10 estádios da Europa que você precisa visitar

Wembleey

A Europa é o continente que tem a maioria dos estádios mais tradicionais e importantes do mundo do futebol. Além de toda a tradição, é onde se joga há algum tempo o melhor futebol do mundo. Sorte de quem tem a chance de acompanhar alguma partida do futebol europeu in loco.

Listamos 10 estádios do Velho Continente que merecem sua visita. Sempre lembrando que: fazer o tour e entrar no vestiário é bacana, mas muito mais legal é assistir a um jogo em um desses palcos da bola.

Old Trafford – Manchester, Inglaterra

Old Trafford1

Casa do Manchester United, o Old Trafford deveria integrar todas as listas de principais estádios do futebol mundial. Inaugurado em 1910, sempre se modernizou e sobreviveu até a um bombardeio na região de Trafford Park durante a Segunda Guerra Mundial. Tem capacidade para mais de 76 mil pessoas e não à toa é chamado de “Teatro dos Sonhos”.

San Siro – Milão, Itália

San Siro

O San Siro é a casa dos dois grandes clubes de Milão: o Milan e a Internazionale. Mas para os torcedores da Inter, o estádio se chama Giuseppe Meazza, nome dado ao local em homenagem ao jogador bicampeão mundial pela Itália em 1934 e 1938. Sua capacidade é de pouco mais de 80 mil torcedores e sediará a próxima final da Champions League.

Allianz Arena – Munique, Alemanha

Allianz Arena

Inaugurado em 2005, a Allianz Arena chama até mais atenção por seu exterior do que propriamente por suas arquibancadas. Em dias de jogos no estádio, casa do Bayern de Munique e do Munique 1860, os painéis luminosos colorem a parte de fora com a cor da equipe que está jogando. Alguns jogos da Copa do Mundo de 2006 foram disputados na Allianz Arena, com destaque para a partida de abertura e uma das semifinais.

Santiago Bernabéu – Madri, Espanha

Santiago Bernabeu

O Santiago Bernabéu é imponente como a equipe da casa, o Real Madrid. Inaugurado em 1947, tem capacidade para cerca de 85 mil pessoas e é um dos grandes templos do futebol mundial. Já sediou jogos de Eurocopa, Copa do Mundo (a final de 1982 foi jogada lá) e em seu gramado desfilaram alguns dos principais craques da história da bola – e não só do Real, mas de outros grandes clubes.

Emirates Stadium – Londres, Inglaterra

Emirates

O Emirates Stadium é mais um estádio da Inglaterra que precisa entrar na lista de estádios que você precisa visitar. Inaugurado em 2006, ainda “cheira a novo” e impressiona pela beleza, modernidade e pelo belo desenho de suas arquibancadas. Recebe pouco mais de 60 mil torcedores e tem casa cheia em praticamente todos os jogos do Arsenal, dono do estádio.

Signal Iduna Park – Dortmund, Alemanha

Signal Iduna Park1

Antes chamado de Westfalenstadion, a casa do Borussia Dortmund cedeu seus naming rights à companhia de seguros Signal Iduna em 2005. Mudanças estruturais também ocorreram no estádio ao longo dos anos, a última feita para a Copa de 2006. Tem capacidade para mais de 80 mil pessoas, com destaque para a Muralha Amarela: uma arquibancada que fica atrás de um dos gols e não possui assentos, local onde os torcedores do Borussia protagonizam um espetáculo à parte.

Olímpico de Roma – Roma, Itália

Olimpico de Roma

Localizado dentro de um complexo esportivo, o Estádio Olímpico de Roma é uma das casas europeias mais tradicionais do futebol. Com capacidade para pouco mais de 73 mil pessoas, sedia as partidas de Roma e Lazio, além da final da Copa Itália. Além disso, já foi palco de torneios de atletismo, finais de Eurocopa, jogos de Copa do Mundo e decisões de UEFA Champions League.

Camp Nou – Barcelona, Espanha

Camp Nou

Tão imponente quanto o Santiago Bernabéu, do Real Madrid, o Camp Nou é um dos principais estádios da Espanha e um dos maiores do mundo. Com capacidade para quase 100 mil torcedores, o estádio do Barcelona é hoje um dos verdadeiros palcos da bola, pois é lá que se joga boa parte do melhor futebol no planeta. Aos que têm a chance de ir ao Camp Nou, não façam apenas o tour. Prestigiem Messi, Suárez, Neymar e cia limitada.

Stade de France – Saint-Denis, França

Stade de France

Localizado no município de Saint-Denis, ao norte da capital Paris, o Stade de France vale a visita por seu valor histórico apesar de ser novo – foi inaugurado em 1998. Foi em seu gramado que Zinedine Zidane acabou com a Seleção Brasileira e, com dois gols de cabeça, ajudou a França a se sagrar campeã mundial em 98. A maioria dos jogos da seleção francesa acontece no local.

Wembley Stadium – Londres, Inglaterra

Wembley

Maior estádio da Inglaterra, o Wembley Stadium é outro ponto turístico da capital inglesa quando o assunto é futebol. Com capacidade para 90 mil pessoas, sedia as finais da Copa da Liga Inglesa e da FA Cup. A administração do Wembley é de responsabilidade da federação inglesa de futebol (a FA, Football Association). Também sediou as finais de futebol da Olimpíada de Londres, em 2012, e decisões da Champions League (em 2011 e 2013).

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »