Como fazer um pão de cerveja

como fazer um pão de cerveja

Recentemente o MHM esteve no bar Pier 1327 para fazer uma receita de cerveja IPA caseira. Após o final do longo processo, ficamos com uma dúvida: O que fazer com a grande quantidade de bagaço de malte que sobra na receita?

Para quem não sabe, o bagaço que sobra da mostura pode ser utilizado para alimentar animais, pode virar serragem de malte e ou pode acabar sendo usado como ingrediente para receitas caseiras. Foi ai que Jaime Pereira Filho, nosso mestre-cervejeiro, deu a letra: Por que não fazer um pão?

O pão feito com malte oferece muitas de vantagens. Além de ser excelente para um dieta de baixa calorias, ele é muito digestido – ideal para quem tem gastrite. Também é rico em fibras, permanece fresco por bastante tempo e pode ser usado para fazer lanches doces ou salgados.

Aprenda abaixo a como fazer um incrível pão feito com os restos do processo de uma cerveja caseira:

Ingredientes para fazer um Pão de Cerveja

ingredientes para o pão de cerveja

  • 300 gr de Malte de Cevada Moído
  • 800 gr de Farinha de Trigo
  • 4 colheres de Mel
  • 1 sachê de Fermento Biológico Seco
  • 1 colher de Sal
  • 350ml de leite
  • 1 colher de margarina
  • 2 Ovos

Como fazer o Pão de Cerveja

bagaço de malte da cerveja

Para começar, o principal ingrediente da receita é o bagaço do malte que sobra da receita da cerveja. Se você não tiver feito uma cerveja caseira, você pode pedir para algum amigo cervejeiro, comprar na internet ou bater na porta de uma cervejaria artesanal.

Para começar, triture o bagaço do malte no liquidificador junto com o leite. Assim, o bagaço ficará mais fino e se incorporará melhor na massa. Se você quiser um pão mais “rico” e crocante pode pular essa etapa.

malte moido com o leite

Após bater o malte e o leite, pegue um recipiente e adicione parte da farinha (metade), sal, margarina e o fermento biológico. Misture-os ingrediente até eles formarem uma massa homogênea.

Adicione as colheres de mel e vá adicionando aos poucos a farinha. Ai que chega a parte mais complicada do processo: sovar a massa do pão. Lave as mãos e bote a mão na massa, campeão! Você vai apertar, socar e bater. Pode descontar a raiva do mundo neste processo.

O ponto ideal que você quer chegar é que a massa fique fofa e homogênea, não pegajosa. Se sentir alguma superfície pegajosa adicione mais um pouco de farinha nela. O ideia é que ela fique elástica, quase como uma borracha. Se você apertá-la com a ponta do dedo, ela deve logo voltar a ficar lisa..

 

massa do pão de malte

Após de sovar a massa do pão de cerveja por cerca de 10 minutos, coloque-a em um recipiente, cubra com um pano e deixe descansando por cerca de 20 minutos. A massa vai crescer um pouco. Você vai sovar ela mais um pouco (acrescente farinha caso ainda esteja pegajosa, mas cuidado com exageros) e deixar a massa descansando por mais 20 minutos.

Uns 5 minutos antes de pegar a massa novamente, pré-aqueça o forno  a 250ºC por cerca de 5 minutos. Neste meio tempo, unte a forma onde vai fazer o pão. Para untar, você passar um pouco de margarina nas bordas onde o pão vai encostar e salpica ela com farinha.

Meu caso, eu fiz dois tipos de pães diferente: um pão grande, parecido com o pão de forma antes de cortar; e vários pães pequenininhos. Para fazer o pão grande, você vai precisar de uma forma de pão. Para fazer qualquer outro tipo, pode usar uma forma nornal.

massa de pão e forma untada

Após sua massa ter descansado e crescido bastante (#vemmonstro), você vai dar a forma que quer para o seu pão e colocá-lo na forma. Lembre, o fermento biológico fará com que o pão cresça mais ainda com o calor, então não exagere muito no tamanho.

Antes de colocar o pão no forno, bata dois ovos em um recipiente separado e passe-os na parte de fora da massa. Isso garantirá uma cor e crocância diferente para a parte exterior do seu pão.

pão de malte com ovo

Após “pintar” a sua massa, você vai deixar o pão no forno por cerca de 60 minutos. Acompanhe o crescimento e a cor desejada, mas evite ficar abrindo e fechando a porta do forno. Se você tiver um forno de pães para churrasqueira a receita fica melhor ainda.

PÃO de malte de cerveja

Logo que você retirar do forno, desenforme o pão e mantenha-o sobre uma superfície arejada para não suar a parte de baixo do pão. Se não for consumir imediatamente, pode embalar o pão em um plástico e consumi-lo depois.

Pão com malte de cerveja

O que vale ser dito sobre o processo de fazer um pão com o malte de cerveja é que ele é demorado, requer paciência e faz bastante sujeita, principalmente na hora de sovar a massa do pão. Então, já avise sua mãe e mulher para elas terem um pouco de calma no processo.

No fim, você terá um pão fofinho, um pouco doce por dentro, mas repleto de fibras e nutrientes. Ideal para uma boquinha no meio da tarde ou para harmonizar com uma boa breja. No meu caso, experimentei meu pão feito com malte de cerveja com uma cerveja Cambuça Blanche da Cervejaria Suméria.

PS: Gostaria de agradecer a senhora minha mãe, dona Ana Paula, que além de auxiliar e palpitar no processo, me ajudou a tirar fotos incríveis do passo-a-passo.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »