário em jogadas curtas. A sua principal jogada é o touchdown, quando o jogador ultrapassa a endzone, linha final do campo, com a bola. As substituições podem ser feitas sem restrições entre os intervalos da jogada, o que torna o futebol americano um jogo técnico, apesar de aparentemente violento.

Grandes clubes já têm seus times de futebol americano no Brasil, como o Santos.

Baseball
novos esportes 4

Outro esporte muito popular nos Estados Unidos que está ganhando espaço por aqui é o baseball – ou basebol. Ele é ainda mais antigo no Brasil que o futebol americano. O baseball chegou através de imigrantes norte-americanos por volta de 1850. Aqui, ele é muito praticado por famílias japonesas.

Apesar de parecer complexo, o jogo é simples. Duas equipes formadas por nove jogadores se revesam para atacar e defender em um campo com cinco bases. O time que está na defesa mantém um jogador em cada base e um arremessador.

O ataque conta com um rebatador que deve rebater a bola e avançar pelas bases. Um ponto é conquistado quando o jogador consegue avançar por todas as bases. Enquanto isto, a defesa deve tentar eliminar o rebatador levando a bola à base seguinte antes do jogador que está avançando. As equipes trocam de posição ao eliminar três rebatedores.

Agora dá pra tirar a pelada de domingo da monotonia e apostar em alguma novidade.

 

>>Texto colaborativo de Rafael Gomes. Universitário, jogador de sinuca e futebol de joystick. Prefere sempre tênis a sapato por questões de conforto e gosto.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »