12 melhores narradores brasileiros da atualidade

narradores

Segundo o dicionário, narrador é todo aquele que conta uma história. Pode não parecer, mas quando você assista a um jogo, seja de futebol ou pôquer, uma história está sendo escrita ali.

O narrador, portanto, é um cara importante. Ele é o encarregado de traduzir muitas das coisas que estão acontecendo e retransmitir de maneira clara para que todos os telespectadores entendam e continuem ligados nele.

O Brasil é berço de centenas de pessoas assim, com esse dom de “contar histórias ao vivo”. Listamos 12 destaques no cenário brasileiro de televisão atualmente.

Faltou algum? Comente!

Milton Leite (SporTV)

milton-leite-narrador-do-sportv-1399681098199_1024x768

Esse aí é garantia de muitas risadas durante as partidas de futebol. Além de não vacilar com o básico do jogo (nomes dos jogadores, técnico, eventos da partida) ainda tem um arsenal enorme de jargões e piadas espontâneas para quebrar o clima tenso do jogo. o mais famoso deles  é o “Que fase”, usado quando um time ou jogador atravessa um mal momento.

Téo José (Band)

teo

A especialidade é automobilismo (narra Fórmula Indy na TV e F1 na rádio, por exemplo), mas com o futebol tendo mais espaço na grade televisiva é comum ver o goiano do lado do comentarista Neto, narrando partidas do campeonato brasileiro e da Champions League.

Galvão Bueno (Globo)

galvao

Muita gente vai virar a cara para esse nome. Ele deixou de ser unanimidade faz tempo. Contudo, o cara ainda é citado como inspiração pela a maioria dos narradores um pouco mais jovens que ele e quem compõe essa mesma lista.

Antipatia e desinformação à parte, ele marcou décadas como o principal narrador brasileiro e criou frases que usamos diariamente no nosso cotidiano, tais como: “Haja coração!”; “Olha o que ele fez, olha o que ele fez!” e “Pode isso, Arnaldo?”.

Everaldo Marques (ESPN Brasil)

everaldo-marques-no-estadio-superdome-em-nova-orleans-onde-foi-disputado-o-super-bowl-47-entre-baltimore-ravens-e-san-francisco-49ers-1412816942698_1024x768

Talvez um dos mais ecléticos do Brasil. O cara já narrou futebol, vôlei, F1, futebol americano, ciclismo…  E manda bem em todos. Ou pelo menos, não passa vergonha com as modalidades menos conhecidas por nós brasileiros. Tem como característica passar muitas informações ao telespectador, além de puxar papo e incentivar a interatividade por meio das redes sociais durante a transmissão.

Sérgio Maurício (SporTV)

sergio-mauricio-sportv-1419028988894_1024x768

Outro narrador que pode dizer que encara qualquer parada. Apesar de ter seu nome muito associado atualmente ao vôlei, Sérgio vem dando conta da F1 no SporTV e de mais uma dezena de modalidades quando rola Panamericanos, Mundiais e Olímpiada. E com ele bordões são sempre bem-vindos. Destaque para o “No capricho”, que rola toda vez que um ponto é essencial na partida.

André Henning (Esporte Interativo)

andre-henning-esporte-interativo-1419020911794_1024x768

Se você quer sentir emoção, independente da partida, esse é o narrador que você precisa. André é daqueles atentos que não deixa fugir nenhum detalhe da partida e faz de tudo para criar um clima todo especial nos jogos de futebol. Ele narra como se fosse o último jogo da vida dele. E agora com a Champions League no Esporte Interativo, o cara está tendo emoção até de sobra para narrar por lá.

Gustavo Villani (Fox Sports)

gustavo-villani-fox-sports-1419009335958_900x500

Tem gente que nasce com uma voz destinada para narrar. Esse é o caso do Villani. O cara tem uma voz inconfundível e ele usa bem dessa arma para narrar os jogos com muita clareza. Com ele velocidade não combina. A narração é lenta, mas atenta. Tudo o que precisa ser falado é dito. Isso se a emoção não pega você antes. Ele ficou famoso esse ano por ter chorado durante a transmissão da despedida do jogador Steven Gerrard.

Cléber Machado (Globo)

cleber

Com o Galvão Bueno abrindo mão de narrar partidas dos clubes brasileiros, Cléber ganhou mais espaço da Rede Globo e hoje é tido como o segundo narrador da casa, atrás apenas de Luiz Roberto. Porém, é ele o titular dos jogos transmitidos para o Estado de São Paulo.

Nivaldo Prieto (Fox Sports)

SONY DSC

Outro narrador de voz inconfundível, no começo de carreira chegou, inclusive, a apresentar o programa Fantástico na Rede Globo. Também emprestou sua voz para campanhas de marcas como Ponto Frio e Banco Safra. Nos esportes é comedido, não costuma perder o controle emocional da partida. Tem como característica às vezes dar umas de comentador e dar sua opinião em algo que envolve o jogo.

Luiz Carlos Jr. (Sportv)

luiz_carlos_jr

É considerado hoje é o narrador número 1 do canal SporTV. Mesmo com seu nome intimamente ligado ao futebol e mais precisamente aos clubes do Rio de Janeiro, é nome certo nas coberturas de Olímpiadas. É reconhecido por estar sempre alegre e narrar jogos fracos com a empolgação de uma final de campeonato.

Silvio Luiz (Rede TV)

silvio-luiz-narrador-e-apresentador-da-redetv-1400528590522_1024x768

Provavelmente o mais festejado dos narradores. Da velha guarda, Silvio foi um dos precursores do humor nas transmissões de futebol. Inventou incontáveis bordões e já atendeu até um telefone de sua mulher no meio de uma transmissão. É dele os fenomenais: “Olho no lance…”; “Confira comigo no Replay”; “Pelo amor dos meus filhinhos…” e “Quê que eu vou dizer lá em casa?”

Luiz Roberto (Globo)

Luis-Roberto

Ocupa hoje o lugar que foi durante muito tempo de Galvão Bueno. É o número 1 das transmissões esportivas da Rede Globo. Normalmente cuida da praça dos clubes do Rio de Janeiro, mas é comum vê-lo na F1 e em finais do vôlei e do basquete.

Durante a Copa do Mundo de 2014 alegrou a todas as pessoas da terra com o “maravilhoso” comentário: “Esses negros maravilhosos”.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »