Receitas diferenciadas com bacon que vão te deixar com água na boca

Bacon

O mundo comemora neste dia 5 de setembro o Dia do Bacon que, para muitos, deveria ser feriado global. A data é a oportunidade perfeita para comprar aquela baita peça de bacon e fazer algumas receitas bacanas em casa – com a namorada, de preferência.

Separamos algumas receitas que fogem dos pratos clássicos e que certamente só ficam tão legais e gostosas porque têm algo em comum: o bacon.

Queijo quente enrolado no bacon

Queijo quente com bacon

Essa receita viralizou na internet graças a um vídeo do BuzzFeed e é bem fácil de fazer. Basicamente são dois pães de forma com fatias do queijo de sua preferência dentro. Depois enrole os pães em tiras de bacon e leve à frigideira ou a uma grelha (que pode demorar mais). Simples e fantástico.

Sorvete com farofa de bacon (e bacon)

Sorvete com bacon

O doce é uma das opções que chamam atenção no cardápio do Meats, lanchonete de São Paulo. Para fazer a farofa você vai precisar dos seguintes ingredientes: açúcar mascavo (meia xícara no máximo), 10 biscoitos maria, 2 colheres de sopa de manteiga (sem sal) e cerca de 200g de bacon em tiras.

Para a farofa, você pegará as tiras (cruas) e passará elas no açúcar mascavo. Depois de pré-aquecer o forno, coloque essas tiras de bacon em uma assadeira com papel alumínio ou papel manteiga. Deixe por aproximadamente 20 minutos no forno e cheque o bacon com frequência pra ver se não torrou.

Retire a assadeira e deixe o bacon esfriando – de preferência em uma pequena grade, assim ele ficará mais crocante depois que secar. Use um processador ou liquidificador para triturar os biscoitos. Depois jogue a manteiga em uma panela com fogo baixo e ponha os biscoitos para dar uma leve tostada.

Coloque esses biscoitos em um prato pra esfriar. Em seguida, triture ou corte o bacon em pedacinhos e jogue junto no prato, deixando eles descansarem um pouco. Aí é só servir com o sorvete de sua preferência. Use fatias de bacon fritas e bem crocantes para decorar a sobremesa.

Hot-dog com bacon

Hot-dog com bacon

Essa receita parece mais complicada do que é, mas na verdade é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é aferventar as salsichas e deixar elas escorrendo. Depois, pegue duas fatias de bacon para cada salsicha e enrole essas fatias, colocando palitos para prender.

Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até o bacon dourar bem. Sirva com queijo, maionese, ketchup, mostarda e tudo o que for do seu gosto.

Cestinha de bacon com ovos

Cestinha de bacon

Os ingredientes para a cestinha de bacon são fáceis de ter em casa: 4 boas fatias de bacon, 4 ovos, 2 ou 3 pães de forma, sal e pimenta a gosto. A única coisa que você vai precisar é de uma forma para fazer as cestinhas.

Corte o pão em pedaços e forre o fundo das formas com a massa. Frite o bacon em uma frigideira até ficar quase todo dourado, depois tire e deixe esfriando. Em seguida, encaixe o bacon nessas massas de pão e deixe eles em forma circular. Quebre o ovo dentro do bacon e tempere com sal e pimenta se quiser. Deixe por uns 20 minutos no forno ou até os ovos ficarem branquinhos.

Geleia de bacon 

Geleia de bacon

Na primeira vez que alguém lê sobre geleia de bacon, pode parecer estranho. Mas é bem melhor do que você pode pensar. Essa receita pode ser usada pra passar no pão de manhã, colocar no hambúrguer, temperar uma carne… Enfim, são várias as finalidades da geleia.

Pra fazer você vai precisar de: cebolas, alho, açúcar mascavo, maple syrup (ou mel), vinagre de cidra, pimenta, café forte e, obviamente, o bacon. O processo é bem simples, apesar de ser um pouco demorado.

Comece cortando o bacon em pedacinhos bem pequenos. Jogue na panela e deixe eles fritando até dourar. Enquanto isso, corte quatro cebolas em fatias finas e esmague 8 dentes de alho. Retire o bacon já dourado e deixe ele descansando em um prato com papel toalha pra escorrer o excesso de óleo.

Tire um pouco da gordura do bacon da panela e jogue as cebolas em rodela e o alho esmagado. Deixe em fogo médio e vá mexendo os ingredientes na panela. Em um recipiente grande, coloque 200g de açúcar mascavo, jogue uma xícara e meia de café e depois o vinagre de cidra. Por último ponha o maple syrup (se não tiver, o mel). Misture bem essa combinação toda e quando estiver uniforme, jogue na panela com as cebolas e o alho e vá mexendo.

Depois de uns 3 minutos, coloque o bacon de volta na panela com a mistura e deixe cozinhando sem tampa até que o molho fique grosso. Esse processo pode levar um tempo considerável (uma hora). Já com menos líquido na panela, jogue a mistura no liquidificador até ficar com a consistência de uma geleia. Armazene na geladeira por alguns dias antes de servir.

Pipoca com bacon

Pipoca com bacon

Outra receita simples, mas que necessita certa prática por se tratar de pipoca de panela. Corte o bacon em cubos ou pequenos pedaços e jogue na panela para fritar. Na sequência, jogue o milho de forma que ele crie uma fina camada em todo o fundo da panela. Feche com a tampa e deixe o milho estourar. Enquanto o milho vai estourando, mexa a panela (com a tampa fechada) para que estoure melhor.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »